Buscar

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
DIREITO CONSTITUCIONAL I
PROFESSOR: FELIPE SARINHO
ALUNO: IGOR DE HOLLANDA CAVALCANTI
MINUTA CORRETIVA AO TEXTO ABORDADO SOBRE A PEC EDUCACIONAL:
O Deputado Federal em questão, pretendendo assim impugnar a PEC descrita está com a razão, pois ela vai de encontro a diversos regulamentos previstos na CF os quais deveriam ser seguidos, como estão escritos e determinados, podemos começar com:
1 – Não é de competência do Presidente analisar e aprovar uma lei desse caráter, no caso, da área educacional, pois ele apenas aprova a Lei Ordinária ou Complementar . Até por que, também, não é uma matéria que possa ser apreciada com um pedido de urgência, a não ser que o Presidente tenha feito um pedido, prévio, ao Congresso Nacional. Cabe ao Presidente tratar como urgência casos como Declaração de Guerra ou uma Intervenção Federal nos estados.
2 – Quando ele remete que a PEC foi levada a outras comissões, esta demonstrando um equivoco dos tramites, pois como já havia sido levada ao CCJ, ela deveria ser enviada, diretamente, ao Plenário e não passar por outras analises, como foi o caso. Posteriormente, ao passar pelo CCJ, ela recebeu algumas emendas, mais um ato incorreto, pois não cabe, novamente, ao CCJ fazer emendas, apenas analisar e controla-la. Seria encaminhada ao CCJ, apenas quando fosse reunida no Plenário, este aplicasse emendas e ai sim, encaminhada para o CCJ.
3 – No tocante as aprovações, nos dois turnos citados, obtiveram 45 votos e em uma das votações foram simbólicos, os quais deveriam ser a partir do processo de identificação dos votantes e quais seus votos. Errado. Deveriam ser 49 votos (3/5 da Casa) para que fosse aprovada pelo Senado.

Outros materiais