Buscar

Código Civil Comentado - 2014 - completo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURRICULA DOS AUTORES
NELSON NERY JUNIOR – Professor Titular de Direito Civil e de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Titular de Direito Processual Civil e de Direito do Consumidor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo. Advogado e consultor jurídico. Árbitro de várias Câmaras Arbitrais do Brasil. Sócio-colaborador do Instituto dos Advogados de São Paulo. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Asociación Iberoamericana de Derecho Procesal, da Wissenschaftliche Vereinigung für internationales Verfahrensrecht (Associação Científica de Direito Processual Internacional), da Associazione Internazionale di Diritto Processuale (International Association of Procedural Law). Membro da Academia Brasileira de Direito Civil. Membro fundador e diretor da União dos Juristas Católicos de São Paulo. Titular da Cadeira n. 25 da Academia Paulista de Direito. Titular da Cadeira n. 54 da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Coordenador, juntamente com Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery, da Revista de Direito Privado, da Editora Revista dos Tribunais.
ROSA MARIA BARRETO BORRIELLO DE ANDRADE NERY – Professora Livre Docente de Direito Civil da Faculdade de Direito da PUC-SP. Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Titular da Cadeira n. 60 da Academia Paulista de Direito, da qual foi Presidente. Titular da Cadeira n. 55 da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Membro Titular e Fundadora da União dos Juristas Católicos de São Paulo. Coordenadora, juntamente com Nelson Nery Junior, da Revista de Direito Privado, da Editora Revista dos Tribunais. Autora das obras Introdução ao pensamento jurídico e à teoria geral do Direito Privado, obra vencedora do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, 1.º Lugar, como melhor livro de direito do ano de 2008, livro traduzido para o espanhol e publicado em Lima, Peru, já com duas edições; Noções preliminares de direito civil. Em coautoria com Nelson Nery Junior: Código Civil Comentado; Código de Processo Civil Comentado e legislação extravagante; Leis Civis Comentadas; Constituição Comentada e legislação constitucional; Código Civil Anotado e legislação extravagante; e Novo Código Civil e legislação extravagante anotados.
AGRADECIMENTO
Deixamos consignado nosso agradecimento a Nathalia Reis Fernandes pelo trabalho de pesquisa de doutrina e jurisprudência, labor de grande importância para que fosse possível a atualização dos comentários desta 10.ª edição do Código Civil Comentado.
Os Autores
PREFÁCIO DA 11.ª EDIÇÃO
A acolhida que o generoso público leitor tem concedido ao nosso Código Civil Comentado em suas dez edições publicadas pela Editora Revista dos Tribunais, anima-nos a continuar a atualizar o livro e para dar a lume esta 11.ª edição, aumentada, retrabalhada e atualizada.
Na atualização foram levadas em consideração as contribuições e críticas que nos têm sido enviadas pelos cuidadosos leitores, bem como as alterações provocadas pela legislação superveniente, e, ainda, os entendimentos jurisprudenciais recentes mais relevantes dos tribunais do País, inclusive sumulados.
Demos ênfase especial aos aspectos dos Contratos (parte geral e contratos em espécie), assim como ao Direito de Família, tendo em conta as sensíveis modificações por que tem passado a família na sociedade brasileira, merecendo do direito preocupação singular.
Esperamos que possamos continuar a contribuir para o auxílio dos profissionais do direito na interpretação e aplicação do Código Civil com a publicação desta 11.ª edição do Código Civil Comentado.
Os Autores
PREFÁCIO DA 10.ª EDIÇÃO
Damos à publicação esta 10.ª edição do Código Civil Comentado, aumentada, revista e atualizada com a doutrina nacional e estrangeira, bem como com a jurisprudência de nossos tribunais, notadamente do STJ. Os mais recentes entendimentos sumulados do STJ estão contemplados nesta edição, assim como os verbetes das Jornadas de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, bem como os enunciados da I Jornada de Direito Comercial do STJ.
Ao lado do índice alfabético-remissivo, incluímos o índice de Súmulas, de sorte a propiciar ao leitor mecanismo facilitador da pesquisa sobre os temas constantes da jurisprudência sumulada dos tribunais do País.
Esperamos poder continuar a contribuir com os estudiosos do Direito Privado e nos colocamos sempre receptivos às críticas e sugestões para o aprimoramento do trabalho.
Os Autores
PREFÁCIO DA 9.ª EDIÇÃO
Em breve espaço de tempo esgotou-se a 8.ª edição do Código Civil Comentado, razão pela qual se dá a público esta 9.ª edição, revista, atualizada e consideravelmente aumentada com a doutrina e jurisprudência mais atualizada sobre os temas do Direito Civil, notadamente sobre aqueles que estão contemplados nos dispositivos legais do Código Civil.
A honra que o público leitor vem-nos proporcionando com críticas e sugestões para o aprimoramento dos comentários nos anima na continuação desse mister, sempre com o intuito de colaborar com todos aqueles que atuam na área do Direito Privado.
Os Autores
PREFÁCIO DA 8.ª EDIÇÃO
Graças à generosa acolhida do público leitor a 7.ª edição de nossos comentários ao Código Civil esgotou-se em curto espaço de tempo. Damos a público a 8.ª edição dos comentários, atualizada, retrabalhada e consideravelmente aumentada.
Esta edição encontra-se atualizada com as numerosas alterações legislativas por que passou o texto do Código Civil, notadamente com a Emenda Constitucional n. 66/10, que instituiu o divórcio direto sem a necessidade de prévia separação judicial, e com as Leis 12010/09, 12133/09, 12236/10, 12344/10 (separação obrigatória de bens para maiores de setenta anos), 12375/10, 12398/10 (direito de visita dos avós), 12399/11, 12424/11 (usucapião especial urbana familiar) e 12441/11 (empresa individual de responsabilidade limitada).
As novas súmulas vinculantes do STF e as do STJ, e a jurisprudência relevante dos tribunais superiores, regionais federais e de justiça também foram levadas em consideração nesta atualização.
Agradecemos aos amáveis leitores as críticas recebidas e as sugestões para o aprimoramento do texto, que muito contribuíram para esta nova edição.
Mantemos viva a esperança de que esta 8.ª edição do Código Civil Comentado continue a perseguir o objetivo de auxiliar o profissional do direito a compreender e resolver os problemas do dia a dia do direito privado.
Os Autores
PREFÁCIO DA 7.ª EDIÇÃO
Agradecemos as sugestões enviadas gentilmente pelo público leitor para que pudéssemos rever e aperfeiçoar os comentários para esta 7.ª edição. Foram consideradas as alterações legislativas supervenientes, inclusive as numerosas e importantes modificações trazidas pela L 12010, de 3.8.2009 (DOU 4.8.2009) no sistema de adoção, que alteraram o CC, o ECA e a LIP.
Os novos verbetes da Súmula do STF (simples e vinculante) e do STJ também foram incorporados ao texto do livro, bem como as novas tendências da jurisprudência de nossos tribunais.
Os comentários foram consideravelmente aumentados e melhorados, notadamente nos contratos, nos direitos de família e das sucessões, de modo a propiciar aos leitores maior segurança e aprofundamento na consulta aos temas de seu interesse.
Esperamos que esta 7.ª edição do Código Civil Comentado possa continuar a atingir seu objetivo de constituir-se como ferramenta auxiliar a todos aqueles que trabalham com o Direito.
Os Autores
PREFÁCIO DA 6.ª EDIÇÃO
A calorosa acolhida e a benevolência com que o público leitor brindou a 5.ª edição de nosso Código Civil Comentado fizeram com que ela se esgotasse rapidamente. Para esta 6.ª edição tivemos oportunidade de rever os comentários, que foram melhorados e acrescidos pelas numerosas sugestões que nos têm sido enviadas, bem como pelas nossas próprias meditações sobre os diversos temas de
que se ocupa o Código Civil.
Consideramos, também, a jurisprudência mais atualizada e representativa, os novos verbetes da Súmula da jurisprudência predominante no Superior Tribunal de Justiça, bem como a literatura sobre o Direito Civil, de modo a colocar o leitor sempre em dia com as novidades e os progressos que têm surgido no Brasil e no exterior.
Esperamos que a nova edição possa cumprir o seu papel de ser material auxiliar para o exercício das profissões do Direito, bem como para o estudo sistemático da lei pelos acadêmicos de Direito.
Os Autores
PREFÁCIO DA 5.ª EDIÇÃO
A calorosa acolhida que a 4.ª edição do Código Civil Comentado recebeu do generoso público leitor fez com que ela rapidamente se esgotasse, propiciando a publicação desta 5.ª edição, que vem atualizada, melhorada, ampliada e revista.
O Código Civil tem sido interpretado por nossos tribunais sob novas perspectivas, notadamente sob a ótica da Constituição Federal e da moderna doutrina do Direito Civil e Constitucional, fatos que mereceram tratamento específico nesta 5.ª edição, com interpretações atualizadas dos antigos e novos institutos do Direito Civil.
Além disso, para fortuna do público brasileiro, a literatura sobre direito civil tem-se ampliado sobremodo, razão pela qual foi considerada na atualização e revisão dos comentários. Os enunciados propostos nas Jornadas de Direito Civil, realizadas em Brasília sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, têm servido também de norte seguro para a interpretação do Código Civil, motivo por que são mencionados na casuística dos artigos respectivos e, em separado, na parte especial, depois de todos os comentários ao Código Civil, sob a rubrica Jornadas de Direito Civil – STJ.
O texto está atualizado até as modificações introduzidas no Código Civil pela Lei 11.481, de 31.5.2007 (DOU 31.5.2007, edição extra), e Lei 11.441, de 4.1.2007 (DOU 5.1.2007) bem como com os enunciados da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal e da Súmula do Superior Tribunal de Justiça.
Esperamos que esta nova edição possa contribuir com os profissionais do Direito, no auxílio a respeito da interpretação e aplicação do Código Civil.
Os Autores
PREFÁCIO DA 4.ª EDIÇÃO
Damos a público, após a generosa acolhida das edições anteriores, nova edição de nosso Código Civil Comentado, atualizado, ampliado e revisto.
Houve alteração substancial na apresentação dos comentários, porque a 4.ª edição do Código Civil Comentado traz apenas o Código Civil, desacompanhado da legislação extravagante de direito privado.
Optamos por apresentar um livro mais conciso, de consulta e porte mais práticos, livro esse dedicado exclusivamente a comentar e anotar os artigos do Código Civil, resguardando-lhes a integridade sistêmica.
À Constituição Federal e às leis constitucionais, bem como à legislação privada extravagante, no que respeita ao direito material (v.g., Direito Civil, Comercial, do Consumidor etc.), são dedicados volumes especiais, independentes e destacados dos comentários do Código de Processo Civil e do Código Civil, respectivamente. Assim, os nossos comentários, em sua nova apresentação, perfazem um conjunto composto por quatro livros distintos, independentes e autônomos entre si, mas que guardam o mesmo método de exposição: a) Constituição Federal Comentada; b) Código Civil Comentado; c) Código de Processo Civil Comentado; d) Leis Civis Comentadas.
Esperamos que essa nova forma de apresentação possa ser mais útil, cômoda e prática para o público leitor.
Os Autores
PREFÁCIO DA 3.ª EDIÇÃO
A generosa acolhida com a qual o público leitor prestigiou a 2.ª edição deste livro, fazendo com que se esgotasse rapidamente, bem como as críticas e sugestões que temos constantemente recebido sobre os assuntos tratados nos animaram a aperfeiçoar o texto, fazendo correções, atualizações doutrinárias, legislativas e jurisprudenciais, bem como a aumentar, significativamente, os comentários que vinham sendo feitos aos dispositivos do Código Civil e da legislação extravagante.
A questão de atribuição de nome a obra literária pode advir de critério meramente subjetivo como, por exemplo, pode-se perceber dos monumentais comentários ao Código de Processo Penal, em 9 (nove) alentados volumes, que o eminente jurista baiano Eduardo Espínola Filho publicou denominando-os de Código de Processo Penal Brasileiro Anotado (Rio de Janeiro, Borsoi, 5. ed., 1962). Tendo em vista que este livro tem por finalidade a exposição sistemática da opinião doutrinária dos autores a respeito de dispositivos do Código e da legislação esparsa, alteramos seu título para Código Civil Comentado e legislação extravagante. A anterior denominação (Código Civil Anotado) já não era apropriada para o que o texto demonstrava nem para o escopo pretendido pelos autores como finalidade do livro. O texto é composto de comentários, de opiniões doutrinárias e dogmáticas e de escolha criteriosa de julgados que podem servir para proporcionar no espírito do leitor correta análise do texto legal ou das dificuldades de sua interpretação.
