Buscar

Representação - DIreito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Representação
 Geralmente é o próprio interessado, com sua vontade, que atua em negócio jurídico. Contudo, há a possibilidade de outro praticar atos da vida no lugar do interessado, por meio da representação.
 A representação é a relação jurídica pela qual certa pessoa se obriga diretamente perante terceiro, por meio de ato pra­ticado em seu nome por um representante.
Segundo o art. 115, há duas espécies de representação:
 Na representação legal, o representante legal é aquele a quem a norma jurídica confere poderes para administrar bens alheios, como o pai, ou mãe, em relação a filho menor (art. 1.690 - CC), quanto o tutor ao pupilo (art. 1.747, I - CC) e curador, no que concerne ao curatelado (art 1.774 - CC). A representação legal presta-se para servir aos interesses do incapaz.
 Já a representação voluntária é baseada, em regra, no mandato, cujo instrumento é a procuração. O representante é o munido de mandato expresso ou tácito, verbal ou escrito, do representante, como o procurador, no contrato de mandato (arts. 115, art. 120, segunda parte e art. 653 - CC).
REsp 1.368.249-RN, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 16/4/2013.

Outros materiais