Buscar

prova discursiva de contabilidade publica

Prévia do material em texto

ELAINE APARECIDA DOS SANTOS - RU: 952929 
Nota: 94 
PROTOCOLO: 201509159529294770E9
Disciplina(s): 
Contabilidade Pública - Eletiva II
	Data de início: 
	15/09/2015 16:14 
	Prazo máximo entrega:
	15/09/2015 17:14 
	Data de entrega:
	15/09/2015 16:41 
Questão 1/3
Em relação à execução da receita, é possível avaliar se ocorreu excesso ou insuficiência de arrecadação, sendo: excesso quando a receita arrecadada é maior que a previsão inicial atualizada. Quando ocorre a INSUFICIÊNCIA DE ARRECADAÇÃO?
Nota: 33.3
	Ocorre a insuficiência de arrecadação quando a receitas previstas suplantam as receitas arrecadadas.
ASSUMPÇÃO; Márcio José. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Editora IBPEX, 2011, Capítulo 3, p.149.
 
Resposta: Quando as receitas previstas suplantam as receitas arrecadadas.
Questão 2/3
O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.
Em observância ao princípio da legalidade e de acordo com a perspectiva contábil, como é visto o orçamento?
Nota: 26.7
	Em observância ao princípio da legalidade, o orçamento no setor público tornar-se uma peça de planejamento, pois na perspectiva contábil vemos o orçamento como a previsão das receitas e a fixação das despesas a serem realizadas pelo Estado.
ASSUMPÇÃO; Márcio José. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Editora IBPEX, 2011, Capítulo 2, p.56
Resposta: É uma peça de planejamento como jurídico contábil, previsão das receitas e a fixação das despesas a serem realizadas pelo Estado. No aspecto jurídico é autorizado pelo Estado a cobrança de impostos.e as demais fontes de recursos que são as receitas orçamentárias e autoriza a realização das despesas por um certo período de tempo.
Questão 3/3
“As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. Contêm informações adicionais em relação à apresentada no corpo dessas demonstrações e oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens anteriormente divulgados, além de informações acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.”     (MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - PARTE V - http://www.tce.ro.gov.br/arquivos//Downloads/IEP-MCASP-19-08-12-22-00-19.pdf )
De acordo com os estudos realizados, que tipo de informações podem conter as notas explicativas? Cite pelo menos 2 (duas):
Nota: 33.3
	As informações que as notas explicativas podem conter são: mudanças de critérios de avaliação de estoques; critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis; fatos relevantes que afetaram os resultados da entidade; aplicação de normas contábeis e estimativas realizadas.
Resposta: mudanças critérios de avaliação de estoque
critérios utilizados de elaboração do demosntrativos contábil
fatos relevantes que afetaram os resultados da entidade
aplicação de normas contábeis
estimativas realizadas

Continue navegando