Buscar

GST0304_FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR2

Prévia do material em texto

GST0304_FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR       
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 77186)
	Aula N/A: 1 - Práticas Comerciais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Trocas comerciais entre as nações que compõem a comunidade mundial. Submete-se ao Direito Internacional Público. Este conceito refere-se:
		
	
	Logistica Internacional.
	
	Prospecção de mercado.
	
	Comércio Exterior.
	
	Legislação.
	
	Comércio Internacional.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 10852)
	Aula 6: Estrutura do comércio exterior brasileiro
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto à competência do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, assinale a única alternativa correta 
		
	
	O MDIC fiscaliza e controla somente as operações com cobertura cambial.
	
	O MDIC regulamenta e executa os programas e atividades relativas ao comércio exterior; 
	
	O MDIC fiscaliza e controla o tratamento administrativo dos produtos vinculados às sua NCMs.
	
	O MDIC fiscaliza e controla as operações de comércio exterior de exportação por serem relevantes à entrada de divisas no nosso país.
	
	O MDIC fiscaliza e controla as relações fazendárias do Brasil com seus parceiros internacionais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 11112)
	Aula N/A: 6 - Incentivos, subsídios e dumping
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(ACE 2002)Com base no conhecimento econômico contemporâneo a respeito do comércio internacional e subsídios a exportações, pode-se dizer que: 
		
	
	subsídios a exportações contribuem para o crescimento do PIB apenas no curto prazo, por implicarem o aumento das exportações líquidas; no longo prazo, são eficazes apenas indiretamente, por atraírem investimentos estrangeiros, usualmente alocados a economias cujos governos estabelecem rígidos controles sobre os fluxos comerciais e financeiros sob sua jurisdição.
	
	subsídios a exportações podem produzir resultados positivos em uma economia nacional no curto prazo, por expandir as exportações líquidas, mas, no longo prazo, implicam distorções que dificultam a alocação eficiente de fatores de produção tanto internamente como, dependendo do tamanho da economia, em âmbito global.
	
	subsídios a exportações produzem resultados positivos em uma economia nacional e na economia internacional, na medida em que implicam expandir as exportações líquidas e, com isso, aumentar o PIB nacional, por conseguinte o global, no longo prazo.
	
	subsídios a exportações contribuem para o crescimento do PIB mundial no curto e no longo prazo, por implicarem o aumento das exportações brutas. Uma vez expandido o produto global, a distribuição dos benefícios dá-se de forma homogênea, em função inversa aos subsídios concedidos.
	
	subsídios a exportações podem produzir resultados positivos em uma economia nacional no curto prazo, por expandir as exportações líquidas; além disso, encerram incentivos à formação bruta de capital, assegurando o crescimento no longo prazo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 16216)
	Aula N/A: Regimes aduaneiros
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	No regime comum de importação e exportação de mercadorias ocorre, via de regra, o pagamento de tributos. Entretanto, devido à dinâmica do comércio exterior e para atender a algumas peculiaridades, o governo criou mecanismos que permitem a entrada ou a saída de mercadorias do território aduaneiro com suspensão ou isenção de tributos. Estes mecanismos são denominados (marque a única alternativa correta):
		
	
	Regimes Especiais, Aduaneiros e Atípicos.
	
	Regimes Aduneiros Comuns.
	
	Regimes Aduaneiros Especiais.
	
	Regimes Aduaneiros Especiais e Atípicos.
	
	Regimes Comuns, Aduaneiros e Especiais.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 11071)
	Aula N/A: 8 - Prática do comércio exterior
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	(AFRF 2003) Analise a situação abaixo: -exportador e importador são intrínseca e reciprocamente conhecidos e tradicionais nos respectivos ramos (flores e frutas in natura); -é razoável que busquem em todo o processo de suas transações comerciais minimizar custos e riscos e maximizar eficiência, rapidez e garantias; -o importador necessita disponibilizar as mercadorias para consumo o mais rápido possível; -por sua vez, o exportador necessita do numerário com urgência e, se o importador optar por pagamento a prazo, o exportador terá que descontar as cambiais junto a um banco com deságio, o que acarreta custos adicionais; -as mercadorias foram embarcadas e consignadas ao banco do importador. Considerando as circunstâncias acima descritas, entre as modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional, indique aquela que melhor conjuga os interesses de ambas as partes (comprador e vendedor): 
		
	
	Cobrança a prazo.
	
	Remessa sem saque.
	
	Crédito documentário.
	
	Cobrança documentária.
	
	Pagamento antecipado.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 10807)
	Aula 6: ESTRUTURA DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a competência do Ministério da Fazenda, assinale a única opção correta. 
		
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior de exportação por serem determinandes para a entrada de divisas em nosso país.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior em suas atividades administrativas relevantes aos interesses da fazenda nacional.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior, considerando exclusivamente operações com cobertura cambial.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior de produtos importados no Brasil, considerando exclusivamente operações de elevado valor agregado.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior no tocante às obrigações do Brasil com seus parceiros comerciais.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 14302)
	Aula N/A: 3 - Conceito de Comércio Internacional e Comércio Exterior
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Comércio é o fenômeno que abrange a circulação de bens, especificamente denominados "mercadorias", com uma finalidade - o lucro. Quando é desenvolvido dentro das fronteiras de um determinado país, denomina-se comércio interno. Dentro deste conceito podemos definir comércio internacional quando: (marque a única opção correta)
		
	
	O comércio internacional está sujeito à normatização e regulamentação das organizações internacionais que dele fazem parte.
	
	O comércio internacional está condicionado às normas impostas por um ou mais blocos regionais; podemos dizer que são as normatizações com que cada bloco regional administra seu comércio com os demais, regulando as formas, métodos e deliberações para viabilizá-lo.
	
	O comércio internacional fica condicionado às normas impostas por outro país ou bloco regional que o gerencia, fiscaliza e administra.
	
	O comércio internacional é o intercâmbio de bens e serviços entre dois ou mais países, resultante das especializações na divisão internacional do trabalho e das vantagens comparativas dos mesmos, tendo como objetivo o lucro.
	
	O comércio internacional tem uma forte presença estatal na sua normatização e na própria administração da atividade devido à interferência que o seu desenvolvimento provoca nas áreas política, econômica e social.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 11104)
	Aula 7: 7 - Condições de venda
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em uma exportação, exportador e importador pactuaram o INCOTERM a ser aplicado nesse contrato de compra e venda internacional, ficando acertado que os produtos seriam entregues pelo exportador ao importador no navio, já desembaraçada para exportação, no porto de embarque. De acordo com o contexto, escolha a única alternativa correta para identificar o INCOTERM expresso nesse contrato.
		
	
	DDPFAS
	
	EXW
	
	FOB
	
	CPT
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 53607)
	Aula N/A: 10 - Despacho Aduaneiro de Importação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual é a finalidade do Canal Cinza durante o despacho aduaneiro de importação?
		
	
	Fazer a conferência do valor aduaneiro.
	
	Fazer a conferência física e documental da importação.
	
	Liberar a operação com exigências diversas a serem cumpridas posteriormente.
	
	Fazer a conferência da classificação fiscal.
	
	Igual ao canal vermelho sem a conferência documental.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 16206)
	Aula 7: 7 - A PRÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR - Condições de Venda ¿ Incoterms
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Uma empresa brasileira exporta essências para uma empresa paraguaia, via terrestre. Qual o Incoterm mais adequado para esta operação?
		
	
	CFR
	
	CIF
	
	FOB
	
	DAP
	
	FAS
		Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes