ATIVIDADE 1 IED
2 pág.

ATIVIDADE 1 IED

Disciplina:Introdução ao Direito I79.035 materiais492.448 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ATIVIDADE IED CAPITULO 1

1. Analise o significado da palavra direito colocada entre parênteses em cada uma das frases a seguir e, depois, aponte a opção CORRETA:
I - O direito brasileiro não permite a pena de trabalhos forçados. (lei)
II - O Estado tem o direito de julgar os criminosos. (faculdade/poder)
III- É direito que todos sejam iguais perante a lei. (justo)
IV- Ananias é especialista em direito. (ciência)
(A) Todas as opções estão erradas.
(B) Todas as opções estão corretas.
(C) Somente a primeira opção está correta.
(D) Somente duas opções estão corretas.
(E) Somente uma opção está correta.
Resposta (B)
2. Não existe vida em sociedade sem direito. Nesta afirmativa o vocábulo DIREITO significa:
(A) Ciência
(B) Poder
(C) Norma
(D) Faculdade de agir
(E) Fato social
Resposta (E)
3. Marque, dentre as opções que se seguem, a única proposição verdadeira, tendo como referência os conceitos de Direito e Moral.
(A) O Direito tem um campo de ação mais amplo que a moral.
(B) O Direito se interessa apenas pela ação exterior do ser humano, enquanto a
Moral está relacionada com o foro íntimo do indivíduo.
(C) A Moral, geralmente, estabelece sanções mais concretas e imediatas.
(D) A Moral sempre influenciou a criação das normas de Direito.
(E) Ambos, Moral e Direito são autônomos.
Resposta (B)
4. Leia as assertivas:
I - \u201cO Direito não é o único instrumento responsável pela harmonia da vida social\u201d. (Paulo Nader)
II - O conflito por vezes é inevitável, e necessário se faz solucioná-lo. E aí está outra função social do direito: compor conflitos.
III - A Filosofia do Direito estuda o direito, o fenômeno jurídico, como um fato social, decorrente das relações sociais.
IV - A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo \u2013 o dever ser.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
(A) Todas as opções estão corretas.
(B) Somente a primeira opção está correta.
(C) Somente as opções I, II e IV estão corretas.
(D) Somente as opções III e IV estão corretas.
(E) Todas as opções estão erradas.
Resposta (A)

5. Verifique no dicionário jurídico, quais são os conceitos de direito encontrados. Transcreva-os, indicando as fontes consultadas. Exemplifique a diferença entre o senso comum e um conceito científico sobre o Direito.

Resposta:
Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei. É ainda uma regalia, um privilégio, uma prerrogativa.
A ciência do direito é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. É uma disciplina que transmite aos estudantes de direito um conjunto de conhecimentos relacionados com as normas jurídicas determinadas por cada país. Para alguns autores, é um sinal de organização de uma determinada sociedade, porque indica a recepção de valores e aponta para a dignidade do ser humano.
Fonte de pesquisa: http://www.significados.com.br/direito/ - livro didático Estácio
A faculdade legal de praticar ou não um determinado ato é designada por (direito subjetivo). Neste caso, o direito se refere ao poder que pertence a um sujeito ou grupo. Por exemplo, o direito de receber aquilo pelo qual se pagou.
O direito como conjunto de normas também se divide em positivo ou natural. O direito positivo são as normas criadas e postas em vigor pelo Estado; o direito natural são as normas derivadas da natureza, ou seja, são as leis naturais que orientam o comportamento humano, os direitos fundamentais.
Direito civil
Direito civil é o conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada concernentes às pessoas, aos bens e às suas relações.
Direito penal
Direito penal é o complexo de preceitos legais que definem os crimes, determinam as penas e as medidas de segurança aplicáveis aos infratores.
Direito do trabalho
Direito de trabalho é o conjunto de normas que regem as relações de trabalho entre empregados e empregadores, bem como dos direitos resultantes das condições jurídicas dos trabalhadores.
Direito administrativo
Direito administrativo é o conjunto de normas e princípios que presidem à organização e funcionamento dos serviços públicos.
Direito constitucional
Direito constitucional é o conjunto de normas e princípios fundamentais que regulam a organização política do Estado, forma de governo, atribuições e funcionamento dos poderes políticos, seus limites e relações, os direitos individuais e a intervenção estatal na esfera social, econômica, ética e intelectual.
Direito processual
Direito processual é o conjunto de leis que estabelecem a forma pela qual se devem fazer valer os direitos; conjunto de leis reguladoras dos atos judiciários.
Exemplifique a diferença entre o senso comum e um conceito científico sobre o Direito.

Exemplo: O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. 

Conceito de Direito: A Ciência do Direito se preocupa com a normatividade do direito positivo \u2014 o DEVER SER.
A Ciência do Direito, também chamada de Dogmática Jurídica estuda a norma jurídica e sua aplicação aos casos particulares, como foi concebida e equacionada pelo legislador, em determinada sociedade, e as questões referentes à sua interpretação e aplicação, tal como ela está historicamente realizada. O cientista do Direito (jurista) interpreta e aplica a norma jurídica, excluindo qualquer elemento não jurídico. O que interessa é a vigência das leis.

6. Agora, com base nas experiências e conhecimentos até aqui adquiridos, para você, o que é o direito?

Resposta:
A palavra direito traz em si uma infinidade de significados.
O Direito é uma instituição fundamental para a manutenção da sociedade e do ser humano em seu convívio social. O direito é um fenômeno que afeta todos os aspectos da vida humana. Há uma relação entre Direito e Moral que se modificou ao longo da história. O Direito é um instrumento de controle social e de realização da justiça e do respeito aos direitos humanos.

Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei. É ainda uma regalia, um privilégio, uma prerrogativa.

Controle social. Prevenção e composição de conflitos de interesses. Promoção de ordem e segurança. Resolução dos conflitos de interesse. Repressão e penalização dos comportamentos socialmente inadequados. Organização da produção e uma justa distribuição de bens e serviços. Institucionalização dos poderes do Estado e da Administração Pública. Realização da justiça e do respeito aos direitos humanos.

Direito e sociedade
Ser existencial e ser coexistencial
Ser existencial Mundo natural (Reinos: animal, vegetal e mineral)
Ser Coexistencial Mundo cultural (produto da inteligência do homem)

O Direito entre os mundos do Ser e do Dever ser
Dever Ser Mundo das leis
Ser Mundo da Vida
Diversos significados sobre o vocábulo Direito
A palavra Direito tem origem do Latim \u2018\u2019Directus\u2019\u2019 o que significa Reto ou colocado em Linha Reta.
Direito Natura: Divido em 2 partes
Direito Natural Antigo Clássico Não havia leis escritas, vigoravam as leis religiosas. Podemos citar a Bíblia, Lei de Talião, Código de Hamurabi.E não escritas leis religiosas que os representantes de Deus professavam como os monarcas, papas ...
Direito Natural Moderno/ Racional Legal: Aquele que os próprios indivíduos tratando os outros como livres e iguais organizam uma legislação cuja finalidade é organizar a sociedade mantendo a paz e a segurança. A lei é um contrato de ideias de todos, que se boas viram legislação.

Direito Positivo Tudo aquilo previsto no ordenamento jurídico, previsto em códigos e leis, constituição que regulam
Sil
Sil fez um comentário
A resposta da 4 questoa esta errada. O correto é a letra C, poiis quem estuda os fenomenos da sociedade é a Sociologia Juridica e nao a Filosofia.
2 aprovações
Fernando
Fernando fez um comentário
A resposta da 4 é a letra D
1 aprovações
Giulia
Giulia fez um comentário
Respostas erradas.
0 aprovações
Juliana
Juliana fez um comentário
e a da 5
0 aprovações
Raquel
Raquel fez um comentário
não esta abrindo
0 aprovações
Carregar mais