Buscar

AV - Legislação Tributária2014,1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0278_AV_201301673811 » LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: xxx
	Professor:
	EDSON VIEIRA DE PAULA JUNIOR
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 31/05/2014 07:32:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201301790431)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No Brasil, em face da arrecadação tributária, os impostos são exigidos daqueles que exteriorização algum signo ou expressão manifestador de riqueza, por isso é incorreto afirmar que:
		
	 
	Em relação à cobrança de contribuição de melhoria, o Poder Público poderá arrecadar de todos os proprietários beneficiados o valor global do custo de uma obra, a fim de ser ressarcido das despesas realizadas, independentemente do valor cobrado de cada contribuinte.
	
	A vedação constitucional do uso de base de cálculo própria de impostos, na instituição de taxa, é lógica e coerente, porque, enquanto o valor do primeiro deve guardar proporcionalidade com a capacidade contributiva, a segunda deverá ser proporcional à contraprestação oferecida pelo Estado.
	 
	Na contribuição de melhoria, o Poder Público pode arrecadar o imposto, mas se não mencionar o elemento de valorização imobiliária, será entendido que este continua fazendo parte da caracterização e fundamentação para exigência deste tipo de tributo.
	
	A vedação legal ao cálculo das taxas em função do capital das empresas explica-se porque, se assim não o fosse, esta exação, no caso, seria proporcional ao valor do patrimônio da pessoa jurídica, grandeza esta inidônea para dimensionamento da referida espécie tributária.
	
	Em relação aos impostos em geral, o tributo que tem por fato gerador uma situação de aquisição de renda e que é independente de qualquer atividade estatal específica do contribuinte é o imposto.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301784727)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Suponha que determinado ente da Federação pretenda instituir contribuição de melhoria para fazer face ao custo da construção de uma linha de metrô que beneficiará certa região metropolitana com valorização imobiliária. Considerando essa situação hipotética e a disciplina da espécie tributária mencionada, qual é a opção correta?
		
	
	O valor da contribuição de melhoria deverá englobar, necessariamente, o valor total da obra pública a ser custeada.
	 
	O orçamento do custo da obra deverá ser previamente publicado, e o prazo para a sua impugnação administrativa pelos interessados não poderá ser inferior a 30 dias.
	
	A arrecadção da contribuição de melhoria poderá ser realizada acima do custo da obra pública que lhe deu origem, para assim evitar paralisação das obras.
	
	O referido ente da Federação somente pode ser um município ou o DF.
	
	O valor da contribuição de melhoria deverá corresponder ao custo total da obra dividido pelo número de imóveis beneficiados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301974825)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O lançamento tributário:
		
	 
	pode ser feito de ofício, por declaração ou homologação.
	
	não permite impugnação.
	
	uma vez concluído, não pode ser alterado por impugnação, recurso de ofício, iniciativa da autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
	
	não será convertido em moeda nacional no dia da ocorrência do fato gerador, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira.
	
	só pode ser por homologação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301916713)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A destinação da Receita Pública é o processo pelo qual os recursos públicos são vinculados a uma despesa específica ou a qualquer que seja a aplicação de recursos desde a previsão até o efetivo pagamento das despesas constantes dos programas e ações governamentais, pode ser divida em:
		
	 
	Destinação Ordinária e Destinação Vinculada.
	
	Destinação Ordinária e Destinação Desvinculada.
	
	Destinação Originária e Destinação Vinculada.
	
	Destinação Oriunda e Destinação Desvinculada.
	 
	Destinação Originária e Destinação Desvinculada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301784834)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Prédio de propriedade da União não pode ser submetido à incidência do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, por força do princípio constitucional da
		
	
	isonomia tributária
	
	isenção tributária
	
	seletividade
	 
	imunidade tributária
	
	não diferenciação tributária
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301970689)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando tem por fato gerador uma situação que independe de qualquer atividade estatal especifica relativa ao contribuinte, diz-se um ¿tributo não vinculado¿. Nesse sentido, considera-se tributo não vinculado:
		
	
	b) a contribuição de melhoria
	
	a) a taxa de fiscalização
	
	d) a taxa de limpeza publica
	 
	c) O imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza
	
	e) d) a taxa de melhoramento dos portos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301979711)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. Em relação aos proventos salariais no montante de R$5.000,00 (cinco mil reais ao mês) deve ser arrecado o:
		
	
	IPTU
	 
	IR
	
	ISS
	
	ICMS
	
	IPVA
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301788941)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Considerando as regras atinentes à exclusão do crédito tributário, disserte acerca da distinção entre imunidade e isenção tributária. [SBM/UNESA/11.01]
		
	
Resposta: Imunidade tributária é o princípio constitucional que impede a cobrança de tributos sobre prédios de propriedade da União, por exemplo. Isenção tributária é a exclusão do crédito tributário, onde o ente público "escolhe" não cobrar do sujeito passivo este crédito. Aplica-se às penalidades e a Fazenda Pública ainda não tomou conhecimento do crédito tributário (ocorre antes da constituição do crédito).
	
Gabarito: Sujeito passivo pode praticar o fato gerador, mas por um benefício (favor) legal a cobrança não lhe será efetuada, conforme Arts. 175 a 182, CTN, que tratam respectivamente da isenção e da anistia, conforme se passa a verificar. Ao contrário da imunidade que é garantida por força do Art. 150, VI, CRFB/88
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301760179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação para cobrança do crédito tributário está sujeita a prazo:
		
	
	decadencial de 180 (cento e oitenta) dias, contados da inscrição do crédito tributário na dívida ativa.
	
	prescricional de 180 (cento e oitenta) dias, contados da inscrição do crédito tributário na divida ativa.
	
	prescricional de 20 (vinte) anos, contados do vencimento do prazo para pagamento.
	 
	prescricional de 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituição definitiva.
	
	decadencial de 5 (cinco anos), contados do primeiro dia do exercício civil seguinte àquele em que o lançamento poderia ser efetuado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301970661)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Assim que verificada a situação definida em lei como hipótese de incidência tributária, nasce a obrigação tributária, que é um vínculo jurídico entre credor e devedor tendo por objeto uma prestação em dinheiro. Defina o que entende por obrigação tributária
		
	
Resposta: Obrigação tributária é a necessidade, por parte do sujeito passivo, de quitação daquele crédito tributário que foi constituído pelo fato gerador, cabendo recursos (administrativos e judiciais) caso não haja concordância ou penalidades caso não seja quitado no prazo definido.
	
Gabarito: Denomina-se "obrigação tributária" o dever de fazer de um contribuinte, responsável ou terceiro em função da lei.

Outros materiais