Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO caso 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
Ouro, conjuração e ideias emancipatórias: o contexto do período pré-independência
O conteúdo será apresentado com base no teor estabelecido pelo Livro Didático de História do Direito no Brasil (págs. 28-48). Vimos em nosso Livro Didático que dois traços fundamentais que caracterizaram a sociedade brasileira colonial foram o fato de a mesma ser rural e patriarcal. A primeira característica está relacionada às baixas densidades populacionais e um espaço onde predominam a paisagem e a atividade agrícola. No que se refere ao segundo, trata-se de um tipo de "ideologia" reinante na época na qual o homem é considerado a maior autoridade no seio da família, devendo as mulheres se subordinarem a estes, prestandolhes obediência. Pesquise na internet atualmente no Brasil, qual o percentual populacional que vive nos centros urbanos e qual o percentual que vive nas áreas rurais. Após, pesquise para saber se homens e mulheres com igual nível de escolaridade recebem, em média, salários iguais. Como se sabe, no decorrer da história algumas características permanecem (aquilo que denominamos como permanências) e outras vão sendo superadas (o que denominamos como rupturas). Nesse sentido, pergunta-se:
Há permanência ou ruptura no que se refere à ocupação do espaço rural/urbano no Brasil? 
Segundo informações do IBGE, os números de habitantes brasileiros na área rural é bem menor, do que a área urbana. Houve uma ruptura em comparação ao ano de 1980 á 2010 onde o índice de habitantes na área rural foi de 67,70 % enquanto a área urbana 32,30 %. A tabela atualizada mostra o inverso desta situação, nos dias de hoje o espaço urbano é mais populoso que a área rural.
Há permanência ou ruptura no que se refere à característica colonial de tratamento desigual entre homens e mulheres? 
Ruptura, nos dias de hoje, as mulheres já não sofrem mais tanto preconceito, e desigualdade quanto antigamente, onde mulheres não poderiam trabalhar e ter sua própria remuneração. As mulheres já estão em nível de igualdade com os homens, em alguns aspectos. 
Observação: justifique sua resposta com base nas investigações realizadas

Outros materiais