Buscar

JUROS SIMPLES Texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JUROS SIMPLES
Capitalização Simples
É a capitalização que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incidindo sobre os juros acumulados. Neste regime a taxa varia linearmente em função do tempo.
JURO – É a remuneração do capital concedido. Pode ser utilizado na compra de bens, móveis e imóveis, nas aplicações de recursos, como poupança, títulos de renda fixa, etc...
A taxa de juros é composta de um juro real e um prêmio pela inflação, desta forma utilizamos a linguagem de mercado de pagamento ou recebimento de taxa de juros real ou nominal.
CAPITAL – Utilizando também a nomenclatura Principal, é entendido qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época.
TAXA DE JUROS – É a razão entre os juros pagos ou recebidos no final de um determinado período de tempo, sobre o capita empregado ou utilizado.
Cálculo dos Juros
O valor dos juros é obtido da expressão:
J = P x i x n
Onde: J = valor dos juros
	 P = valor do capital inicial
	 I = taxa de juros
	 n = prazo
Montante
Montante é a soma do Capital com os juros. O montante também é conhecido como Valor Futuro. Em língua inglesa, usa-se Future Value, indicado nas calculadoras financeiras pela tecla FV. O montante é dado por uma das fórmulas:
M = P + j = P (1 + i.n)

Outros materiais