Buscar

Semana 07 - Empresarial III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SEMANA 07:
CASO CONCRETO:
Ao receber uma letra de câmbio por endosso, Augusto exigiu de Bernardo um avalista, mesmo a letra já aceita e com a assinatura do sacador e de mais três endossantes. Assim, Bernardo conseguiu com seu pai o aval, porém este não indicou que Bernardo seria seu avalizado e o fez na modalidade parcial.
Indaga-se:
Determine a responsabilidade do avalista nesse título.
O aval é o ato cambiário pelo qual uma pessoa (avalista) se compromete a pagar título de crédito, nas mesmas condições que um devedor desse título (avalizado).
Como o avalizado não é identificado, reputa-se aval em branco. No caso da letra de câmbio, o avalizado no aval em branco é o sacador. (Art. 31 LUG)
(Extraído do Livro Curso de Direito Comercial, Fabio Ulhoa Coelho, SARAIVA, págs. 484, 486 e 487)
É possível a modalidade parcial do aval?
Sim, O pagamento de uma letra pode ser no todo ou em parte garantido por aval. Esta garantia é dada por um terceiro ou mesmo por um signatário da letra. (Art. 30 da Lei Uniforme de Genebra.)
QUESTÃO OBJETIVA:
O aval:
D) é uma garantia de pagamento. ART.30 DA LUG.
TJ-SP - Apelação APL 00054038720128260176 SP 0005403-87.2012.8.26.0176 (TJ-SP)
Data de publicação: 31/01/2014
Ementa: Recurso de Apelação. Embargos à execução de letra de câmbio fundada em contrato de "factoring". Fiador que é parte legítima para figurar como coexecutado. Contrato que não condiciona a eficácia da fiança à anuência do fiador aos aditamentos. Prescrição. Inocorrência. Ação declaratória de nulidade que interrompeu a prescrição. Artigo 202 , I , CC , artigo 204 , § 3º e artigo 585 , § 1º , CPC . Entendimento do STJ no mesmo sentido. Aval e fiança que são garantias diversas. Falta de aval na letra de câmbio que não produz efeitos sobre o fiador. Recurso desprovido.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes