Buscar

RESUMO TEORIA GERAL DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TGD – V1
TEORIAS CRITICAS DO DIREITO:
Direito como experiência Normativa(Bobbio)=> segundo Bobbio,a norma jurídica e o elemento mais importante,mas, não significa que não possa haver outros. Para kelsen ,Direito e norma se confundem, e a norma é o único elemento jurídico.
Direito como instituição(Santi Romano)=> para Santi Romano, a sociedade, a ordem e a organização Formam o direito. A organização é o elemento mais importante.
Direito como relação intersubjetiva => para os segdores dessa teoria, basta uma interração intersubjetiva entre os sujeitos, gerando uma relação jurídica , para o Direito existir.
Teoria estatalista do Direito(plurarismo juridico) => seus seguidores falam que o Direito é composto por normas, mas as verdadeiras normas juridicas, são aquelas criadas pelo Estado.
1 - Relação jurídica =>
Conceito:
1 - É o vinculo que une duas ou mais pessoas,regulado por um fato ou um ato previsto na na norma jurídica , cuja relação é regulada por normas juridicas, que operam e permitem uma série de efeitos juridicos.
2 – é o vinculo juridico entre pessoas, em que uma delas pode exigir de outrem determinada obrigação.As pessoas que figuram nessa relação, são chamadas de “sujeitos da relação jurídica”.
Obs.: para ser uma relação jurídica é preciso no minimo dois polos, o titular ativo( que sofreu o dano) e o titular passivo( que causou o dano e tem que reparar), ela nasce após um fato.
2 – Sujeitos da relação=>
a - Ativa => é o sujeito do direito subjetivo( pode exercer ou não esse direito)
b – passivo => é o titular do dever jurídico ou da obrigação.
2.1 – Pessoa fisica => também chamada de pessoa natural, é o ser humano, é considerado como sujeito de direitos e obrigações, toda pessoa fisica êm personalidade natural, jurídica e capacidade jurídica.
A - personalidade natural é o ser humano, sendo variavel de individuo para individuo,tendo tantas personalidades naturais quantos forem os seres humanos existentes.
B – Personalidade jurídica é a aptidão que todos tem para adquirir direitos e contrair obrigações, sendo igual para todos os seres humanos.
C – Capacidade jurídica é a medida limitadora da aptidão de adquirir direitos ou contrai obrigações, e divide-se em capacidade de fato e de direito, que é aquela exercida pessoalmente pelo titular, do direito ou da obrigação, e capacidade apenas de direito, que é aquela em que o titular não pode responder pessoalmente , necessitando ser substituido ou assistido por um terceiro.
2.2 A pessoa jurídica é a entidade ou instituição , que por força das normas juridicas criadas tem personalidades e capacidade jurídica para adquirir direitos ou contrair obrigações.
2.2.1 Espécies de pessoas juridicas: 
Existem duas, a pessoa jurídica de dirieto publico,que é aquela criada por lei, que passa pelo processo legislativo formal,e a pessoa jurídica de direito privado, que é aquela criada por instrumento formal ou escrito, ou seja, criada por um documento que embora seja considerado lei, não se enquadra no seu sentido técnico, pode ser um contrato, um estatuto, por exemplo.
2.3 Entes despersonalizados => são aqueles que podem adquirir direitos e obrigações, mas não preenchem as condições legais e formais para serem enquadrados como pessoa juridicas, por falta de algum requisito ou pela situação jurídica sui generis. Os “entes despersonalizados” são, a pessoa jurídica “de fato” , geralmente são os pequenos comerciantes informais, que exercem suas atividades comercias sem estarem regularizados, a massa falida, que surge a partir da declaração judicial de insolvência de alguma sociedade comercial, falência,é constituida do patrimõnio arrecdado pelo juizo falimentar(juizo que cuida da massa falida), e é administrada por um administrador nomeado pelo juiz, e por ultimo temos o espólio , que é tudo aquilo oriundo dos bens, direitos e obrigaçôes de pessoa falecida,sendo a arrecadaçâo feita em um processo de inventario, pelo qual responde um inventariante nomeado pelo juiz.
Obs.: O administrador da massa falida é chamado administrador da massa falida, o administrador do espólio, de inventariante.
3.1 Objeto imediato: A prestação(obrigação de fazer, de dar e de não fazer) => é aquele que liga imediatamente o sujeito da relação, sendo uma ação praticada pelo sujeito passivo em beneficio do sujeito ativo(uma prestação), sendo positivo quando a ação é comissiva(para fazer), e negativa quando a ação é omissiva(para não fazer)
3.2 Objeto mediato: Bens jurídicos (coisas e pessoas)são aqueles ligado aos bens jurídicos, podendo ser coisa, ou seja,tudo aquilo que não é pessoa, ou pessoa, ou seja tudo que disser respeito aos direitos fundamentais básicos, como liberdade, honra, o nome, a imagem, etc..
Obs.: Bens jurídicos são tudo aquilo que é titulado pelo direito.
4. Classificação Fundada no Objeto da Relação: classificação fundada na existência , na relação jurídica, dos objetos imediato(prestação) e mediato(bens juridicos), ou seja,caso a relação tenha uma pretação, uma coisa ou uma pessoa como objeto, os direitos ali envolvidos são caracterizados de maneiras diferentes,como, obrigacionais,reais e da personalidade, respectivamente. Os direitos operacionais,são também conhecido como direitos pessoais,existem quando o objeto da relação for uma prestação, ou seja, um objeto imediato, os direitos reais ou direitos das coisas, existem quando o objeto da relação for o mediato coisa, e finalmente os direitos da personalidade, que são aqueles que existem quando o objeto da relação for o mediato pessoa, seja pessoa física,pessoa jurídica ou “entes despersonalizados”(pessoa jurídica de fato, massa falida ou espolio) .
Obs.: Fato jurídico nada mais é do que um fato social regulado pela norma.
5. O nascimento da relação jurídica => o elemento que faz nascer a relação jurídica é o fato jurídico, que quando regulado pela norma jurídica , gera uma relação jurídica . Os fatos jurídicos ou fatos jurídicos latu sensu são os acontecimentos, previstos em norma de direito, através dos quais as relações jurídicas, nascem, modificam-se e extinguem-se. Os fatos jurídicos são classificados em fatos naturais (fatos jurídicos stricto sensu), atos jurídicos e para alguns autores em negocio jurídico ( só por informação, já que Mauricio disse, que para nós só existem os dois primeiros.
Os fatos naturais são aqueles alheios a vontade e a ação humana, ou a elas apenas indiretamente relacionadas, eles se dividem em ordinários, que são aqueles que se apresentam apenas dependendo da passagem do tempo cronológico (idade,morte,..) , e extraordinários , que são o caso fortuito e a força maior, eles independem da passagem do tempo cronológico, e tem como características a presença de dois requisitos: um objetivo, que é a inevitabilidade do evento, e um subjetivo, que é a ausência de culpa na produção do acontecimento. O que efetivamente diferencia a força maior do caso fortuito, é que no primeiro, conhece-se a causa que da origem ao evento, pois trata-se de fenômenos da natureza (raio, enchente,ventania..), já no segundo o dano advém de causa desconhecida (um cabo de energia causa incêndio,provocando uma morte), é mais comum a ocorrência da força maior do que caso fortuito.
5.2 Os atos jurídicos => Ao contrario da causa natural, se prende a ação do homem, precisam de uma ação comissiva ou omissiva do homem, essa ação faz nascer, modificar ou extinguir uma relação jurídica.As espécies de atos jurídicos são: atos jurídicos lícitos são os que preenchem os requisitos legais exigidos pelas normas jurídicas, já os atos jurídicos ilícitos, são aqueles praticados contrariamente ao que as normas estabelecem, é explicado através de duas teorias: Teoria da responsabilidade subjetiva, quando se da a constatação de dolo ou culpa do agente causador do dano, e teoria da responsabilidade objetiva, que é a que gera a relação jurídica com a correspondente ação de indenizar, independente da apuração de dolo ou culpa, essa responsabilidade é atribuída ao Estado, e por fim, O abuso “de” direito,na verdade é abuso “do” direito, porque se abusa do direito que se têm,que é o excesso de um exercício de um direito, capaz de causar dano a outrem, se caracteriza pelo exercício irregular e exagerado, por parte do seu titular.
Dolo => é um elemento psíquico, a intenção ou vontade consciente que sustenta o ato de causar dano a outrem, quando praticado, o seu autor o fez de forma que assuma o risco de causar dano a outrem.
Culpa => é sempre caracterizada pela prática de ato por negligência, imprudência ou imperícia. A negligência é o ato que causa dano a outrem por uma ação omissiva (deixar de fazer o que deveria ser feito), a imprudência é o ato que causa dano a outrem por uma ação comissiva (fazer, e com essa ação causa-se o dano), a imperícia é o ato praticado por profissional, que não toma o devido cuidado que dele se espera, a imperícia pode ser omissiva ou comissiva, o que a confunde com a negligência e a imprudência, para ser imperícia, a ação precisa ser praticada por um profissional.
5.2.2 Atos jurídicos viciados => segundo Paulo Gusmão, são aqueles que faltam alguma condição de validade, tais como: Atos nulos, que possuem um vício insanável e não podem ser remediados, gerando uma nulidade absoluta, já, os atos anuláveis, nascem com a desobediência a certos requisitos legais, que não atingem a essência do ato, podendo ser sanados ou retificados, e ainda, os atos inexistentes que não possuem significação jurídica.
5.3 Negócio jurídico => espécie de fato jurídico, em que duas ou mais pessoas instauram uma relação jurídica, em virtude de declaração de vontade, destinada a produzir efeitos jurídicos de natureza patrimonial, podem ser unilateral, que é aquele que precisa apenas da declaração de uma das partes da relação (testamento, doação..), e bilateral, que para ter validade necessita da declaração da vontade de todos integrantes da relação, o negocio jurídico bilateral também pode ser chamado de sinalagmáticos. 
6 Os direitos subjetivos e suas nuanças => toda vez que se fala em relação jurídica, fala-se em moeda, portanto , elemento, contendo obrigatoriamente dois lados, o do direito subjetivo que recai sobre o sujeito ativo, e a da obrigação ou do dever jurídico, que recai sobre o sujeito passivo. O direito subjetivo é a possibilidade de agir e exigir o que as normas jurídicas atribuem ao sujeito ativo, o dever jurídico, é a exigência que a norma jurídica faz a um determinado sujeito para que assuma uma conduta a favor de alguém. A obrigação é o vinculo que une duas ou mais pessoas, onde o devedor ,está obrigado a uma prestação de natureza econômica a um credor.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes