Buscar

GST0189_GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GST0189_GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS       
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 159587)
	Aula 10: Embalagem e Manuseio
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma das principais razões para incorrer nas despesas extras de embalagem é diminuir a ocorrência de danos e perdas devidas a roubo, armazenagem em locais errados e deterioração. Qual das descrições a seguir está relacionada à função de PROTEÇÃO ? 
		
	
	Podem proporcionar economias na configuração das prateleiras equipamentos de movimentação.
	
	É feita com a utilização de Pallet de madeira, de plástico ou de metal.
	
	É importante efetuar testes de vibração, compressão, impacto e queda. 
	
	Pode ser utilizada para transmitir informações sobre o preço ou as virtudes do seu pedido.
	
	Podem provocar reduções de custos com a melhor utilização dos espaços, maiores alturas e maior densidade da carga.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 175749)
	Aula N/A: Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço aos clientes, com a integração de informações, suprimentos, armazenagem e movimentação de materiais, expedição, transporte, entrega a clientes e serviços pós-venda A descrição acima descreve o seguinte estágio da Logística.
		
	
	Integração Externa
	
	Integração Interna
	
	Integração Estratégica
	
	Logistica de Suprimentos
	
	Logistica Fragmentada
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 9830)
	Aula N/A: DISTRIBUIÇÃO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre canais de distribuição, qual afirmação NÃO ESTÁ CORRETA?
		
	
	Nos canais múltiplos o varejo dirige as suas vendas tanto aos grandes consumidores como aos pequenos consumidores.
	
	Os canais múltipos são mais interessantes para o consumidor final porque ele escolhe o canal mais adequado ponderando preço, condições de pagamento, financiamento ou atendimento mais adequado aos seus anseios.
	
	Quando a Indústria fabrica o produto, cria vários canais de comercialização (representantes de vendas, venda via internet, venda via telemarketing, atacadistas representantes, etc.), distribui seu produto por meio de seu centro de distribuição e/ou atacadistas que, por sua vez, entregam o produto ao varejo, ou por meio de entrega direta ao consumidor final, trata-se de um modelo de canal múltiplo.
	
	Quando a indústria fabrica o produto, o atacadista exclusivo estoca e vende ao varejista que comercializa junto ao consumidor final, trata-se de um modelo de canal vertical.
	
	Quando a Indústria fabrica o produto, os representantes comerciais comercializam o produto, os atacadistas estocam e vendem aos varejos que comercializam junto ao consumidor final, trata-se de um modelo de canal híbrido.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 159447)
	Aula N/A: Infraestrutura de TRansportes
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Reconhecida como um dos maiores nomes do segmento no Brasil, a Engemix, Negócio Concreto da Votorantim Cimentos tem mais de 90 centrais espalhadas por 11 estados do país, que oferecem os melhores, serviços e soluções construtivas. Isso é resultado de constantes investimentos em tecnologia e inovação e da dedicação e do comprometimento dos mais de 2.200 funcionários. De todas as etapas de uma obra, a concretagem talvez seja a mais crítica e causadora de mais stress, porque há horários a serem cumpridos e o produto é perecível, necessitando de distribuição rápida e eficiente. Considerando-se as características das operações, bens e serviços descritos no texto, qual o principal requisito de qualidade dos serviços de transportes que a empresa deverá priorizar.
		
	
	Confiabilidade
	
	Velocidade
	
	Desempenho Operacional
	
	Disponibilidade
	
	Capacidade
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 139193)
	Aula 3: Fatores Chaves da Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela descrição que está relacionada com a atividade logística denominada TRANSPORTES. 
		
	
	O objetivo é fornecer o serviço desejado ao cliente mantendo o mínimo em estoque, consistente com o menor custo total possível;
	
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar o estoque;
	
	São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos; 
	
	É decisiva para uma comunicação rápida e precisa nos processos logísticos;
	
	Sem elevado desempenho nesta atividade torna-se necessária a formação de estoques de segurança como uma medida de proteção. A consistência desta atividade está ligada diretamente à falta de produtos; 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 139199)
	Aula N/A: Fatores Chaves da Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Administra o estoque do produto semiacabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ? 
		
	
	Armazenagem
	
	Produção
	
	Transportes
	
	Distribuição
	
	Suprimentos
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 139207)
	Aula 4: Niveis de Serviços ao Cliente
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima. 
		
	
	Flexibilidade
	
	Consistência
	
	Confiabilidade
	
	Disponibilidade
	
	Velocidade
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 16236)
	Aula 2: Atividades Logísticas
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES.
		
	
	São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos. 
	
	Um depósito é considerado, geralmente, um lugar onde são guardados estoques de materiais e de produtos.
	
	A adaptação de serviços tradicionais às modernas exigências de prestação de serviços e de redução de custos fazem parte dos requisitos desta atividade. 
	
	As exigências de uma distribuição bem sucedida só serão plenamente satisfeitas através da cooperação no âmbito de todo o canal. 
	
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar o estoque. 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 49164)
	Aula 7: Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Os fatores-chave de desempenho da cadeia de suprimento não determinam apenas o desempenho da cadeia em termos de responsabilidade e eficiência, mas também determinam se o alinhamento estratégico é ou não alcançado em toda a cadeia de suprimento. Com base nessas informações, cite e explique os fatores- chave dacadeia de suprimentos.
		
	
Resposta: A otimização de custos e o gerenciamento efetivo, no qual há eficiência e eficácia, são fundamentais para o crescimento de estabilidade de uma organização. A coordenação das atividades logísticas também deve oferecer o nível de atendimento das exigências do mercado atual. Para tanto, são utilizados como base os fatores de desempenho (flexibilidade, confiabilidade, disponibilidade, velocidade, dentre outros) , que visam medir e controlar o desempenho das atividades da cadeia de suprimentos, como logística, transportes, estoque, armazenagem, distribuição, produção. A logística está ligada a entrega dos produtos no momento qem que o cliente deseja, que é o momento em que lhe é agregado maior valor. Transportes movimenta e posiciona o estoque. o estoque é o produto acabado ou semi acabado que é disponibilizado para agilizar o processo de entrega ao cliente, ou , no caso de estoque de segurança, visa manter o nível necessário de suprimentos e matérias primas. Armazéns são os lugares físicos onde são colocados os estoques. A distribuição é a entrega do produto físico ao cliente e a produção está voltada para a movimentação dentro da fábrica e todo seu processo de movimentação interno.
	
Gabarito: O Aluno deverá citar: - Estoque: é a amtéria-prima, os produtos em processamento e os produtos acabados dentro da cadeia. As mudanças em suas políticas podem alterar a eficiência e a responsividade da cadeia; - Transporte: significa movimento de estoque de um ponto a outro na cadeia de suprimento. É feito a partir de várias combinações de meios e rotas cada uma com características particulares de desempenho. As escolhas sobre o transporte exercem um forte impacto na responsavidade e na eficiência da cadeia de suprimento; - Instalações: são os locais na rede da cadeia de suprimento onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado. Os dois tipos de instalações principais são os locais de produção e os locais de armazenamento. Qualquer que seja função da instalação, as decisões a respeito da localização, capacidade e flexibilidade das instalações influenciam significativamente o desempenho da cadeia de suprimentos; e - Informação: consiste em dados ou análises a respeito de estoque, transporte, instalações e clientes, que fazem parte da cadeia de suprimento. A informação é potencialmente o maior fator chave de desempenho da cadeia, pois afeta diretamente cada um dos demais fatores chave. A informação propicia ao gerenciamento a oportunidade de tornar as cadeias de suprimentos mais responsivas e eficientes.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 158395)
	Aula 10: Infraestrutura de Transportes
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Para se organizar um sistema de transporte é preciso ter uma visão sistêmica, que envolve planejamento, mas para isso é preciso que se conheça as características dos modais ? Quais as características do modal RODOVIÁRIO ?
		
	
Resposta: O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil, apesar as condições desfavoráveis de nossa malha rodoviária, pois ainda apresenta melhor custo-benefício. Dentre suas características está a de ser utilizada para distâncias relativamente curtas e cargas não muito grandes. O modal que apresenta mais velocidade é o aéreo, mas apresenta alto custo. O mais consistente, com poucas perdas e que nunca para, (exceto em casos específicos) é o dutoviário, mas é muito lento e o que consegue transportar cargas maiores é o ferroviário.
	
Gabarito: É o mais expressivo no transporte de cargas no Brasil, atingindo praticamente todos os pontos do território nacional, pois desde a década de 50 com a implantação da indústria automobilística e a pavimentação das rodovias, esse modo se expandiu de tal forma que hoje é o mais procurado. Por via de regra, apresenta preços de frete mais elevados do que os modais ferroviário e hidroviário, portanto sendo recomendado para mercadorias de alto valor ou perecíveis. Não é recomendado para produtos agrícolas a granel, cujo custo é muito baixo para este modal. Capaz de realizar um transporte de porta-a-porta, podendo operar absolutamente sozinho, não necessitando se unir a outros modais, uma vez que pode pegar a carga na sua própria origem, entregando-a no seu ponto de destino final. Esta característica faz dele um modal essencial e absolutamente fundamental à multimodalidade e a intermodalidade.

Outros materiais