Buscar

simulado de diagnostico por imagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202298000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A concepção ou idealização de um aparelho para diagnóstico médico é resultante de um intenso trabalho de pesquisa que congrega: físicos, matemáticos, engenheiros, técnicos e médicos. Competências e habilidades em correlacionar o conhecimento tecnológico com o conhecimento da Medicina será uma habilidade que cientistas deverão demonstrar para que certo método de diagnóstico por imagem possa, ao mesmo tempo, alcançar seus objetivos na conclusão dos seus resultados, ser seguro e exequivel quando aplicado na população. Por isso mesmo, acaba que alguns métodos podem ser mais ou menos ricos em certas características, quando entre eles vierem a ser comparados. Se considerarmos o que aqui está sendo dito, poderemos afirmar, por exemplo, que um dos métodos complementares de diagnóstico apresenta como plano de corte fundamental, o plano de corte transversal, reconhecido como corte axial. De forma direta poderá fornecer este corte ( o axial ) e o corte coronal da cabeça, entretanto, os cortes sagitais serão fruto das reconstruções processadas pelos recursos tecnológicos. Considerando o proposto, aponte, dentre as opções abaixo dispostas, para aquela que apresenta o método que está vinculado ao referido no texto.
		
	
	desitometria óssea.
	
	ressonância magnética.
	 
	tomografia computadorizada.
	
	radiologia convencional.
	
	utrassonografia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202766849)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Rx de tórax, um grande pneumotórax não drenado unilateral, uma pneumonia de lobo médio e uma atelectasia em um hemitórax podem provocar, respectivamente:
		
	 
	desvio do mediastino para o lado oposto, ausência de desvios e atração das estruturas vizinhas para o lado acometido.
	
	desvio do mediastino para o mesmo lado da lesão, desvio da área cardíaca para esquerda e desvio do mediastino para o lado oposto.
	
	ausência de desvios das estruturas, desvio da área cardíaca e desvio para o lado oposto ao da lesão.
	
	atração das estruturas vizinhas para o lado acometido, elevação da hemicúpula diafragmática direita e desvio do mediastino para o mesmo lado da lesão.
	
	desvio do mediastino para o lado oposto, ausência de desvios e desvio do mediastino para o lado oposto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202296404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você é fisioterapeuta em uma Unidade de Terapia Intensiva e, neste momento, está prestando cuidado respiratório a um paciente grave em uso de prótese ventilatória. No exato momento do cuidado, o técnico de radiologia começa a adquirir uma imagem radiográfica do abdome do mesmo paciente. Considerando o exposto e valorizando as Propriedades dos Raios X, aponte dentre as opções abaixo, a necessária atitude coerente a ser tomada por você, evitando atrasos na abordagem radiológica, urgentemente necessária no caso em questão.
		
	
	solicitar ao técnico rapidez na abordagem radiográfica para evitar danos à sua saúde.
	 
	utilizar protetores radiológicos constituídos de chumbo para proteger-se da radiação espalhada.
	
	mesmo reconhecendo as propriedades dos raios x, continuar a sua atividade sem qualquer outra preocupação, uma vez que o sítio radiografado é o abdome e você está abordando o tórax.
	
	passar a prestar o cuidado colocando-se acima da cabeça do paciente, no intuito de ajudar o técnico, dar segurança ao paciente e proteger sua saúde
	
	continuar a sua atividade sem qualquer outra preocupação, uma vez que a saúde do paciente está em jogo e, neste momento, somente ela deve ser valorizada.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202290944)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A incidência radiológica de RX de tórax realizadas na terapia intensiva é chamada:
		
	
	PA.
	 
	AP.
	
	Oblíqua.
	
	Perfil.
	
	Axial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202434715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ionização do raio x pode provocar alterações a curto ou longo prazo no ser humano. Os danos causados pela radiação são acumulativos nos tecidos envolvidos ou gerar problemas genéticos. Baseado nesta informação, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os efeitos a longo prazo são causados por grandes exposições em curtos espaços de tempo ou pequenas quantidades de radiação num longo período de tempo.
	
	Quanto mais jovens as células e quanto mais não-diferenciadas, mais sensível à radiação.
	
	Os efeitos somáticos podem ser exemplificadas como radiodermites, Câncer, cataratas, leucemia ou malformações.
	 
	Os efeitos do raio X não tem caráter nocivo e não há necessidade de utilização de proteção dos profissionais e pacientes expostos.
	
	Os efeitos a curto prazo podem ser observados em horas, dias ou semanas, produzido por uma grande quantidade de radiação em grandes áreas corporais.

Outros materiais