Buscar

Atividade Estruturada 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada 02.
Professor: Carlos Britto
Disciplina: Eletricidade Aplicada
Curso: Engenharia Civil
22/09/2015
Resistividade de um material condutor de eletricidade e a influência da temperatura na variação de sua resistência.
A resistência de um condutor varia com a temperatura. No caso dos metais a resistência aumenta quando a temperatura aumentar. Mas, há certas substâncias cuja resistência diminui à medida que a temperatura aumenta; as principais são o carbono e o telúrio.
O aumento da resistência de um condutor metálico com o aumento da temperatura depende da natureza do material de que o mesmo é feito, ou seja, de sua estrutura atômica. Assim, o aumento da resistência é proporcional à elevação da temperatura (na faixa aproximadamente de - 200° C até + 400° C, a resistência da maioria dos metais varia linearmente com a temperatura ) e o seu valor final (após o aquecimento) depende de seu valor inicial à temperatura de 0°C (zero grau centígrado).
Baixando-se a temperatura dos metais a sua resistividade vai diminuindo. Mas, à temperaturas muito baixas, próximas do zero absoluto, os metais não se comportam todos do mesmo modo. Eles podem ser divididos em dois grupos.
Em um primeiro grupo estão os metais cuja resistividade vai diminuindo com a temperatura, mas não se anula por mais que se baixe a temperatura, mesmo próximo do zero absoluto.
Em um segundo grupo estão os metais cuja resistividade vai diminuindo com a temperatura, mas atingida uma certa temperatura ela cai bruscamente a zero. Chama-se supercondutividade a esse fenômeno pelo qual a resistividade de certos metais se anula à temperaturas muito baixas. Chama-se supercondutor ao condutor que está com resistividade nula.
A temperatura em que o metal se torna supercondutor é próxima do zero absoluto e varia de metal para metal. Até o presente, poucos são os metais que revelaram o fenômeno. Exemplos: mercúrio, que se torna supercondutor a 4,19oK; o tório, a 1,4oK; o chumbo, a 7,2oK. Quanto aos metais que não apresentaram supercondutividade, não sabemos ainda se não se tornam supercondutores por causa de sua constituição íntima, ou por causa das dificuldades experimentais para se obter temperaturas suficientemente baixas.
A supercondutividade é um fenômeno importante. Nestes últimos anos tem chamado a atenção de muitos físicos. Pois um supercondutor, tendo resistência nula, é percorrido por correntes elevadíssimas.
Considerando:
Material: Alumínio
Resistividade: 2,92 *10-8 [Ω.m] 
Coeficiente Térmico: 0,00390
R=ρ *l/S
R=[2,92*(10^-8 )] *[2750/(π*r^2 )]
R=2,92×〖10〗^(-8) ×2750/(3,14×〖(1,4 ×〖10〗^(-3))〗^2 )=18,27 Ohms
Rf=Ri ×(1+ α∆θ)
Rf=18,27 *(1+ 0,00390 *(48-20))= 20,25 Ohms 
Rf=18,27 *(1+ 0,00390 *(64-20))= 21,40 Ohms
A resistência elétrica em 48 °C será de 20,25 Ohms e em 64 °C será de 21,40 Ohms.

Outros materiais