Buscar

AULA 7 REFEITA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OBJETIVOS DA AULA
- Reconhecer estrutura e aspectos persuasivos dos argumentos de oposição, de causa e efeito e de analogia.
- Compreender que a quebra de expectativas como estratégia discursiva do argumento de oposição, apoiada no uso dos operadores de adversidade.
- Identificar o uso da jurisprudência como importante fonte argumentativa.
Tema da Apresentação
O argumento de oposição serve como uma estratégia discursiva eficiente para a redação de uma boa argumentação sobre temas polêmicos, controvertidos. Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-o como uma possibilidade de conclusão, para depois apresentar, como argumento decisivo, a perspectiva contrária. Apoia-se no uso de conectores argumentativos concessivos e adversativos. 
Tema da Apresentação
Trata-se de ação de ressarcimento proposta por Marta Gomes em face de Supermercados Zona Norte, na qual pretende a autora obter a reparação de danos morais e materiais sofridos em virtude de ter escorregado no piso molhado de um dos supermercados da ré, fato esse que lhe provocou lesões em seu pé direito e acarretou a sua inatividade por cerca de vinte dias.
Alega a demandante ter tropeçado em uma funcionária da empresa requerida, a qual se encontrava abaixada lavando o piso do estabelecimento em que a primeira, no dia 14 de junho de 2010, fazia compras. Afirma a autora não ter visto a referida trabalhadora do supermercado e, pelo fato de estar o piso molhado e com sabão, não foi possível se equilibrar. Em razão da queda, sustenta que foi levada por empregados da ré a uma clínica conveniada ao plano de saúde oferecido pela empresa a seus funcionários, onde lhe foi recomendado que se dirigisse a um ortopedista, pois não havia na clínica profissional especializado naquele momento.
Tema da Apresentação
A autora, então, foi encaminhada ao Centro de Reumatologia e Ortopedia, no qual foi diagnosticada tendinite na face dorsal de seu pé direito; o que ensejou a imobilização de seu pé direito por 21 (vinte e um) dias; tendo ficado afastada de seu trabalho e de suas atividades esportivas por todo esse tempo. 
Pretendeu a autora, de forma subsequente, obter ante a requerida o reembolso das despesas efetuadas com sua recuperação; o que foi negado pela ré, ante a fundamentação de que a autora havia declarado que, alguns anos antes do fato em referência, sofrera uma lesão no tornozelo direito, pelo que o diagnóstico realizado no Centro de Reumatologia e Ortopedia referir-se-ia a esse evento.
Requer judicialmente a autora, portanto, a condenação da ré ao pagamento de R$865,99 (oitocentos e sessenta e cinco reais e noventa e nove centavos) a título de danos materiais, bem como de compensação pecuniária pelos alegados danos morais sofridos em virtude do mesmo fato. Acompanham a inicial os documentos comprobatórios das despesas médicas realizadas pela autora. 
Tema da Apresentação
Tema da Apresentação
Oposição concessiva
Ainda que (Embora; Ainda quando, Mesmo que, Se bem que, posto que, Apesar de que) eventualmente venha a fomentar a indústria do dano moral, não se pode deixar de indenizar com altos valores as vítimas de empresas poderosas em flagrante desrespeito aos consumidores, porque essa providência estimularia ainda mais a sistemática violação dos direitos básicos dos consumidores.
Tema da Apresentação
*
Tema da Apresentação
Oposição restritiva
É recorrente a polêmica sobre a constitucionalidade da realização de provas de concursos públicos em dia de sábado. A controvérsia existe porque certas pessoas, por princípio religioso, não realizam atividades seculares entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o pôr-do-sol de sábado. Para esses, o art. 5º, VIII da CRFB garante a não realização de provas nesse dia. Por outro lado (mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto) há quem entenda que oferecer condições especiais de prova aos sabatistas feriria a isonomia, porque colocaria esse grupo em vantagem frente aos demais concorrentes. Nessa linha, argumenta-se que o Estado seria laico e, portanto, indiferente a qualquer opção religiosa.
Tema da Apresentação
Argumento de causa e efeito
Argumento que estabelece uma relação de causalidade, ou seja, apresenta as causas e as consequências jurídicas de um ato praticado. É importante para promover a busca de soluções para problemas sociais relevantes.
(Visa garantir a relação entre um fato e suas consequências jurídicas = demonstração entre a conduta do réu e o direito do autor) 
Não basta haver uma causa e um efeito na relação para o argumento ser de causa e efeito é fundamental demostrar que o efeito é uma consequência jurídica do fato.
Causa e efeito é aquele que pega um fato jurídico relevante e mostra as consequência jurídicas daquele fato.
É o que traz um fato jurídico que é o motivador necessário das consequências também jurídicas daquela conduta.
 (Fato consequência = 927 Código civil; CP 129)
Tema da Apresentação
Em uma prova de concurso, a banca perguntava sobre a possibilidade de redução da maioridade penal para imputar responsabilidade aos adolescentes. Quando se fala em aumento no número de atos infracionais cometidos por crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro, pode-se estar querendo discutir quais as causas de tal fenômeno. Qual seria a relação entre a prática desses “delitos” e a pobreza, por exemplo, ou o grau de escolaridade desses menores, ou o tráfico ilícito de entorpecentes? Somente será possível avaliar adequadamente como coibir as consequências desse fenômeno, ao localizar a sua causa.
Tema da Apresentação
*
Antes de mais nada, entretanto, é necessário distinguir causa de fator, coisas diferentes, mas que por muitos são confundidas. Por causa entende-se aquilo que determina a experiência de uma coisa: a circunstância sem a qual o fenômeno não existe. É, pois, o agente causador do fenômeno social, sua origem, princípio, motivo ou razão de ser. Eliminada a causa, o fenômeno haverá de desaparecer.
Já o fator, embora não dê causa ao fenômeno, concorre para a sua maior ou menor incidência. É a circunstância que, de qualquer forma, concorre para o resultado. Pode-se dizer, por exemplo, que a pobreza, a miséria, é um fator de criminalidade, porque, segundo as estatísticas, 90% ou mais da população carcerária são constituídas de pessoas provenientes de classes sociais mais humildes. Mas não é certamente a causa do crime, porque há um número muito grande de pobres que não delinquem. [...] (Desembargador Sérgio Cavalieri Filho )
Tema da Apresentação
Perelman assinala que “essa argumentação, para ser eficaz, requer um acordo entre os interlocutores sobre os motivos de ação e sua hierarquização”. Exemplifica que se um jogador ganha sucessivas vezes no jogo de azar, torna-se menos verossímil que a causa de seu sucesso seja a sorte; a tendência é julgar que ele está trapaceando. Da mesma maneira, se não há contradição entre a fala de testemunhas, supõe-se que a causa de tal coincidência de explicações seja a veracidade de suas falas.
Tema da Apresentação
Relações causais entre dois eventos
Oposição concessiva
Oposição restritiva
Conectores concessivos: embora, apesar de, ainda que, etc.
Conectores adversativos: mas, porém, todavia, etc.
Estabelece nexo causal entre a conduta e o resultado de consequencias jurídicas
RELAÇÃO ENTRE TIPOS DE ARGUMENTO E SUAS FONTES 
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais