Buscar

AV. CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	
	Simulado: CEL0361_SM_201307142001 V.1 
	 Fechar
	
	
	Desempenho: 10,0 de 10,0
	Data: 23/09/2015 20:17:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307278284)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudos têm demonstrado que os melhores métodos para ensinar a atitude e a habilidade científica são aqueles que tratam da solução de problemas de forma sistêmica. É preciso que exista algo para se resolver, e que esteja relacionado com a realidade do aluno. O ensino de Ciências tem o potencial de desenvolver algumas habilidades nos estudantes, desde as primeiras séries do ensino fundamental. Escolha a alternativa que melhor representa esse "rol de habilidades":
		
	
	Aprender os conteúdos científicos ensinados pelo professor, observar, classificar, planejar e prever dados que serão comprovados no laboratório de ciências, sem questionar ou levantar hipóteses.
	 
	Inicialmente, as habilidades processuais dos alunos são limitadas e assistemáticas, por tentativa e erro. As habilidades mais simples envolvem: observar, classificar, questionar e levantar hipóteses, mas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, como planejar, prever e interpretar dados.
	
	a capacidade de perceber lacunas, de usar caminhos diferentes na solução de um problema, o respeito às ideias do professor, saber manipular equipamentos sofisticados no laboratório, estudar apenas o conteúdo mencionado no livro didático e não apresentar ideias novas ao assunto que está sendo abordado.
	
	Habilidades de levantar hipóteses; comprovar, sem questionar, os conceitos mencionados no livro didático; manipular experimentos científicos no laboratório para demonstrar a teoria explicada; classificar seres vivos e planejar dados obtidos anteriormente pelos cientistas.
	
	São as habilidades de saber manusear os equipamentos do laboratório de ciências, saber pesquisar, saber escrever relatórios científicos e fazer a previsão de dados resultantes dos experimentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307809028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um conhecimento que precisa ser comprovado, que surge da dúvida, é passível de verificação e investigação, baseado em questionamentos, chamamos de:
		
	 
	Conhecimento científico
	
	Conhecimento Filosófico;
	
	 Conhecimento Natural.
	
	Conhecimento social;
	
	conhecimento sensitivo;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307275351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Borges (1996) destaca que para o construtivismo, o conhecimento não se encontra em nós, nem fora de nós, mas é construído, progressivamente, pelas interações que são estabelecidas; sendo assim a ciência é vista como um processo dinâmico. Neste contexto, pode ser considerada uma das características da concepção construtivista:
		
	
	Baseia-se em observações e experimentos, que permitem estabelecer induções.
	
	Baseia-se na observação e nos experimentos. Exemplo: Medicina Grega
	 
	Combina aspectos do Empirismo e do Racionalismo.
	
	Possui Métodos experimentais rigorosos
	
	Deve ser capaz de elaborar enunciados e atingir resultados que sejam verdades universais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307796036)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Chaui (1997) destaca que, historicamente, as três têm principais concepções de ciência. Uma delas, a Racionalista que:
		
	 
	nasceu com os gregos e se estendeu até o fim do século XVII. Ela afirma que a ciência é conhecimento racional e dedutivo como a matemática.
	
	o fundamental é a experiência e a utilização do método científico
	
	a ciência baseia-se na interpretação de fatos observados e que, por indução, oferecem definições e propriedades do objeto de estudo
	
	estabelece métodos experimentais rigorosos, já que é em função deles que é produzida a teoria.
	
	afirma que a teoria científica resulta das observações e dos experimentos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307275358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas décadas de 80 e 90, houve grande preocupação por parte dos educadores em pensar os currículos escolares a partir de contextos naturais e sociais onde as Ciências Naturais se aproximam das Ciências Humanas e Sociais. Isso culminou, em 1998, com a produção:
 
		
	 
	dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação
	
	do Programa Nacional de Educação Ambiental
	
	do Programa Nacional do Livro Didático
	
	do Programa Nacional de Ciências Naturais
	
	da Proposta da Ciência Integrada
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307722186)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade. BERTUCCI, M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
		
	
	a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
	
	a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
	
	a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
	
	a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil.
	 
	a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307275374)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como já percebemos a educação ambiental o contexto brasileiro, e sua inserção no currículo escolar, se constituiu sob os reflexos de um contexto histórico, político e sociocultural. Esses condicionantes influenciaram, sem dúvida alguma, os rumos da educação ambiental no país, bem como nortearam os discursos e as ações, fundamentadas em diferentes tendências e concepções pedagógicas. A Educação Ambiental, de acordo com Dias (1994), se caracteriza por:
		
	
	um conjunto de documentos resultantes de conferências específicas e temáticas sobre o meio ambiente
	
	uma consolidação de leis e resultados de eventos internacionais e nacionais sobre o Meio Ambiente , tornando-os legais e objetos de políticas públicas.
	
	um conjunto de ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria socioambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais.
	
	uma disciplina específica no currículo de ensino, que também deva estar presente em todas as matérias.
	 
	incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, o que significa que ao tratar de qualquer problema ambiental, deve-se considerar todas as dimensões.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307275365)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Simultaneamente à reunião de chefes de Estado ocorrida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio de Janeiro, 1992 - foi realizado o Fórum Global das Organizações Não Governamentais, contando com a participação de 15000 profissionais atuantes na temática ambiental. Nesse evento foram ratificados 32 tratados, dentre os quais podemos destacar:
		
	
	Protocolo de Kioto
	 
	Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
	
	Tratado de Tessalonika
	
	Declaração sobre o Meio Ambiente Humano
	
	Programa Internacional de EducaçãoAmbiental
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307883690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No início dos anos 80, com a promulgação da Lei 6.938/81, institucionalizou-se, de fato, no Brasil, a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Nesse contexto: I- foi a primeira Lei a assegurar um tratamento abrangente, sistemático e instrumentalizado para a proteção do Meio Ambiente em todo o território nacional; II- introduziu um conceito mais preciso de meio ambiente; III- impôs a responsabilidade objetiva para o poluidor, reorientou a gestão ambiental. Logo, é correto afirmar que:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307391960)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O programa Saúde, Mitos e Verdades trata da tuberculose que, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, é considerada uma doença de emergência mundial, ligada a questões sociais e de grande incidência nas regiões mais pobres, embora desde o aparecimento da AIDS, venha aumentando também nos países desenvolvidos. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente, vítimas da tuberculose e 9 milhões de casos são registrados todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Atinge todas as faixas etárias e é de extrema importância na área da saúde pública..." Segundo o texto, as questões sociais estão relacionadas ao índice de tuberculose em regiões pobres. Tal fato é observado:
		
	 
	na falta de um planejamento urbano, já que o processo de favelização com a construção de casas sem ventilação, é um fator que contribui para a disseminação da doença.
	
	na falta de saneamento básico em tais regiões, já que nesses lugares o esgoto é lançado diretamente em rios, acarretando numa contaminação maior dos moradores.
	
	na falta de investimentos em pesquisa, já que a vacina BCG não é mais apropriada para controle e prevenção da doença.
	
	na falta de combate aos insetos vetores que estão aumentando em quantidade devido ao aquecimento global.
	
	na falta de um programa de saúde pública adequado, já que os medicamentos para o tratamento da tuberculose não são disponibilizados pelo governo.

Outros materiais