Buscar

O Discurso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Discurso
A Análise do discurso é a área que pesquisa o Discurso propriamente dito. O qual é etmologicamente pode ser traduzido em ‘’percurso’’, ou seja, é a prática da linguaguem. Analisa-se o homem em suas falas. Compreender a lingua de modo que faça sentido ser dita, enquanto simbologia. Faz parte da própria origem e essência do homem e de sua história, nos comunicarmos e nos entendermos.
A Análise de Discurso entende a linguagem como um meio mister de formar a se tornar um liame entre o homem e a realidade em que ele está situado. De modo a definir-se que a Análise de Discurso não estuda ou observa a linguagem no âmbito abstrado, mas sim a linguagem refletida no cotidiano, de forma pragmática.
Além disso a Análise do Discurso reflete a meneira que a ideologia se manifesta na língua e como a língua se manifesta na ideologia.
Essa relação se comprementa com o fato de que, como dizia M. Pêcheux (1975), não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia: o indivíduo é interpelado em sujeito pela ideologia e é assim que a lingua faz sentido. Pag. 17; Analise de Discurso, P. Orlandi
Estudos Preliminares
Apesar da Análise de Discurso ter sugiro nos anos 60, o estudo que faz jus à ela é representado de forma pouco sistemática em “N” épocas, com “N” perspectivas. De forma ilustrativa haviam os Sofistas da Antiguidade em seus estudos sobre a retórica, o M. Bréal, no século XIX, com a semântica-histórica. Todas essas correntes filosóficas e de pesquisa não são consideradas Análise de Discurso, porém exerceram um papel importante e serviram de pilar para tal.
Ainda falando de precursores , uma forma bem sucedida de análise foi do estruturalista norte-americano Z. Harris, 1950. Em seu médoto, denominado Distribucional, ele conseguia livrar a análise do texto do viés conteudista, reduzindo o texto a uma frase longa.
Outro método de pre-análise-discural é o Estruturalista do europeu M. A. K. Halliday, no qual consistia no tratamento do texto como unidade semântica. Ele não constituia-se de sentença, mas sim era realizada por ela, invertendo o pensamento linguístico. Ademais o método estruturalista não fazia uso em seus estudos da forma material, da importância ideológica, e estancava puramente na descrição.
Correntes Teóricas da Análise de Discurso
A Análise de discurso é fortemente fundamentava por três pilares disciplinares: a Linguística, o Marxismo e a Psicanálise.
A Linguística é de suma importância para a Análise de Discurso, pois a primeira tem como objeto próprio, a língua. Já o Marxismo, com sua teoria materialista histórica, ajuda a compreender a homem como formador de história de modo ele não lhe seja transparente, ou seja, a língua arraigada pela história produz o sentido, cerne da análise de Discurso. Por fim nos resta a contribuição pscicanalítica, que constitui na relação simbólica que existe entre o homem e sua própria história. Na Análise todas se correlacionam e se questionam, numa espécie de interdiciplinaridade, nenhum saber é puro, mas todos se envolvem para que seja sintetizado um pensamento mais homogêneo. 
Desse modo, - a Análise Discursiva – interroga a Linguísticapela Historicidade que ela deixa de lado, questiona o Materialismo perguntando pelo simbólico e se demarca da Psicanálise pelo modocomo, considerando a historicidade, trabalha a ideologia como materialmente relacionada ao inconsciente sem ser absorvida por ele. Pag 20 Analise de Discurso, P. Orlandi

Outros materiais