Buscar

EX. de 1º ao 5º Apol Pesquisa Operacional e Negocios Eletronicos

Prévia do material em texto

Questão 1/5
PESQUISA OPERACIONAL
A pesquisa operacional está presente em diversas áreas do conhecimento e é um instrumento muito útil para a tomada de decisões. Dentre várias situações nas quais a PO pode contribuir, podemos destacar algumas delas:
I problemas de otimização de recursos;
II problemas de localização;
III problemas de alocação de pessoas;
IV problemas de alocação de verbas de mídia.
São corretas as alternativas:
	
	A
	I, II e III, somente
	
	B
	I, e IV, somente
	
	C
	II, III e IV, somente
	
	D
	I, II, III e IV
Você acertou!
Iniciação a pesquisa operacional no ambiente de gestão - Barbosa, Marco Antonio / Zanardini, Ricardo Alexandre D. - Curitiba: Ibpex, 2010. página 13
Questão 2/5
De acordo com a definição da modalidade de relacionamento eletrônico que envolve agentes consumidores, clientes e empresa, assinale a alternativa correta;
	
	A
	Business-to-consumer.
	
	B
	Consumer-to-business.
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007.Página 64. Capítulo 2.
	
	C
	Business-to-business.
	
	D
	Business-to-government.
Questão 3/5
De acordo com a modalidade de relacionamento eletrônico na qual os dois agentes são empresas, assinale a resposta correta.
	
	A
	Business-to-government.
	
	B
	Government-to-citizen.
	
	C
	Business-to-business.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 65. Capítulo 2.
	
	D
	Business-to-employee.
Questão 4/5
PESQUISA OPERACIONAL
Assinale a alternativa correta.
A _____ é bastante utilizada como ferramenta nos processos de tomada de decisões para a resolução de problemas dos ambientes de negócio. Os principais instrumentos utilizados são oriundos dos conhecimentos de _____, _____ e _____.
A seqüência correta das palavras que completam as lacunas é:
	
	A
	solução, otimização, formulação e matemática
	
	B
	pesquisa operacional, variáveis, função objetivo, restrições
	
	C
	matemática, variáveis, função objetivo, restrições
	
	D
	pesquisa operacional, matemática, estatística, informática
Você acertou!
Iniciação a pesquisa operacional no ambiente de gestão - Barbosa, Marco Antonio / Zanardini, Ricardo Alexandre D. - Curitiba: Ibpex, 2010. página 13
Questão 5/5
PESQUISA OPERACIONAL
Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
A pesquisa operacional é uma ciência aplicada que oferece instrumentos para:
I Resolver problemas reais;
II Diminuir custos;
III Aumentar lucro;
IV Tomar decisões com base em dados e correlações quantitativos.
	
	A
	II e III, somente
	
	B
	I, II e III, somente
	
	C
	I, II e IV, somente
	
	D
	I, II, III e IV
Você acertou!
Iniciação a pesquisa operacional no ambiente de gestão - Barbosa, Marco Antonio / Zanardini, Ricardo Alexandre D. - Curitiba: Ibpex, 2010. página 13.
2?
Questão 1/5
Existem muitas definições para o Comercio eletrônico (CE), porém, Kalakota e Whinston apresentam quatro definições distintas, observadas por perspectivas diferenciadas. Quais são elas? 
I. Pela perspectiva de comunicações, o CE é a entrega de informações, produtos e serviços ou pagamentos por meio de linhas de telefone, redes de computadores ou qualquer outro meio eletrônico. 
II. Pela perspectiva de processo de negócios, o CE é a aplicação de tecnologia para automação de transações de negócio e fluxos de dados. 
III. Pela perspectiva de serviço, o CE é uma ferramenta que endereça o desejo das empresas, dos consumidores e da gerência para cortar custos de serviços, enquanto melhora a qualidade das mercadorias e aumenta a velocidade da entrega do serviço. 
IV. Pela perspectiva de comprar produtos na internet e em outros serviços off-line. 
Assinale a alternativa que contempla as proposições corretas.
	
	A
	Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 114. Capítulo 4.
	
	B
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
Questão 2/5
PESQUISA OPERACIONAL
Um software gratuito desenvolvido por Yih-Long Chang, é um pacote de ferramentas que objetiva servir de suporte para a tomada de decisões baseada em problemas de pesquisa operacional (PO). Sua primeira versão, intitulada Quatitative System for Business (QSB), era bastante abrangente, mas com uma interfae simples, baseada no ambiente DOS.
Analise as alternativas abaixo e marque a opção correta em relação a que software se refere a definação acima.
	
	A
	WinQSB
Você acertou!
Livro: Iniciação à Pesquisa Operacional no ambiente de gestão - pg. 66
	
	B
	Método Simplex
	
	C
	SSSP
	
	D
	R Commander
Questão 3/5
Existe uma modalidade de aplicação de comércio eletrônico que um comprador que deseja adquirir um produto ou serviço anuncia sua intenção de compra, os vendedores dão lances, e vence aquele que oferecer a menor oferta. 
Marque a alternativa correta que trata do assunto descrito nesta questão.
	
	A
	Vitrines eletrônicas.
	
	B
	Comparação de preços.
	
	C
	Leilão reverso.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 123 e 124. Capítulo 4.
	
	D
	Shopping on-line.
Questão 4/5
Em relação aos benefícios decorrentes da utilização dos CEs para organizações, conforme Turban, Rainer Junior e Potter, marque (V) para as Verdadeiras ou (F) para as Falsas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Amplia a abrangência da atuação da empresa nos mercados nacional e internacional, permitindo a ela atingir rapidamente um número maior de clientes ou nichos diferente s de mercados, melhores fornecedores e parceiros de negócios em todo o mundo. 
( ) Permite à empresa gerenciar toda a cadeia de suprimentos de forma eletrônica, melhorando a agilidade, a flexibilidade e a confiabilidade das informações e dos processos de negócios, reduzindo o volume de estoque, personalizando produtos e diminuindo custos. 
( ) Geralmente, os negócios eletrônicos permitem aos clientes adquirir produtos e serviços mais baratos, possibilitando também que façam comparações rápidas on-line. 
( ) Possibilita aos indivíduos trabalharem em casa, fazendo com que a deslocação seja menor, reduzindo, assim, o transito rodoviário e a poluição atmosférica.
	
	A
	F – V – V – F.
	
	B
	F – V – V – V.
	
	C
	V – V – F – F.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 115. Capítulo 4.
	
	D
	V – F – F – V.
Questão 5/5
Em relação às perspectivas de comércio eletrônico (CE), marque V para Verdadeiro ou F para Falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Pela perspectiva de comunicações, o CE é uma ferramenta que endereça o desejo de empresas, consumidores e chefias para corte de custos, melhoria da qualidade e aumento da velocidade da entrega do serviço. 
( ) Pela perspectiva de processo de negócio, o CE é a aplicação de tecnologia para a automação de transações de negócios e fluxo de dados. 
( ) Pela perspectiva on-line, o CE provê a capacidade de comprar e vender produtos e informações na internet e em outros serviços on-line. 
( ) Pela perspectiva de serviço, o CE é uma ferramenta que provê a capacidade de comprar e vender produtos e informações na internet em tempo real.
	
	A
	F – F – V – F.
	
	B
	V – V – V – F.
	
	C
	F – V – V – F.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 114. Capítulo4.
	
	D
	F – V – V – V.
3º Questão 1/5
São ferramentas de marketing que têm como objetivo atrair visitantes ao site para que o conheçam e talvez comprem produtos e/ou serviços. Quanto maior o número de visitantes, maior a probabilidade de realização de vendas.
Analise as alternativas e marque a que representa a definição acima.
	
	A
	Promoções
Você acertou!
Livro: Negócios Eletrônicos uma abordagem estratégica e gerencial - Cap. 7 - pg. 199
	
	B
	Afiliação
	
	C
	Marketing por e-mail
	
	D
	Marketing em ferramentas de busca
Questão 2/5
Todas as empresas querem fidelidade por parte dos clientes, mas esses é um processo que se constrói aos poucos. Existem muitos instrumentos de marketing que permitem ampliar a visibilidade da empresa na internet, como os banners, por exemplo.
Analise as alternativas abaixo e assinale a correta sobre a definição dos banners.
	
	A
	Os banners são pequenos quadros de avisos que contêm, geralmente, elementos gráficos e uma mensagem publicitária. Podem ser usados no próprio site da empresa para promover determinados produtos ou podem seer inseridos em sites de terceiros.
Você acertou!
Livro: Negócios Eletrônicos uma abordagem estratégica e gerencial - Cap. 7 - pg. 196
	
	B
	Os banners podem ser uma ferramenta barata e eficaz para atingir clientes atuais e potenciais. No entanto, o uso desse instrumento deve ser bem planejado, ajustando-se à identidade da empresa e ao perfil dos clientes ou dos segmentos de clientes.
	
	C
	Os banners são ferramentas de marketing que têm como objetivo atrair visitantes ao site para que o conheçam e talvez comprem produtos e/ou serviços. 
	
	D
	Os banners em ferramentas de busca são um conjunto de métodos que tem como intuito aumentar a visisbilidade de um site nos resultados dos sites de busca.
Questão 3/5
PESQUISA OPERACIONAL
Problemas de transporte consistem em um caso particular de um problema de programação linear. Devido às suas características, métodos próprios foram desenvolvidos. Dentre eles, podemos destacar
( ) Método do caixeiro viajante
( ) Método de Vogel
( ) Método do canto noroeste
A seqüência correta de V e F que preenche as lacunas acima é:
	
	A
	V, V, V
	
	B
	F, F, F
	
	C
	V, V, F
	
	D
	F, V, V
Método do custo mínimo;
Método de Vogel;
Método do canto noroeste;
Iniciação a pesquisa operacional no ambiente de gestão - Barbosa, Marco Antonio / Zanardini, Ricardo Alexandre D. - Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 5. Página 76.
Questão 4/5
O sucesso de um negócio eletrônico depende de muitos fatores, não basta à empresa ter um site bem estruturado, com um design atraente e com as melhores tecnologias.
Análise as alternativas abaixo e marque a que corresponde a uma pesquisa de marketing na internet.
	
	A
	A pesquisa de marketing é uma ds formas de obter informações mais precisas sobre os clientes. Com um material bem projetado nessa área e com uma análise profunda dos dados, as organizações podem identificar o perfil dos seus clientes, segmentá-los, se necessário, e identificar os fatores que eles mais valorizam na relação com as empresas.
Você acertou!
Livro: Negócios Eletrônicos uma abordagem estratégica e gerencial - Cap. 7 - pg. 194
	
	B
	A pesquisa de marketing é uma ferramenta barata e eficaz para atingir clientes atuais e potenciais, mas o uso dessa ferramenta deve ser bem planejada, ajustando-se à identidade da empresa e ao perfil dos clientes ou dos segmentos de clientes.
	
	C
	A pesquisa de marketing tem como objetivo atrair visitantes ao site para que conheçam e talvez comprem, pois quanto maior o número de clientes visitando a página, maior a probabilidade de vendas.
	
	D
	A pesquisa de marketing é uma ferramenta de busca com um conjunto de métodos que tem como intuito aumentar a visibilidade de um site aumentando seus resultados em vendas.
Questão 5/5
A pesquisa de marketing é uma das formas de obter informações mais precisas sobre os clientes, utilizando-se formulários on-line em um site ou por e-mail. O e-mail é uma ferramenta barata e eficaz para atingir clientes. Assinale a alternativa correta que descreve como deve ser o nível de personificação do e-mail.
	
	A
	Os e-mails, para os grupos que já são clientes da empresa, podem conter o nome deles, oferecer as linhas de produtos que os clientes costumam comprar e apresentar descontos especiais.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 195. Capitulo 7.
	
	B
	Os e-mails podem ser informais, por se tratarem de clientes já conhecidos. Não há necessidade de conter dados específicos.
	
	C
	Os e-mails podem ser informais com ausência de dados, para que o cliente retorne o mesmo solicitando maiores informações.
	
	D
	Os e-mails podem ter informações em excesso como dados a respeito de outros clientes, com citações de preços de concorrentes para melhorar a venda
4º Questão 1/5
Em uma agregação b-web, uma empresa lidera hierarquicamente, posicionando-se como intermediário agregador de valor entre produtores e consumidores. Quais são as principais características notadas nas agregações? 
Analise os itens a seguir.
I. Seleção. 
II. Organização. 
III. Coordenação. 
IV Comprometimento. 
Assinale a alternativa que contempla a seleção correta das proposições.
	
	A
	Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 90 e 91. Capítulo 3.
	
	B
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I e III estão corretas.
Questão 2/5
As alianças apresentam-se de muitas formas e oferecem diferentes benefícios. É possível identificar algumas características das alianças b-webs, como: 
I. as comunidades sociais promovem a sociabilidade em si. 
II. as alianças de discussão se concentram em questões tópicas em torno de uma proposta de valor para os participantes que combina o aprendizado com a interação social, aumentando, assim, a aderência desse formato. 
III. nas alianças de ajuda os participantes trocam conselhos e experiências, ajudando uns aos outros a solucionar problemas em todas as esferas. 
IV. as regras e sua definição devem ser mantidas em segredo. 
Assinale a alternativa que contempla as proposições corretas.
	
	A
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 100. Capítulo 3.
Questão 3/5
Um veículo, após uma longa viagem, chegou ao perímetro urbano da cidade onde deverá fazer uma entrega. Nesse exato instante o veículo encontra-se parado no ponto A. Observe na figura abaixo que há diferentes trajetos possíveis para que o motorista chegue ao destino que está localizado no mapa pelo ponto H. 
Considerando os sentidos de cada rua bem como as distâncias entre os cruzamentos, determine todos os trajetos possíveis entre os pontos A e H, sem que o motorista passe duas vezes pelo mesmo local, e a distância total de cada trajeto. 
Em seguida, determine qual é o trajeto mais curto entre os pontos A e H, o qual será adotado pelo motorista do caminhão e dentre as opções abaixo marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
	
	A
	A - C - F - G - H
	
	B
	A - C - D - G - H
	
	C
	A - D  - G - H
Você acertou!
Aula 5 - Tema 1: Problemas de Caminho Mínimo, pg. 4
	
	D
	A - B - E - H
Questão 4/5
As alianças b-webs apresentam crescentes retornos e efeitos de rede. Quando distribuídoseficazmente, como na aliança que permitiu o desenvolvimento do Linux, os efeitos de rede ligam em sinergia todas as três formas de capital digital: capital de relacionamento multidirecional, capital humano cruzado de b-web e conhecimento e processos interligados em rede do capital estrutural. Um dos fatores críticos a serem observados nas alianças são as tecnologias de relações sociais. Tapscott, Ticoll e Lowy destacam as seguintes considerações nesse sentido: 
I. Os interesses pessoais dos participantes devem estar alinhados. 
II. O poder deve ser compartilhado entre os participantes para destacar a credibilidade da liderança. 
III. O mérito e o reconhecimento devem ser conferidos com base na qualidade das contribuições e não no currículo dos participantes. 
IV. As interações devem ser inativas, aceitando a inovação dinâmica e descontínua. 
Assinale a alternativa que contempla a seleção correta das proposições.?
	
	A
	Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 99. Capítulo 3.
	
	B
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
Questão 5/5
As b-webs se originam de negócios, possuem lideres identificáveis e oferecem desafios e oportunidades para todos os negócios. O capital digital, por sua vez, resulta da interação em rede de três tipos de ativos do conhecimento: capital humano (o conhecimento das pessoas), capital cliente (pessoas que você conhece e pessoas que conhecem e valorizam você) e capital estrutural (como o seu conhecimento está inserido nos seus processos e sistemas de negócios). 
 Analise as proposições a seguir e assinale as que se referem as características das b-webs e, em seguida, escolha a alternativa correta. 
I. Utilizam a infraestrutura da internet para comunicações e transações comerciais. 
II. Oferecem uma nova proposta de valor exclusiva, que torna obsoleto o antigo modo de fazer as coisas. 
III. Seus participantes cooperam e competem uns com os outros (“coopetição”). 
IV. As regras e os padrões são assumidos por todos os seus componentes.
	
	A
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Todas as proposições estão corretas.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 86. Capítulo 3.
	
	C
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
5º Questão 1/5
Assinale a alternativa correta que corresponde ao processo de transformação da informação para torná-la indecifrável, exceto para quem tenha uma chave secreta autorizada.
	
	A
	Criptografia.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 214. Capítulo 8.
	
	B
	Vírus.
	
	C
	Telegrafia.
	
	D
	Logaritmos.
Questão 2/5
Assinale a resposta correta. São considerados as maiores e mais perigosas ameaças à segurança da internet. Trata-se de programas maliciosos desenvolvidos para causar danos de vários tipos em um computador, como afetar a integridade dos dados por meio da remoção ou da alteração parcial ou total de arquivos, prejudicar o desempenho de um computador ou de uma rede. Qual o nome desses programas?
	
	A
	Denials.
	
	B
	Vírus.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 211. Capítulo 8.
	
	C
	Hackers.
	
	D
	Criptografias.
Questão 3/5
PESQUISA OPERACIONAL
É uma técnica de criar ou recriar situações reais através de técnicas matemáticas adequadas. Também é um processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação.
Assinale a alternativa correta que indica de qual assunto é tratado no texto acima.
	
	A
	Teoria das filas
	
	B
	Inteligência Computacional
	
	C
	Teoria dos Jogos
	
	D
	Simulação
Você acertou!
Aula 6 - Tema 2, pg. 2
Questão 4/5
PESQUISA OPERACIONAL 
Assinale a alternativa correta:
Como você pode notar, praticamente tudo o que estudamos até aqui envolve, além dos conhecimentos matemáticos necessários, o uso de computadores.
É importante ressaltar que esse avanço tecnológico faz com que a resolução de problemas complexos seja feita de um modo mais rápido e eficiente. E que atualmente as pesquisas científicas estão cada vez mais focadas em criar sistemas inteligentes e mais próximos da forma humana de pensar e de tomar decisões. São sistemas inspirados na natureza que tentam, cada vez mais, aprimorar formas de aprendizagem, raciocínio e percepção.
Esse campo em constante evolução é o que chamamos de:
	
	A
	Teoria dos Jogos
	
	B
	Inteligência Computacional
Você acertou!
Aula 6 - Tema 3 pg. 2
	
	C
	Simulação
	
	D
	Teoria das filas
Questão 5/5
Marque a alternativa CORRETA.
Programas que podem ser instalados nos computadores sem o conhecimento das pessoas, com o propósito de recolher dados sobre os usuários, seus hábitos e costumes na internet. Igualmente, sem a ciência e o consentimento dessas pessoas, essas informações são repassadas a uma entidade externa na internet. 
Assinale a alternativa que corresponde a esses programas.
	
	A
	Denials.
	
	B
	Vírus.
	
	C
	Worms.
	
	D
	Spywares.
Você acertou!
COSTA, GILBERTO CÉZAR GUTIERREZ. Negócios Eletrônicos: uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007. Página 212. Capítulo 8.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes