Buscar

Estudo Dirigido para prova 2VA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal – Área de Bioquímica e Biofísica
Estudo Dirigido de Bioquímica – Prof. Marcos Correia
Biosssíntese de ácidos graxos
Veja qual o precursor dos ácidos graxos, a sua origem (que via pode fornecê-lo e de que forma).
Em que local na célula ocorre a síntese dos ácidos graxos nos procariontes e nos eucariontes.
Procure entender o papel do malonil CoA na síntese dos ácidos graxos.
Veja qual a relação tem o ciclo do ácido cítrico com a síntese dos ácidos graxos.
Procure entender o que é o complexo acil graxo-sintetase, de que é composto, grupos prostéticos e componentes enzimáticos; procure entender as diferenças
entre os organismo procariontes e eu cariontes para esse complexo enzimático.
Procure entender onde se dá o consumo de ATP e como se dá a regulação da
síntese dos ácidos graxos em nível energético e em nível enzimático.
Verifique como se dá o alongamento e dessaturação dos ácidos graxos a partir do ácido palmítico (palmitoil CoA), de 16 carbonos.
Biossíntese do colesterol
Veja onde ocorre, em nível celular, a síntese do colesterol.
Veja qual o precursor inicial na síntese do colesterol.
Verifique como se dá o consumo energético (de ATP) na síntese do colesterol.
Procure entender a relação entre a via da síntese do colesterol e síntese dos terpenos.
Como se dá a regulação da síntese do colesterol, e em que níveis estas ocorrem (nível de regulação genético, nivel de regulação enzimático e nível deconcentração enzimática); procure entender o papel das enzimas tiolase e hidroximetilglutaril-redutase (HMG-redutase).
Procure entender por que a regulação da síntese do colesterol não se dá por retroinibição e qual a influência da localização da síntese sobre esse processo.
Biossíntese das proteínas
Ver, no processo de ativação dos aminoácidos, o papel da aminoacil-tRNA- sintase, a importância da conformação do tRNA e a especificidade desta enzima para a fidelidade da síntese protéica.
Verificar o processo de iniciação da cadeia polipeptídica: a importância dos fatores de iniciação; importância do códon de iniciação; a importância da subunidade 30S; procurar ver como se situam os códons dentro do ribossomo após concluída a etapa de iniciação.
Como agem os fatores de iniciação e a importância do GTP nesse processo.
Procurar entender como, após concluída a etapa de iniciação, como são adicionados os aminoácidos seguintes, determinados pela código genético; entender como atuam os fatores de alongamento (EF ou EF-Tu em E. coli) no processo de alongamento da cadeia; a importância do GTP como fator controlador do processo.
Entender como a peptidil-transferase realiza a formação da ligação peptídica, promovendo o crescimento da cadeia.
Após o a transferência do grupamento peptidil para um aminoácido recem adicionado à cadeia, o ribossomo é deslocado em um códon. Procure entender como ocorre esse processo, conhecido como translocação, e a importância do fator de translocação (EF-G), como este atua, o papel do GTP como fator controlador do processo.
Procure entender o processo de terminação da síntese protéica: verifique o papel de dos códons de termiação; como atuam os fatores de terminação (RF1, RF2 e RF3) no processo de terminação e como é induzia a hidrólise da ligação peptidil-tRNA para a liberação da cadeia peptídica.
Os fatores: FI2 (de iniciação), EF-Tu (de alongamento), EF-G (de translocação) e RF3 (de liberação) são denominados genericamente de proteínas G. Explique o motivo dessa denominação.
Explique o que são: sequência sinalizadora, p SRP (partícula reconhecedora de sinal), receptor de SRP e receptor de ribossomo, e sua participação no endereçamento das proteínas na célula eucarionte.

Outros materiais