Buscar

atividade avaliativa 3 G 2 política e normas COM AS RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FÓRUM 3 G2
2.1. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - CNE - Parecer 22/98, estabelecem alguns elementos essenciais para a proposta Pedagógica do Ensino Fundamental. Destaque um dos elementos e comente-o criticamente.
“A participação dos educadores é mesmo participação e não condução absoluta de todas as atividades e centralização dessas em sua pessoa. Por isso, desde a organização dos espaços, móveis, acesso a brinquedos e materiais, aos locais como banheiros, cantinas e pátios, até a divisão do tempo e do calendário anual de atividades, passando pelas relações e ações conjuntas com as famílias e os responsáveis, o papel dos educadores é legitimar os compromissos assumidos por meio das propostas pedagógicas”.
COMENTÁRIO CRÍTICO: Uma aprendizagem centrada no professor consiste em um curso igual para todos. O professor deve conhecer seus alunos, deve ser um misto de professor e aluno, ao mesmo tempo em que ensina interage e aprende junto com eles, também deve assumir um papel de organizador do ambiente escolar e da sala de aula, proporcionando aos alunos situações que os levem a pensar, a desenvolver o raciocínio lógico e a lidar com suas emoções, ou seja, os prazeres e desprazeres que a vida lhes oferece e não apenas ensinar.
2.2. O artigo23 da LDB indica como pode ser a organização das séries do Ensino Fundamental. Cite como é essa organização.
RESPOSTA: “A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar”.
Tomando por base o artigo 23 da LDB, que referenda as múltiplas possibilidades de organização, é possível asseverar a existência das seguintes divisões e nomenclaturas:
Anos Iniciais: Anos 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano
 Finais: 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
2.3. No artigo 36 das Diretrizes Curriculares Nacionais, do Ensino Médio, encontramos ideias centrais desse nível de ensino. Comente o item IV em relação a sua importância, ou não, e se a questão é uma realidade no Ensino Médio das escolas que você tem familiaridade.
RESPOSTA: Apesar de muitos alunos não gostarem dos estudos da filosofia e da sociologia, acredito que tanto a Filosofia quanto a Sociologia, ambas, são importantes disciplinas no ensino Médio na formação dos estudantes e na construção da cidadania dos mesmos como indivíduos. A disciplina filosofia trata de temas como a cidadania, política, ideologia, ética, que nos possibilita engajarmos no mundo, através do uso da nossa razão, questionando os pontos óbvios e cruciais que acontecem no cotidiano. Filosofia é importante na vida no sentido em que pode ser um instrumento de transformação
Já a Sociologia é a ciência que estuda a sociedade, suas instituições e movimentos sociais, seus conflitos e suas mudanças na história, em fim, seus estudos nos permite estar conectado no que está acontecendo no mundo.

Outros materiais