O livro contém os textos das duas leis de falência em vigor no Brasil: o do Decreto-lei 7.661, de 1945 (LF/1945) e o da Lei 11.101, de 2005 (LF). Embora a LF/1945 tenha sido expressamente revogada pela LF (art. 200), aquela continuará a produzir seus efeitos, incidindo sobre os processos de falência e concordata que tiverem sido ajuizados até o dia imediatamente anterior ao da entrada em vigor da nova lei, conforme determina expressamente a LF 192. Assim, teremos duplicidade de leis de falência, ambas em vigor, enquanto houver processo pendente de concordatas e pedidos de falências ajuizados até 8.6.2005. Por isso é necessária a manutenção dos dois textos legais na parte da legislação extravagante.
Transcrevemos as Súmulas do STF e do STJ atualizadas, bem como os enunciados aprovados nas Jornadas de Direito Civil I e III, que se realizaram em Brasília sob os auspícios do STJ e do Conselho da Justiça Federal, importante instrumento de interpretação dos dispositivos do Código Civil. Tanto as Súmulas dos tribunais superiores como os enunciados das Jornadas se encontram agrupados, em títulos separados que estão na legislação extravagante, como encartados na casuística dos artigos do Código e da legislação extravagante que tenham relação com a matéria por eles tratada.
Queremos deixar registrado o nosso agradecimento a Camilo Augusto Amadio Guerrero (pesquisa doutrinária e jurisprudencial sobre Teoria Geral e Direito de Obrigações), Carla Osmo (pesquisa doutrinária e jurisprudencial sobre as duas Leis de Falências), Ana Luíza Barreto de Andrade Fernandes Nery (pesquisa doutrinária e jurisprudencial sobre Direito de Empresa) e Isabela Silva Borriello de Andrade (pesquisa jurisprudencial geral) pela colaboração na atualização dos comentários, bem como a Ana Maria Moreno que reelaborou o bem cuidado índice alfabético-remissivo.
À equipe editorial da Editora Revista dos Tribunais, capitaneada pela Dra. Giselle de Melo Braga Tapai, agradecemos pela meticulosa e criteriosa revisão integral do texto.
Esperamos que esta 3.ª edição do Código Civil Comentado e legislação extravagante possa servir como prático e útil instrumento de trabalho a magistrados, advogados, membros do Ministério Público, procuradores, estudantes e todos aqueles que se interessam, de alguma maneira, pela área do Direito.
Os Autores
PREFÁCIO DA 2.ª EDIÇÃO
A 1.ª edição de nossas anotações ao Código Civil foi publicada em abril de 2002, quando ainda pairavam incertezas sobre a revogação, prorrogação da vacatio legis, alterações legislativas etc. do Código Civil (Lei 10.406/2002). A Editora Revista dos Tribunais, comprovando seu pioneirismo, acreditou em nosso trabalho e na entrada em vigor da nova lei, conforme havia sido aprovado pelo Congresso Nacional e, mesmo diante das incertezas, publicou o livro.
O trabalho foi bem recebido pelo público leitor, que demonstrou grande generosidade, fazendo com que a edição,
em tiragem considerável, se esgotasse em poucos meses. O Código Civil entrou mesmo em vigor em 12 de janeiro de 2003, conforme originariamente previsto, contrariando os prognósticos pessimistas. Existem projetos de lei tramitando na Câmara dos Deputados, que objetivam alterar dispositivos do Código Civil, fato que não interfere na aplicação e no estudo da nova lei.
Recebemos importantes críticas de nossos leitores, para as quais voltamos nossa atenção no sentido de aprimorar o texto para essa 2.ª edição. Ainda que consideravelmente aumentada e retrabalhada, mantivemos a denominação de Código Civil anotado nesta 2.ª edição, porque há muitos artigos que ainda não tiveram o tratamento dogmático adequado, o que prometemos fazer futuramente em novas edições.
Trouxemos e incorporamos às anotações as experiências nacionais e estrangeiras que de alguma maneira possam influir na interpretação e na aplicação do Código Civil, notadamente a alemã, cujo Código Civil é pródigo em cláusulas gerais, sistema que foi francamente adotado pelo nosso novo Código Civil, como circunstância atenuadora da rigidez de um modelo fechado, isto é, expediente que dá mobilidade a esse mesmo sistema.
A Jornada de Direito Civil que se realizou em Brasília em setembro de 2002, pelo Conselho da Justiça Federal e sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi o primeiro grande evento sobre o Código Civil, do qual participaram os mais eminentes juristas civilistas e comercialistas do Brasil. O resultado da Jornada foi exteriorizado em verbetes (enunciados), que se consubstanciam em verdadeiras súmulas da primeira interpretação da doutrina brasileira sobre o Código Civil. Esse material está todo ele incorporado em nossas anotações ao Código Civil, com nossas considerações quando eventualmente o caso mereça. Esses verbetes são indicados pela abreviaturaJornada STJ, seguida do número sequencial que lhe foi atribuído, bem como seguidos do respectivo texto em itálico e entre aspas.
A legislação civil extravagante (Código de Defesa do Consumidor, Lei de Falências, Lei de Locações etc.) também foi ampliada com novos comentários e com a jurisprudência que tem sido publicada sobre os respectivos temas.
Para facilitar a consulta aos temas analisados no livro há um pormenorizado índice alfabético-remissivo, elaborado por Ana Maria Moreno, de modo que o leitor pode realizar mais facilmente sua pesquisa sobre as matérias dos artigos, tanto do CC como do CC/1916, bem como relativas aos comentários dos dispositivos do Código Civil.
Esperamos que a 2.ª edição do Código Civil anotado e legislação extravagante possa servir de auxílio a todos aqueles que, de alguma maneira, trabalham com o Direito Privado – Civil e Comercial –, principalmente os Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados, Procuradores de órgãos públicos, Notários e Registradores, Delegados de Polícia e Estudantes de Direito, aguardando as críticas, sempre úteis para o aperfeiçoamento do trabalho.
Os Autores
PREFÁCIO DA 1.ª EDIÇÃO
É com grata satisfação que apresentamos ao público leitor este Novo Código Civil e legislação extravagante anotados, apresentado nos mesmos moldes editoriais do nosso Código de Processo Civil comentado e legislação processual civil extravagante em vigor, já em sua sexta edição.
Trata-se de um livro cujo objetivo é o de dar ao leitor as primeiras impressões sobre o Novo Código Civil (Lei 10.406/2002), que entrará em vigor em 12 de janeiro de 2003. Não é um Código comentado, mas apenas com breves notas sobre a nova lei. Privilegiamos as anotações a respeito das novidades trazidas pelo novo sistema; procuramos destacar remissões necessárias na lei; trouxemos à baila aspectos da jurisprudência nacional que remanescem de interesse para o novo sistema jurídico; buscamos realçar a doutrina nacional e estrangeira que trata das matérias de maior relevo no Código Civil, embora muitos institutos e artigos não tenham sido ainda objeto de igual trato.
A intenção é preparar o leitor para o manuseio da nova lei, realçando a modernidade de institutos velhos e novos do Direito Privado, enaltecendo os aspectos positivos das mudanças. Por isso o trabalho se destina mais à primeira leitura do consulente e, em especial, dos estudantes de direito.
Há também um aspecto técnico de relevo. O Código de Processo Civil comentado e legislação processual civil extravagante em vigor continha em seu bojo alguma legislação de direito material privado que já não poderia permanecer no corpo daquele trabalho, tanto pelo conteúdo daquela legislação (direito material e não processual), quanto diante do número de páginas que o volume alcançou, o que tornou impossível a mantença daquele livro nos moldes como vinha sendo apresentado.
O lançamento deste Novo Código Civil e legislação extravagante anotados permite a reunião desse acervo legislativo de direito material privado, ora retirado do Código de Processo Civil comentado, que vem sendo objeto de nossas notas desde quando veio a lume sua primeira edição.
A reunião deste trabalho – Novo Código Civil e legislação extravagante anotados – propõe-se, pois, a ser mais um instrumento de utilidade para o trabalho de todos os que buscam o Direito Privado, nesse momento importante de alteração do mais importante monumento jurídico da vida das pessoas.
Os Autores
ABREVIATURAS
A
a. – ano
AASP – Associação dos Advogados de São Paulo
AA.VV. – autores vários
ABGB – Allgemeines bürgerliches Gesetzbuch (Código Civil Geral da Áustria) (Patente Imperial de 1.6.1811)
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
Abs. – Absatz (parte [do texto de artigo de lei]; parágrafo [de texto]); Abschnitt (seção [de texto de lei])
a.C. – antes de Cristo
ac. – acórdão
AC – apelação cível
ACM – Revista da ACM (Associação Cearense de Magistrados) (periódico)
ACOr – ação cível originária
AcP – Archiv für die civilistische Praxis (Arquivo para a Prática Civilística) (periódico) (J.C.B.Mohr) – de v. 1 (1923) a v. 149 (1944) e de v. 150 (1948) em diante – sucessor de “Archivs für bürgerliches Recht” (ArchBürgR)
ACP – ação civil pública
ADC – ação declaratória de constitucionalidade
Adcoas – Série – Jurisprudência Adcoas
AdcoasPrev – Revista Adcoas Previdenciária (periódico) (Esplanada)
AdcoasTrab – Revista Adcoas Trabalhista (periódico) (Esplanada)
ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
ADCT-SP – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF-SP
ADESF – Associação de Defesa da Saúde do Fumante
ADI – ação declaratória incidental
ADIn – ação direta de inconstitucionalidade
ADInt – ação direta de inconstitucionalidade interventiva
ADIO – ação declaratória de inconstitucionalidade por omissão
ADPF – arguição de descumprimento de preceito fundamental
ADV – Advocacia Dinâmica
AF – Atualidades Forenses (periódico) (Forense)
AG – Amtsgericht (Tribunal local)
Ag – agravo de instrumento
AGBG – Gesetz zur Regelung des Rechts der allgemeinen Geschäftsbedingungen (Lei alemã sobre as Cláusulas Contratuais Gerais, de 9.12.1976)
AgPt – agravo de petição
AgRg – agravo regimental
AgRt – agravo retido
AGU – Advogado Geral da União; Advocacia Geral da União
AI – ato institucional
AJ – Arquivo Judiciário (periódico)
Ajufe – Associação dos Juízes Federais do Brasil
Ajuris – Revista da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (periódico)
Amagis – Revista da Associação dos Magistrados Mineiros (periódico)
AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros
AMJ – Arquivos do Ministério da Justiça (periódico)
AMS – apelação em mandado de segurança
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações
Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica
AöR – Archiv des öffentlichen Rechts (Arquivo do Direito Público) (periódico) (J.C.B.Mohr) (desde 1886) (sucessor de Archiv für öffentliches Recht – Arquivo para o Direito Público: até 1910)
Ap – apelação
AP – ação popular
Ap c/ Rev. – apelação com revisão
Ap. crim. – apelação criminal
APA – área de preservação ambiental
Apamagis – Associação Paulista de Magistrados
APD – Archives de philosophie du droit (periódico temático) (Sirey)
APMP – Fichas de jurisprudência da Associação Paulista do Ministério Público (citação: abreviatura e n. da ficha); Associação Paulista do Ministério Público
ApMS – apelação em mandado de segurança
APn – ação penal
APP – área de preservação ambiental permanente
AR – ação rescisória
ArchBürgR – Archivs für bürgerliches Recht (Arquivos de Direito Civil) (periódico) (J.C.B.Mohr) – vs. 1 (1888) a 43 (1919) – sucedidos pelo “Archiv für die civilistische Praxis” (AcP)
AREsp – agravo de denegação de recurso especial
ARE – agravo de denegação de recurso extraordinário
art. – artigo
Assentos – Collecção Chronológica dos Assentos das Casas da Supplicação e do Cível, 2.ª ed., augmentada em 33 Assentos, Real Imprensa da Universidade (por Resolução de S. Magestade de 2 de Setembro de 1786), Coimbra, 1817
ATARJ – Arquivos dos Tribunais de Alçada do Estado do Rio de Janeiro (periódico)
B
