Buscar

Fatores que prejudicam o ensino aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores que prejudicam o ensino aprendizagem
1-FAMILIAR 
Para Assis e Luca considerando-se desde o nascimento o comportamento do individuo é modelado pelo comportamento dos familiares mais próximos, especialmente dos pais, sendo a relação familiar um dos fatores que determina os processos de conduta da criança, que, por sua vez, pode influenciar a formação da personalidade e da construção da aprendizagem. Logo, se crianças que vivem em ambientes familiares onde não são valorizadas, estimuladas e acompanhadas de perto pelos pais, seja quanto aos aspetos escolares ou cotidianos, elas podem, ao longo do tempo, adquirir dificuldades de aprendizagem.
2-SISTEMA ESCOLAR
Para compreender o aluno com dificuldades de aprendizagem, é necessário entender a escola e suas implicações no discente, ver como se dá essa relação no cotidiano, rever a função do professor, da proposta da escola, da relação família-escola e suas interferências nos problemas de aprendizagem
3-SISTEMA SOCIOECONÔMICO
Comprovadamente o nível socioeconômico dos alunos repercute no seu desempenho escolar. A condição social e familiar são fatores que influenciam a aprendizagem. Outros fatores destacados são: condições de vida; iluminação das casas; casas com encanação; pobreza; bens culturais; etc. Um grande princípio pedagógico é a escola aproximar-se da vida de seus alunos. Conhecer a realidade que os cerca e suprir, de alguma forma, as deficiências encontradas. Alunos marcados pela pobreza, pela ausência de bens culturais, devem encontrar na escola meia de suprir suas necessidades. Residem em localidades onde não há eletricidade em casa, não têm, nessas condições acesso a TV, ao vídeo, ao computador, sem falar das condições financeiras que não permitem tais comodidades.

Outros materiais