Buscar

plano de aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 2- CIVIL II
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 1
(CESPE TJ-CE  2012 adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior. Ao perceber que Carla havia entregue a monografia de conclusão do curso, Marina entregou-lhe o valor prometido. Um mês depois, ela descobriu que Carla ainda não havia terminado o curso. Com base nessa situação hipotética, Marina poderia pedir a restituição do valor? Justifique sua resposta.
Dos fatos narrados no presente caso concreto, a condição de que Marina entregasse determinada quantia para Carla é conhecida no art. 125 do Código Civil, como clausula suspensiva, pois subordina a eficácia do negócio jurídico a acontecimento futuro e incerto, nesse caso, quando Carla terminasse o curso superior, sendo assim uma obrigação condicional. Tendo em vista que não se determina a finalização do curso superior somente com a entrega da monografia, pode-se concluir que a obrigação de Marina de dar a quantia a Carla não pode ser exigida, uma vez que, como se observa na continuação da leitura dos fatos, um mês após a entrega da quantia, Carla ainda não havia terminado o curso. Ao aceitar tal prestação de Marina, Carla intencionalmente omitiu a respeito de um assunto que Marina evidentemente ignorava, classificando dessa forma como dolo negativo, pois se Marina soubesse desse fato não teria concluído tal ato. Logo, classifica-se tal omissão como a violação do artigo 147 do código civil. Ainda nessa perspectiva, pode-se notar que a execução do contrato entre Carla e Marina não está em consonância com o princípio da Eticidade, porque Carla não apresentou um comportamento transparente ao omitir tal fato altamente relevante, ao invés disso, criou falsas expectativas, não agiu de boa-fé e agiu contra o justo.
Diante disso, Marina poderia requerer a restituição do valor desde que provasse que perpetrou o pagamento antes da clausula suspensiva ser exercida. Carla tem a obrigação de restituir o valor, uma vez que recebeu quantia referente a dívida condicional antes de cumprida a condição, como diz o artigo 876 do código civil. 
Caso Concreto 2
Considere que no último sábado à noite você foi a um bar com seus amigos para realizar um happy hour. No momento de pagar a conta, voluntariamente, você destinou 10% (dez por cento) de gorjeta ao garçom que lhes atendeu. No entanto, durante a aula de Direito Civil na segunda-feira seguinte, você descobriu que a gorjeta não é devida e não pode ser cobrada. Você, então, pergunta ao seu professor se pode retornar ao bar e pedir ao garçom a restituição dos valores a esse título pagos. O que o seu professor lhe respondeu? Justifique sua resposta explicando a que tipo de obrigação se refere.
Para o direito civil brasileiro, não existe obrigação em dar gorjeta ao garçom, essa prática acontece apenas quando o consumidor aceita de livre e espontânea vontade de dar uma pequena importância em dinheiro, além do devido, quando o serviço parece satisfatório, essa ação é denominada de obrigação natural.
A obrigação natural não pode ser exigida pelo credor, e o devedor só vai pagar se quiser, bem diferente da obrigação civil. Em compensação, se este, voluntariamente, efetua o pagamento, não cabe o pedido de restituição da importância paga, em razão da retenção de pagamento existente em favor do credor.
Portanto, o meu professor me respondeu que eu não poderia retornar ao bar e pedir ao garçom a restituição dos valores a esse título pago, porque, segundo artigo 882, não se pode cumprir obrigação judicialmente inexigível, e o artigo 564, III, segundo o qual não se revogam por ingratidão as doações que se fizerem em cumprimento de obrigação natural.
 
Questão Objetiva 1
(CEPERJ 2012 PROCON RJ) No Direito Civil, podem ser classificadas as obrigações sob ótica diversa. Assim, quanto ao modo de execução, elas podem ser consideradas:
a) de meio
b) instantânea
c) condicional
↘d) cumulativa
e) modal
 
 
 
 
Questão Objetiva 2
(TRT 20a. Região 2004) no tocante à obrigação natural é correto afirmar que:
a)     há nela elementos debitum e obligatio, segundo a teoria dualista de Brinz do vínculo obrigacional.
b)     se trata de uma consequência dos contratos bilaterais válidos.
c)     é sempre nula por ilicitude do objeto.
d)     não encontra previsão no Direito brasileiro.
↘e) é inexigível, entretanto, depois de validamente cumprida não enseja repetição.

Outros materiais