Bacen – Banco Central do Brasil
BDA – Boletim de Direito Administrativo (periódico)
BFDUC – Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (periódico)
BGB – Bürgerliches Gesetzbuch (Código Civil alemão) (L Imperial de 18.8.1896)
BGBl – Bundesgesetzblatt (Diário Oficial Federal Alemão) (substituiu o RGBl)
BGH – Bundesgerichtshof (Superior Tribunal Federal da RFA)
BGHZ – Entscheidungen des BGH in Zivilsachen (Decisões do Superior Tribunal Federal da Alemanha em matéria civil) (periódico) (Carl Heymanns Verlag)
BMJ – Boletim do Ministério da Justiça (de Portugal) (periódico)
BNH – Banco Nacional da Habitação
BolAASP – Boletim da Associação dos Advogados de São Paulo (periódico)
BolIBCCrim – Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (periódico)
BRD – Bundesrepublik Deutschland (República Federal da Alemanha)
BSTJ – Boletim do Superior Tribunal de Justiça (periódico)
BVerfG – Bundesverfassungsgericht (Tribunal Constitucional Federal da RFA)
BVerfGE – Entscheidungen des Bundesverfassungsgerichts (Decisões do Tribunal Constitucional Federal da RFA) (periódico) (J.C.B.Mohr)
BVerfGG – Bundesverfassungsgerichtsgesetz (Lei sobre o BVerfG)
BVerwG – Bundesverwaltungsgericht (Tribunal Administrativo Federal da RFA)
BVerwGE – Entscheidungen des Bundesverwaltungsgericht (Decisões do Tribunal Administrativo Federal da RFA) (periódico) (Carl Heymanns Verlag))
BVerwGG – Bundesverwaltungsgerichtsgesetz (Lei sobre o BVerwG)
C
c/ – com
CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica
CAg – Código de Águas (D 24643/34)
Câm. – Câmara
Câm.Civ. – Câmara Cível
Câm.Crim. – Câmara Criminal
Câm.Dir.Emp. – Câmara Especial de Direito Empresarial
CâmDPriv. – Câmara de Direito Privado
Câm.Dir.Púb. – Câmara de Direito Público
Câm.Esp. – Câmara Especial
Can. – Cânone (artigo do CDCan)
Cap. – capítulo
CAP – Código de Autorregulamentação Publicitária
cass. – cassação
CAt – conflito de atribuições
CBA – Código Brasileiro de Aeronáutica (L 7565/86)
CBT – Código Brasileiro de Telecomunicações (L 4117/62) (revogado pela LGT — L 9472/97, salvo quanto à matéria penal não tratada na LGT e quanto à radiodifusão)
c/c – combinado com
CC – Código Civil brasileiro (L 10406/02)
CC/1916 – Código Civil brasileiro antigo (L 3071/16) (revogado pela L 10406/02)
CC arg. – Código Civil argentino (L 340, de 25.9.1869)
CC calif. – California Civil Code (Código Civil do Estado da Califórnia – EUA, de 21.3.1872)
CC chil. – Código Civil chileno (D 373, de 30.4.1997)
CC cub. – Código Civil cubano (L 59, de 16.7.1987)
CC esp. – Código Civil espanhol (Real D de 24.7.1889)
CC fr. – Código Civil francês (Code Napoléon) (D de 5.3.1803)
CC ital. – Código Civil italiano (Real D 262, de 16.3.1942)
CC louis. – The revised Civil Code of the State of Louisiana (Código Civil do Estado da Louisiana – EUA, de 1870)
CC par. – Código Civil paraguaio (L 1183, de 18.12.1985)
CC per. – Código Civil peruano (DLeg 295, de 25.7.1984)
CC port. – Código Civil português (DL 47344, de 25.11.1966)
CC queb. – Código Civil da Província de Québec – Canadá (D 712/93)
CC suíço – Código Civil suíço, de 10.12.1907 (v. ZGB)
CC urug. – Código Civil uruguaio (D de 20.3.1866, atualizado pela L 16603, de 19.10.1994)
CCB – cédula de crédito bancário
CCom – Código Comercial (L 556/1850)
CComp – conflito de competência
CCond – Código de Conduta
CCondAAdmFed – Código de Conduta da Alta Administração Federal (21.8.2000)
CCondAgentes – Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos da Presidência e Vice-Presidência da República (D 4081/02)
CCV – Lei do Compromisso de Compra e Venda (DL 58/37)
CDA – Certificado de Depósito Agropecuário
CDC – Código de Defesa do Consumidor (L 8078/90)
CDCA – Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio
CDCan – Código de Direito Canônico (promulgado em 25 de janeiro de 1983 pelo Papa João Paulo II) (em vigor desde 27.11.1983)
CDCan (1917) – Código de Direito Canônico (promulgado em 27.5.1917 pelo Papa Benedito XV), revogado pelo CDCan de 1983
CDCCP – Cadernos de Direito Constitucional e Ciência Política (periódico) (RT)
CDTFP – Cadernos de Direito Tributário e Finanças Públicas (periódico) (RT)
CE – Constituição do Estado (citação: abreviatura seguida da sigla do Estado correspondente)
Cedam – Casa Editrice Dott. Antonio Milani
CEDH – Convenção Européia dos Direitos do Homem (Roma, 25.8.1950, em vigor a partir de 3.9.1953, data do depósito do 10.º instrumento de ratificação) (V. EMRK)
CEDM – Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Nova Iorque, 31.3.1981) (DLeg 26/94; D 4377/02)
CEF – Caixa Econômica Federal
CEI – Comissão Estadual de Inquérito (parlamentar)
CEM – Código de Ética Médica (Res. 1246, de 8.1.1988, Conselho Federal de Medicina)
CEsp – Corte Especial (STJ)
CEDOAB – Código de Ética e Disciplina da OAB (de 13.2.1995)
CEP – Código de Ética Profissional (dos advogados)
CEPAC – Certificados de potencial adicional construtivo
CEsp – Corte Especial (STJ)
CF – Constituição Federal (CF de 5.10.1988)
CF/1891 – Constituição Federal (1891)
CF/1934 – Constituição Federal (1934)
CF/1937 – Constituição Federal (1937)
CF/1946 – Constituição Federal (1946)
CF/1967 – Constituição Federal (1967)
CF/1969 – Constituição Federal (1969) (Emenda Constitucional 1/69)
cf. – conforme
CFDD – Conselho Gestor do Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos e Coletivos (v. L 9008/95 no título “Ação Civil Pública – LACP”)
CFlor – Código Florestal (L 12651/12)
CFOAB – Conselho Federal da OAB
CGJE-BA – Coordenação Geral dos Juizados Especiais do Estado da Bahia. Conclusões tomadas no Encontro dos Magistrados dos Juizados Cíveis e Criminais de Salvador e Região, realizado de 27 a 29.5.1998 (citação: abreviatura seguida do número da conclusão)
CGSN – Conselho Gestor do Simples Nacional
CGR – Consultor Geral da República
CI/1824 – Constituição do Império do Brasil (1824)
CIC – Codex Iuris Canonici (Código de Direito Canônico), promulgado em 25.1.1983 pelo Papa João Paulo II, em vigor desde 27.11.1983
CIDACI – Convenção Interamericana sobre o Direito Aplicável aos Contratos Internacionais (CIDIP V, México, 1994)
CIDH – Convenção Interamericana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica, de 27.11.1969) (DLeg 27/92, D 678/92)
CIDIP – Conferência Interamericana de Direito Internacional Privado (CIDIP I, Panamá, 1975; CIDIP II, Montevidéu, 1979; CIDIP III, La Paz, 1984; CIDIP IV, Montevidéu, 1989; CIDIP V, México, 1994; CIDIP VI, Washington, 2002)
CIDPD – Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Nova Iorque, 30.3.2007) (DLeg 186/08; D 6949/09)
cit. – citado; citação
civ. – civil; cível
CJ – Ciência Jurídica (periódico)
CJF – Conselho da Justiça Federal
CLT – Consolidação das Leis do Trabalho (DL 5452/43)
CM – Código de Mineração (DL 227/67)
CMED – Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (v. L 10742/03 5.º)
CMN – Conselho Monetário Nacional
CND – Certidão Negativa de Débito
CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (L 10267/01 e D
4449/02)
CNJ – Conselho Nacional de Justiça
CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público; Congresso Nacional do Ministério Público
CNPDC – Comissão Nacional Permanente de Defesa do Consumidor
CNPS – Conselho Nacional de Previdência Social
CNT – Código Nacional de Trânsito (L 5108/66 – revogado pelo CTB)
CObr. suíço – Código das Obrigações suíço, de 30.3.1911 (v. OR)
CodBustamante – