Buscar

Resumo do trabalho de empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO
No início do ano de 2015, Daniel Vargas, doutor em direito pela Universidade de Harvard, junto com a sua equipe iniciaram uma pesquisa profunda com diversos empresários bem-sucedidos, empreendedores e pesquisadores para melhor compreensão do empreendedorismo no Brasil. Após muitas pesquisas, Vargas chegou à seguinte conclusão, para que haja crescimento econômico no Brasil é preciso cessar os obstáculos ao capital de risco e dar início a empresas de ponta.
O Brasil se desenvolveu através de commodities internas, porém as empresas pequenas vivem na informalidade e ilegalidade, já as médias e grandes não conseguem desenvolver uma tecnologia de ponta adequada, a maneira mais adequada seria a economia colocar o empreendedorismo e a inovação como metas prioritárias. 
Em meio à proposta de apoio à inovação e ao empreendedorismo o Estado pode agir como um agente empreendedor por meio de seu regime de compras, adquirindo o que não existe, estimulando a criatividade do mercado, aquecendo a economia.
O empreendedorismo no caso das empresas novas ou mais antigas torna-se o fator primordial, fazendo com que os negócios sobrevivam e prosperem num ambiente econômico e de mudanças culturais, sociais ou geográficos. 
Faz Parte das características da ação empreendedora em todas as suas etapas, ou seja, criar algo novo mediante a visualização de uma oportunidade, dedicação e persistência na atividade que se propõe a fazer para alcançar os objetivos pretendidos e ousadia para assumir riscos que deverão ser calculados. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro das organizações, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado.
A economia brasileira precisa despertar o interesse nos jovens universitários em empreender, dando acesso ao crédito e as novas tecnologias. Infelizmente, não há nenhuma universidade de porte mundial, porém uma das alternativas seria implantar o endowment, financiar projetos sem a necessidade do financiamento público convencional.
É preciso conceder recursos para as médias empresas, assim como é concedido às empresas de pequeno e grande porte. Além disso, a interferência do Estado seria fundamental em determinar os limites do risco do negócio, para que seja viável e atrativo para o empreendedor investir o seu capital em determinado negócio, sem o risco de perder tudo e ainda ter os seus bens penhorados, desfazendo assim todos os obstáculos existentes.
Alcançar metas e aproveitar as oportunidades, sem medo de errar, com uma visão estratégica e inovadora para o futuro, multiplicando os recursos em favor próprio e da sociedade são as condições comportamentais de um bom empreendedor.
A disciplina de empreendedorismo deveria ser incluida em todos os cursos de graduação com o objetivo de aguçar a criatividade e o espírito empreendedor dos alunos. No mundo em que vivemos está em constantes mudanças, o empreendedor precisa acompanhar a tecnologia, observando sempre os concorrentes e o ambiente, sempre aprimorando, sem ter medo de arriscar e enfrentar riscos, para alcançar novos horizontes.
FICHAMENTO DO ARTIGO
PRINCIPAIS IDEIAS DO ARTIGO (CONCEITOS)
 	O empreendedorismo é voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial) e tem sua origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
Uma série de características é necessária para um empreendedor montar um negócio de sucesso. Alguns nascem com o dom, outros são influenciados pelo meio em que vivem. É indispensável que o empreendedor desenvolva um perfil de liderança, criatividade, desejo de aprendizado, agir por conta própria, visão, integridade, pois ele é o maior responsável em colocar em prática as inovações e procedimentos desejados e estimular a sua equipe a chegar aos resultados desejados.
Muito se confundi o empreendedor com o administrador. O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vista antes. Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor é um administrador. 
Hoje em dia falar de empreendedorismo está sendo uns dos assusntos mais comuns entre as sociedades, ainda sim gerando várias definições, mesmo tendo pouco tempo no Brasil o empreendedor vem crescendo com várias ações.
Uma boa característica, além de uma boa idéia, é preciso entender o mercado e manter atualizado, para que haja possibilidade de crescimento.
O que move o administrador é o dinheiro, já o empreendedor é a paixão por aquilo que faz. A ligação entre o mundo empresarial e o acadêmico pode ser a chave para a inovação e desenvolvimento tecnológico no país.
O empreendedorismo é a melhor arma para o desemprego no país. O governo precisa dar recursos às pessoas para estimular o espírito empreendedor que existe em cada um, sem que haja o medo de correr risco e lutar por suas ideias. 
CONTRIBUIÇÕES PARA SEU APRENDIZADO COMO EMPREENDEDOR
 O empreendedorismo é algo que a gente ensina, para ajudar a desenvolver na cabeça das pessoas o desejo de criar algo novo, de lançar um serviço novo, de fazer algo diferente do que as pessoas vêm fazendo, em boa parte a pessoa já nasce com esse impulso empreendedor mesmo pessoas que não tiveram formação especial. Na verdade, cada empreendedor tem características especificas: o desejo de fazer as coisas diferentes, inovar, é o que caracteriza o espírito empreendedor. Você pratica o empreendedorismo sendo uma pessoa que não se restringe a fazer o trabalho do dia-a-dia, e que está o tempo todo observando o que acontece ao seu redor, nos outros departamentos, nas outras áreas, no produto, na tomada de decisões, enfim, ela acaba percebendo tudo isso e sabe que pode tentar interferir e melhorar o seu ambiente.
O empreendedor se preocupa com a qualidade do seu serviço, a fim de atingir o seu objetivo, indo além para alcançar um futuro promissor. O empreendedor faz um planejamento para cumprir suas atividades planejadas, o administrador, por exemplo, fiscaliza, organiza e cuida do patrimônio organizacional, diferente do empreendedor.
	 “Empreender é gostar de encrenca. Sair na chuva e se molhar, ajoelhar e rezar.” (Wellington Nogueira, Doutores da Alegria).
INDEXAÇÃO DO ARTIGO
O empreendedor deve procurar problemas existentes e solucioná-los com ideias novas. A prática do empreendedorismo convive com a falência de muitas organizações em decorrência dos baixos níveis de educação e a falta de recursos dos empresários para utilizarem ferramentas convencionais capazes de profissionalizar suas atividades.
A administração de negócios nesse ambiente precisa de características e comportamentos de indivíduos que consigam lidar com adversidades e identificar oportunidades mesmo com a turbulência do mercado. O centro do poder associa-se com a política, gerando burocracias difíceis de serem colocadas em prática ao mesmo tempo em que se alcança o sucesso nos negócios, mas os empreendedores têm encontrado formas de conciliar tal cenário, a partir do próprio conhecimento, gerando inovações que podem mudar o rumo da história.
No Brasil essa mudança tem acontecido lentamente, mas estamos na direção certa para o crescimento do empreendedorismo em nosso país. O importante é não deixar que se perda o foco. Muitas são as oportunidades, basta somente aproveitarmos o momento e nos tornarmos os agentes dessa transformação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes