Buscar

GST0432 Adm de Sistemas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0432_AV_ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO       
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 49861)
	Aula N/A: Sistema de Informação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Cada vez mais, pequenas e médias empresas estão adotando os chamados Sistemas integrados de gestão (ERP) para gerenciar suas atividades. Como gestor de uma média empresa cujo principal cliente já utiliza um Sistema integrado de gestão, que benefício direto você deverá obter com a adoção dessa tecnologia?
		
	
	d) Disponibilidade de todas as informações da empresa e de seu cliente, devido à obrigatoriedade de criar um banco de dados único para as duas organizações.
	
	c) Melhoria dos níveis de segurança nas transferências de informações por correio eletrônico entre a empresa e seu principal cliente.
	
	a) Redução da carga de trabalho em seus servidores, já que várias tarefas passariam a ser executadas nos clientes da rede que conecta as duas empresas.
	
	b) Padronização, integração e maior disponibilidade das informações relativas aos processos de negócios que conectam a empresa e seu cliente, ao longo da cadeia de suprimento.
	
	e) Facilidade de uso dos sistemas integrados e sinergia entre as empresas.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 243385)
	Aula 6: Aula04-As funções e aplicações de sistemas da informação e suas tendências
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual é o sistema de apoio gerencial que oferece aos gerentes suporte computacional durante o processo decisório, disponibilizando planilhas eletrônicas para realizar análise e simulações?
		
	
	Sistema organizacional.
	
	Sistema operacional. 
	
	Sistema de apoio à decisão. 
	
	Sistema de informação gerencial. 
	
	Sistema de informação executiva. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 175419)
	Aula 1: aula 1
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em relação aos conceitos dos princípios gerais da abordagem sistêmica, assinale a alternativa a seguir que contem a relação principio versus conceito correta:
		
	
	Pensamento Sintético: é o princípio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual faz parte;
	
	Globalismo ou Totalidade: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos.
	
	Propósito ou objetivo: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
	
	Expansionismo: o fenômeno que se pretende explicar é visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior; 
	
	Teleologia: é o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Em outras palavras causa e efeito é uma relação probabilística.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 49871)
	Aula 3: Sistemas de Informação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a alternativa que apresenta três tipos de Sistema de Informação Baseado em Computador (SIBC). 
		
	
	ERP, CSP e SAD.
	
	SPT, SIG e SAD;
	
	SAD, CSP e SIG;
	
	CSP, ERP e SAP; 
	
	CSP, SPT e SIG;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 242149)
	Aula 9: Aula09-Sistemas de comércio eletrônico-Parte II
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A principal preocupação com a segurança das transações eletrônicas está na possibilidade de invasão de sites de empresas ou da ação danosa de hackers que, além de provocarem danos à imagem dos negócios, podem gerar prejuízos aos consumidores.
No contexto da segurança nas transações eletrônicas, avalie as afirmações seguintes:
I. Confidencialidade: É a garantia de que apenas as partes envolvidas na comunicação têm acesso às informações trocadas, ou seja, não pode ser interceptada por terceiros, ou pelo menos não pode ser entendida quando interceptada. Deve-se notar que a autenticidade das partes é essencial para se conseguir confidencialidade, pois é imperativo que se identifique a outra parte na comunicação para o estabelecimento de chaves criptográficas comuns que permitam a utilização de criptografia segura.
II. Autenticidade: É o fato de a mensagem transmitida chegar até o seu receptor de forma íntegra, isto é, sem erros ou modificações indevidas.
III. Integridade: Reside no fato das partes de uma comunicação terem a certeza de que estão trocando informações com a entidade correta.
IV. Criptografia: É o mecanismo básico para se prover segurança em uma rede de computadores. É a criptografia que fornece as ferramentas básicas para satisfazer os requisitos de autenticidade, integridade e confidencialidade exigidos.
São verdadeiras SOMENTE as afirmações:
		
	
	I E IV.
	
	II, III E IV.
	
	I E II.
	
	II E IV.
	
	I E III.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 41414)
	Aula 2: Sistema de Informacao
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	(ENADE - Modificada) O atual desafio do administrador da área de Tecnologia da Informação (TI) é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar a empresa a construir vantagem competitiva. Nesse sentido, pode-se afirmar que Gestão Estratégica de TI consiste em:
		
	
	Atualizar a base computacional instalada na empresa de modo a permitir a execução dos processos administrativos.
	
	Habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis.
	
	Focar na operação dos sistemas de maneira a permitir sua maior eficiência.
	
	Identificar oportunidades de diferenciação da empresa no mercado possibilitadas pela TI.
	
	Responder às necessidades de informação pelos diversos usuários da empresa.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 190951)
	Aula 6: aula 6
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Os sistemas de informação gerenciais fornecem uma multiplicidade de produtos de informação para os gerentes. Quando as informações encontram-se disponíveis sempre que um gerente requisita podemos dizer que temos:
		
	
	Relatórios em Pilha 
	
	Relatórios de exceção 
	
	Relatórios periódicos programados 
	
	Informes e respostas por solicitação 
	
	Informes periódicos de exceção
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 190985)
	Aula 9: aula 8
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação à segurança no comércio eletrônico é correto afirmar que: 
		
	
	o protocolo de registro SSL (Record Protocol) é utilizado para negociar e configurar os parâmetros tais como chaves de sessão e algoritmos de criptografia para o estabelecimento da comunicação entre as partes. 
	
	a obtenção da informação a respeito da configuração da rede é um exemplo de ameaça à integridade na Web, e pode ser solucionada pelo uso de soluções baseadas em criptografia.
	
	sendo a segurança na Web crucial para o comércio eletrônico, IPSec (Internet Protocol Security) é uma solução complementar para tal, provendo ainda transparência aos usuários finais e aplicações. 
	
	o SSL (Secure Socket Layer) foi projetado para usar UDP (User Datagram Protocol), de modo a prover um serviço fim-a-fim confiável e seguro na camada de transporte. 
	
	ameaças à Web, em termos de integridade, confidencialidade, negação de serviço e autenticação, são exemplos de problemas de segurança que afetam sistemas de comércio eletrônico. Por outro lado, há soluções tais como firewalls, sistemas de detecção de intrusos e critptografia que são aplicáveis diretamente a tal contexto de problemas. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 55802)
	Aula 4: Administração de SIstemas de Informação
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	De acordo com os níveis hierárquicos de uma empresa, como se classificam os Sistemas de Informação?
		
	
Resposta: Os sistemas de apoio gerenciais fornecem vários produtosde informações para os gerentes, um exemplo é o sistema de apoio a decisão, que engloba os riscos da tomada de decisão muito utilizado para se obter análises rápidas, geralmente de decisões a serem tomadas em um dia, disponibilizando planilhas e simulações. Há ainda aqueles no nível operacional que auxiliam as atividades do chamado chão da fábrica, a produção característica da atividade central da organização, auxiliando no controle de estoques e na transmissão de informações, assim como no contato com outros níveis hierárquicos da organização. No nível administrativo, topo da pirâmide, encontramos a disposição a tecnologia da informação voltada para a gestão estratégica, identificando, por exemplo, oportunidades para a empresa se diferenciar no mercado, gerando vantagens competitivas. Os sistemas de informações são compostos de entradas(input), processamento(transformação), saídas(output), banco de dados e feedback, que possibilitam a retroalimentação, retorno e controle. Utilizam dos recursos: pessoas(especialistas, usuários), hardware(computadores, impressoras), sofware(programas operacionais, aplicativos), dados(que são trabalhados e transformados em informações úteis dentro de determinado contexto) e rede (que fazem as ligações entre os diversos pontos envolvidos).
	
Gabarito: OPERACIONAL - SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES TÁTICO OU GERENCIAL - SISTEMAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE ESTRATÉGICO - SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 249232)
	Aula 4: Aula 04 - Sistema de informação - Dissertativa
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Os sistemas de informação são fundamentais para a organização, crescimento e sucesso das empresas. Cite 3 papéis que os Sistemas de Informação podem desempenhar nas empresas, dentro desse contexto: 
		
	
Resposta: Os sistemas de informação são importantes para auxiliar na tomada de decisão e controle. Úteis na agilidade, transmissão e geração de informações (através da rede intranet quando internos, internet quando externos) e armazanamento de dados (banco de dados). Ajudam a empresa a construir vantagem competitiva na medida em que identificam oportunidades de diferenciação destas no mercado através do uso da TI. Propciam as transações eletrônicas e criação de e-comerce (comércio eletrônico), ampliando a abrangência do público alvo das organizações.
	
Gabarito: 1. Suporte de seus processos e operações; 2. Suporte na tomada de decisões de seus gerentes e funcionários; 3. Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva.

Outros materiais