Buscar

Questão 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A dimensão temporal do desenvolvimento, que vai do nascimento até a morte, está distribuída em estágios, cuja seqüência é característica da espécie, embora o conteúdo de cada um deles varie histórica e culturalmente. São eles: impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade-adolescência, adulto. Cada um deles é composto de um conjunto de atividades espontâneas, anunciadoras de funções orgânicas que estão prontas para ser exercitadas e modeladas pelo meio.
 
MAHONEY, Abigail Alvarenga. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In.: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (orgs.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004. (p. 15)
 
 
Pensando nas proposições teóricas de Wallon sobre os estágios do desenvolvimento infantil, leia e analise as afirmativas a seguir:
 
I – Os estágios do desenvolvimento, na proposta de Wallon, são completos em si, e trazem em cada um deles todos os elementos de uma pessoa.
II – A emoção torna-se o centro do desenvolvimento da criança tão logo ela tenha a percepção de si como pessoa diferenciada em relação ao outro.
III – Por volta dos 7 anos a criança começa a ter crises emocionais, então seu comportamento passa a ser caracterizado por atitudes ambíguas.
IV – O desenvolvimento da criança é marcado sempre pelas maturações orgânicas tanto quanto pelas condições do ambiente em que está inserida.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.

Outros materiais