Buscar

CC SEMANA 5 DIREITO PENAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Penal I
Semana 5
Caso Concreto
1) Uma empresa de produtos químicos é autuada em flagrante por despejar num rio próximo lixo tóxico sem o devido tratamento, configurando o crime previsto no art. 54 da lei 9.605/98. Tal lesão decorreu de uma decisão dos votos dos sócios que decidiram por economizar verbas naquele momento.Porém, a empresa foi denunciada e condenada criminalmente pelo delito. Esta correta essa decisão? Uma pessoa Jurídica pode responder criminalmente? Justifique sua resposta.
Resposta : De acordo com a constituição Federal, no ar.225 , parágrafo 3, fala a respeito de crimes ambientais, sobre sua incriminação, e este inclui desde 1998 , a punibilidade penal de pessoas jurídicas.Embora seja o delito o resultado de uma ação humana, a CF/88 prevê a possibilidade de punir penalmente a PJ por ter,ela própria, praticado uma atividade lesiva ao meio ambiente.
 2) Segundo o entendimento predominante no Brasil, America Latina e Europa , é possível que o crime é constituído pelos seguintes elementos:
 a) Tipicidade e culpabilidade.
 b) tipicidade e ilicitude.
 c) tipicidade, ilicitude e culpabilidade.
 d) tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade.
3) Segundo a classificação dos crimes quanto á autoria e ao resultado é possível classificar o crime de omissão de socorro previsto no art. 135 do CP como:
a) Comum e material.
b)comum e de mera conduta.
c) Próprio e formal.
d) Próprio e material.

Outros materiais