Buscar

Projeções Cartográficas em Geociências

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Geociências
Resumo de projeções
Prof.ª Roberta de Medeiros
*
As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Quanto ao método construtivo podem ser: geométricas, analítica ou convencional:
Todos os mapas desenvolvidos pelo método geométrico são representações aproximadas da superfície terrestre, uma vez, que a forma esférica da Terra é desenhada sobre uma superfície geométrica, sendo assim: TODO MAPA POSSUI DISTORÇÕES DE FORMA, TAMANHO OU ÂNGULOS;
Projeções Cartográficas
*
Tipo de Superfície Adotada: 
Quanto ao tipo de superfície adotada, são classificadas em: CILÍNDRICAS, PLANAS OU AZIMUTAIS E CÔNICAS. 
Projeção Cilíndrica - o mapa é construído imaginando-o desenhado num cilindro tangente ou secante à superfície da Terra, que é depois desenrolado. 
Projeção Plana ou Azimutal - o mapa é construído imaginando-o situado num plano tangente ou secante a um ponto na superfície da Terra. Ex. Projeção Esterográfica Polar.
Projeção Cônica - o mapa é construído imaginando-o desenhado num cone que envolve a esfera terrestre, que é em seguida desenrolado. 
*
Quanto à posição da superfície de projeção:
1. polar ou normal: quando o centro do plano de projeção é um pólo;
2. equatorial ou meridiana: quando o centro da superfície de projeção se situa no equador terrestre;
3. oblíqua ou horizontal: quando está em qualquer outra posição;
4. transversa: quando o eixo da superfície de projeção (um cilindro ou um cone) encontra-se perpendicular em relação ao eixo de rotação da Terra;
Quanto à posição da superfície de projeção
*
Quanto à posição da superfície de projeção:
*
Quanto as propriedades preservadas:
Quanto ao grau de deformação das superfícies representadas, são classificadas em: [1] CONFORMES ou isogonais, [2] EQUIVALENTES ou isométricas e [3] EQÜIDISTANTES.
1- Projeções Conformes: 
- Preserva os ângulos;
- Paralelos e os meridianos se cruzam em ângulos retos; 
- Distorce os tamanhos dos objetos no mapa; 
Projeção de Mercator
*
Projeção de Mercator
É uma projeção conforme.
O termo conforme é falacioso, na medida em que induz no erro de pensar que as projeções conformes conservam a forma de todos os objetos geográficos. Na realidade, não há nenhuma projeção cartográfica que goze dessa propriedade, uma vez que é impossível planificar uma superfície esférica sem a deformar. Ou seja, uma projeção conforme mantém os ângulos retos em um plano e por isso distorce as terras emersas.
Na projeção de Mercator as linhas de latitude e longitude formam quadrados ou retângulos. É uma projeção que se adapta bem às cartas náuticas, porque uma linha reta que conecta dois pontos quaisquer em um mapa de Mercator faz o mesmo ângulo em cada meridiano que atravessa.
*
Projeção Mercator
*
Mercator versus UTM
A conservação dos ângulos verdadeiros facilita a utilização dessa projeção na navegação marítima e aérea. Na prática, sua utilização se limita às latitudes inferiores a 60° já que, quanto mais distante do Equador, mais exageradas são as distâncias entre os paralelos e maior é a distorção verificada em relação à superfície real representada.
Atualmente, a projeção utilizada com mais frequência é a UTM - Universal Transversa de Mercator, também chamada de MTU - Mercator Transverse Universal, uma das mais importantes projeções cilíndricas, por sua difusão em todo o mundo.
Desde 1950, foi adotada como a mais adequada representação cartográfica para a cobertura completa e sistemática dos países. É particularmente utilizada na elaboração das cartas topográficas de grande escala (1:100.000 1:50.000 e 1:10.000).
*
Sistema de coordenadas UTM
*
Projeção UTM
*
Sistema de coordenadas UTM
*
2) Projeções Equivalentes:
 Preserva as áreas, conservando uma relação constante da área; 
 Distorce as formas;
Projeção de Gall-Peters
*
Projeção de Gall-Peters
A projeção de Gall-Peters é do tipo cilíndrica equivalente, que utiliza como bases dois paralelos fundamentais: 60° norte e sul, com foco de projeção no centro da Terra. 
Ela determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os polos;
Desse sistema de projeção resulta, na representação das massas continentais, um significativo achatamento no sentido leste-oeste (forma afilada da África e da América do Sul), invertendo-se esse tipo de deformação no sentido norte-sul, especialmente nas latitudes de 60° e acima, até os polos (não representáveis).
Os paralelos têm intervalos cada vez menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles. Esta projeção surgiu em 1973, e suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características.
*
Implicações Politicas sobre a Projeção de Gall-Peters
A projeção de Gall-Peters é dita "terceiro-mundista", por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. 
Arno Peters (cartógrafo alemão) batizou a projeção de "mapa para um mundo mais solidário". Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da Projecão de Mercator. 
A maior diferença da Proojeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente europeu e alongamento do continente africano. 
Todavia, continua sendo uma projeção pouco conhecida, e poucas editoras fazem menção a ela em seus livros e cartas geográficas, sendo muito cobrada nos vestibulares das grandes universidades brasileiras, em geral, comparando-a com a de Mercator.
*
Cilíndrica
Equatorial
Conforme
Cilíndrica, equivalente e secante nos paralelos de latitudes 45oN e 45oS
A projeção de Mercator foi apresentada em 1569 pelo cosmógrafo e cartógrafo flamengo Gerard de Kremer  (em latim, Gerardus Mercator), através de um grande planisfério medindo 250cm x 128cm, constituído por dezoito folhas, impressas separadamente. Tal como em todas as projeções cilíndricas, os meridianos e paralelos são representados por segmentos de reta perpendiculares entre si
*
Comparação
A Groenlândia é representada com uma área idêntica à da África, embora ela seja na realidade muito menor, e a este fenômeno cartográfico chamou-se ‘Problema Groenlândia’. 
Não será difícil ver o quão conveniente é este ‘problema’ onde de forma subliminar as áreas de dominação colonial aparecem francamente reduzidas comparando com as áreas de poder dominante (Europa). 
Tudo isto permite dar uma imagem do mundo onde a Europa é o centro e parece bem maior do que na realidade é. 
*
Comparação:	Conforme / Equivalente
Problema Groelândia
*
3) Projeções Eqüidistantes:
São as projeções que não apresentam deformações em linha reta;
Isso só é possível em determinada direção;
O emblema da ONU consiste numa projeção azimutal equidistante do mapa mundo (menos a Antártida);
Destacando: EUA, Reino Unido, França, Rússia e a China, ou seja, os membros do conselho da ONU que são representados com maior exatidão e destaque, e, os países “periféricos” são representados exatamente nas áreas mais periféricas da projeção , sofrendo maior distorção.
*
4) Projeções Afiláticas:
- Não possui nenhuma das propriedades anteriores;
- Equivalência, conformidade e eqüidistância variam;
*
 X
Questões para estudar
*
As duas projeções, Mercator e Peters, utilizaram um cilindro para desenhar a Terra. A projeção de Mercator é mais antiga e foi criada pelo cartógrafo Gerard Kramer no século XVI. Nela, mantêm-se as formas dos continentes, contudo as áreas surgem distorcidas, principalmente na proximidade dos pólos. A projeção de Peters, criada em 1972, procura corrigir as áreas, entretanto, acaba por distorcer as formas dos territórios, que, por vezes, aparecem “achatadas” ou “alongadas
 X
*
X
*
arcos concêntricos
indica projeção cônica= 3;
deforma as superfícies nas altas latitudes – indica projeção cilíndrica= 2
volta de um ponto central indica = projeção plana ou azimutal=1; 
X
*
X
*
X
*
Na projeção de Mercator, os paralelos e meridianos se cruzam formando ângulos de 90º, o que determina uma crescente distorção das áreas representadas, quanto mais próximos dos polos estiverem.
X
*
X
*
X
*
X
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais