Buscar

Cadeia de Suprimentos do Suco de Laranja

Prévia do material em texto

Cadeia Produtiva
Existem várias formas para definir uma cadeia produtiva.
“Talvez a mais simples e abrangente seja a de que a cadeia produtiva de um bem ou serviço é o conjunto de agentes econômicos que possuem parte relevante de seus negócios na produção desse determinado produto ou serviço. Enfim, é parte de uma cadeia produtiva toda empresa ou entidade que tenha a ganhar com seu crescimento ou perder com sua atrofia. Um agente econômico pode ser membro de várias cadeias produtivas. Por exemplo, uma empresa de fertilizantes participa das cadeias de café, do açúcar, da laranja, do trigo e daí por diante, embora cada uma dessas cadeias tenha sua individualidade e sua agenda próprias”.
Dentro de uma cadeia produtiva típica, podem ser visualizados no mínimo quatro mercados com diferentes características:
Mercado entre os produtores de insumos e os produtores rurais;
Mercado entre os produtores rurais e a agroindústria;
Mercado entre a agroindústria e distribuidores, e finalmente;
Mercado entre distribuidores e consumidores finais
A Cadeia de produção do suco de laranja
Cadeia de suprimentos
Na cadeia de produção do suco de laranja há diversas etapas e atores envolvidos – do produtor e colhedor de laranjas ao consumidor final. Dificilmente há verticalização integral da produção, ou seja, realização de todas as etapas sob um único teto, não apenas por fatores geográficos, mas também pela forma como a indústria evoluiu com o tempo.  A tendência é que cada elo da cadeia torne-se mais independente, como consequência da crescente demanda e da especialização de cada etapa, além de fatores comerciais.
Produtores de Laranja
São organizados em diversos tipos, de pequenos agricultores independentes que vendem sua produção a comerciantes (intermediários) de frutas ou cooperativas, a médios e grandes agricultores que suprem diretamente as indústrias de processamento. Para os processadores, é essencial ter fornecimento contínuo de laranjas. Esse mercado passa por mudanças constantes de acordo com as condições comerciais e políticas no mundo. 
Tipos de processadores de suco
Podem ser divididos em dois grupos:
– Processadores e Engarrafadores – vendem suco embalado sob suas próprias marcas, o que requer estrutura de varejo e marketing para consumidores finais.
– Processadores de suco a granel – vendem seus produtos em grandes quantidades a engarrafadores de sucos de frutas, o que requer eficiente infra-estrutura de logística de distribuição e comercialização de commodities agrícolas. 
Misturadores (Blending Houses)
A busca por maior consistência e uniformidade na qualidade dos sucos levou a indústria a criar o segmento dos misturadores (blending houses), que fornecem aos engarrafadores sucos que atendam a aplicações muito específicas requeridas pelo mercado, o que é conseguido por meio da mistura de concentrados de origens diferentes, adição de outros ingredientes, entre outros. Os grandes processadores de suco brasileiros que possuem terminais próprios para exportação também possuem facilidades para a mistura. Outra atividade desenvolvida pelos misturadores é o preparo de bases para bebidas diversas. Em geral, é mais caro comprar o suco dos misturadores do que de processadores, mas há a garantia de que o suco atende às características específicas exigidas pelo engarrafador.
Engarrafadores
Os engarrafadores recebem o concentrado em grandes quantidades, o reconstituem, formulam e embalam para fornecimento ao consumidor final. Há duas categorias principais de engarrafadores: os que comercializam suas marcas próprias e os que embalam para marcas de terceiros. Esse trabalho requer um profundo conhecimento da dinâmica do mercado na hora de comprar (pois o custo dos concentrados constitui-se na maior parte do custo total). A qualidade do suco e o posicionamento das compras são vitais para manter a cadeia de suprimento em boas condições financeiras. O processamento, a embalagem para manter a qualidade do produto e reduzir o nível de perdas e o custo de distribuição e marketing também representam parte importante na estruturação do custo final do produto para o consumidor.
Produtores De Bebidas De Frutas
São os produtores de bebidas – carbonatadas ou não – à base de frutas, também chamados de produtores de refrescos ou de refrigerantes. Podem usar o suco de laranja concentrado em baixo volume (menos de 10%) como matéria-prima, ou podem comprar uma base preparada por empresas misturadoras.
Fonte: http://www.citrusbr.com.br/exportadores-citricos/setor/cadeia-de-suprimentos-150837-1.asp

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes