Buscar

Simulado II

Prévia do material em texto

Simulado: GST0581_SM_201308167156 V.2 
	 Fechar
	Aluno(a): MARCELO VITAL DA SILVA
	Matrícula: 201308167156
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 25/04/2015 14:47:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308766299)
	
	Para o alcance dos objetivos organizacionais, é necessário determinar as necessidades e desejos do mercado-alvo e proporcionar as satisfações desejadas de maneira mais efetiva e eficiente do que seus concorrentes. Assume uma visão de-fora-para-dentro o que não ocorre com o Conceito de Vendas. Diante do exposto, justifique a comparação feita entre Visão de Marketing e a Visão sobre o conceito de Vendas.
		
	
Sua Resposta: Na visão de marketing temos um objetivo de manter o cliente fidelizando com produtos de qualidades, já observando o conceito de vendas temos que observa que e através das vendas que a empresa consolida seu produto no mercado.
	
Compare com a sua resposta: O Marketing atua trazendo impressões do cotidiano sobre situações de comportamento social, níveis de consumo, qualidade e valor percebido pelo consumidor num determinado mercado. A visão de vendas é aproveitar e adequar internamente suas estrituras para efetivar negócio.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308356039)
	
	Os profissionais de marketing usam os 4 P's para estabelecer um plano de marketing e como ele deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. Defina-os.
		
	
Sua Resposta: Produto as decisões envolvem identificação de oportunidades de lançamento de produtos, serviços e marcas, a adequação deste às necessidades e desejos dos clientes, a formulação das estratégias de produto e linhas de produtos e o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Preço as decisões contemplam a seleção da estratégia de preço que gere vantagem competitiva e diferenciação para cada um dos produtos e linhas de produto e que maximize a rentabilidade para a empresa e os demais parceiros do canal de distribuição. Praça as decisões da variável distribuição englobam a identificação e a escolha dos canais de marketing para que o produto/serviço esteja no lugar certo, no momento certo, de forma que o cliente possa realizar a compra e atender aos seus desejos e necessidades. Promoção as decisões de promoção dizem respeito aos investimentos em estratégias e atividades de comunicação promoção de vendas.
	
Compare com a sua resposta: Produto, preço, praça e promoção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308194214)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
Os celulares com tela sensível ao toque se popularizaram no Brasil com o lançamento do iPhone da Apple. No entanto possui um preço ainda bastante alto para a maioria da população brasileira. Outras companhias já mostraram ao mercado modelos de celulares que seriam o "Touchscreen para as massas". A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, informou que o modelo 5800, "não é um iPhone da Nokia, é um produto diferente e custa metade do preço do iPhone", frisou o presidente da empresa no país, Almir Narcizo.
Fonte:http://www.abril.com.br/noticias/tecnologia/lg-nokia-querem-popularizar-celular-tela-sensivel-ao-toque-163062.shtml (com adaptações)
Considerando a estratégia de preço adotada para o modelo 5800 da Nokia, podemos afirmar que:
		
	
	A empresa tenta recuperar o alto investimento aplicado na produção desse produto.
	 
	A empresa quer ocupar um segmento de mercado ainda não explorado visando a manutenção da liderança no mercado e a expansão da tecnologia touchscreen para o mercado popular.
	
	A empresa quer gerar lucratividade máxima para os produtos touch screen da Nokia.
	
	A empresa quer forçar a saída da Apple do mercado de celulares.
	
	A empresa deseja pronta recuperação do fluxo de caixa da empresa, tendo em vista o alto investimento tecnológico e a massificação da comunicação.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308749973)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Alfaiataria Lord é um negócio familiar de quase 80 anos, com atuação no mercado da cidade de São Paulo. Ela é uma referência entre os próprios concorrentes, pois seus ternos são reconhecidos por seu corte e acabamento "impecáveis", de acordo com recente matéria publicada em uma revista especializada em moda. O atual gestor da Alfaiataria Lord é o bisneto do fundador do negócio. Ele planeja ir além do tradicional público atendido há décadas, composto por executivos, políticos e demais clientes que se dispõem a pagar até R$ 10.000,00 por um terno. Entre seus planos, está a abertura de uma segunda marca para atender clientes que habitualmente compram ternos prontos em lojas de varejo, mas que pretendem dispender entre 30% a 40% a mais por um terno sob medida. Essa segunda marca tem o nome provisório de Custom. 
Considerando esse caso à luz do conceito de segmentação de mercado, todas as conclusões abaixo estão coerentes, EXCETO:
		
	
	A marca Custom parece estar focalizada em um público com perfil menos conservador, mais jovem e que está em processo de ascensão socioeconômica, em busca de alternativas de compra mais sofisticadas do que aquelas oferecidas pelas lojas de varejo.
	
	A decisão de criar uma segunda marca é recomendável e prudente, pois isso evitaria que clientes de segmentos distintos pudessem gerar conflitos na identidade e na imagem da tradicional marca Alfaiataria Lord. 
	
	A sustentação da marca Alfaiataria Lord está em três principais variáveis: o perfil psicográfico dos clientes, as características socioeconômicas dos clientes e o valor agregado que a imagem da cidade de São Paulo propicia à marca.
	
	Psicograficamente, tanto a marca Alfaiataria Lord quanto a marca Custom devem atender a desejos, valores e estilos de vida que fazem parte do imaginário de seus clientes, considerando as especificidades de seus respectivos segmentos atendidos.
	 
	A Alfaiataria Lord poderia absorver os novos clientes identificados pelo atual gestor do negócio, pois os clientes tradicionalmente vinculados a essa marca poderiam, aos poucos, migrar para os produtos com características mais acessíveis.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308452287)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A antiga proposta de asilo foi repaginada e hoje existem condomínios pensados exclusivamente para o público com mais idade. São moradias que oferecem estrutura de conforto, segurança e qualidade de vida para uma parcela da população que é aposentada e tem um padrão de vida que lhe permite usufruir de tudo isso. As empresas de turismo também descobriram este filão e apostam, cada vez mais, em pacotes exclusivos para este público". Adaptado de http://www.futurodagente.com.br / O processo de dividir o mercado com base em características da população, dividindo os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc, é denominado de segmentação:
		
	
	Por atitudes e sentimentos.
	 
	Demográfica.
	
	Comportamental de compras
	
	Geográfica.
	
	Psicográfica.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308765195)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A equipe de marketing de um fabricante de cerveja, que detém o terceiro lugar no mercado nacional em termos de vendas, está decidindo sobre a estratégia de lançamento de um novo produto. A equipe já informou ao diretor da área que o mais difícil agora é definir qual proposição de valor a empresa oferecerá aos clientes com o novo produto. Afinal, proposição de valor é:
		
	
	a seleção dos clientes-alvo da oferta.
	
	a escolha dos clientes que a empresa poderá servir bem e com lucro.
	
	a definição do segmento a que o produto servirá.
	
	a oferta de um sistema de distribuição eficiente.
	 
	a promessa de benefícios ou valores a serem proporcionados aos clientes.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308196597)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito demarketing pode ser definido como:
		
	
	A estratégia que identifica grupos de clientes potenciais, segundo uma ou mais características.
	
	O conjunto de pessoas/organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos e que dispõe de renda suficiente para adquiri-los.
	
	A função da eficácia dos investimentos realizados pela empresa.
	
	O resultado da participação do produto na demanda de mercado.
	 
	Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308356022)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O grupos de indivíduos que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar-se em um processo de trocas para satisfazerem estas necessidades ou desejos relata o conceito de?
		
	
	Custo.
	
	Grupo de afinidade.
	 
	Mercado.
	
	Internacionalização.
	
	Cultura.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308356020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabe-se que as pessoas têm desejos infinitos, mas recursos limitados. Sendo assim, elas desejam produtos que proporcionam o máximo de satisfação possível em troca de seu dinheiro. Podemos entender ainda como o número de compras possíveis para um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um determinado espaço de tempo. De que conceito falamos?
		
	
	Mercado.
	
	Aparência.
	 
	Demanda.
	
	Custo.
	
	Alvo.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308749662)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa incorreta: As diversas definições de Marketing visam o mercado e implicam o diálogo entre empresa e consumidor. Afinal, o marketing consiste em:
		
	
	Incorporar os clientes aos processos de projeto, desenvolvimento, produção e vendas da empresa.
	
	Criar e conservar relações com os clientes, assim como com a infra-estrutura.
	
	Buscar necessariamente estabelecer um diálogo interativo com o cliente.
	 
	Adotar a ideia de que os serviços são geradores de custo, afinal os serviços não são geradores importantes de receita.
	
	Comunicar a personalidade de uma empresa, a fim de criar uma presença única e torná-la perfeitamente visível.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes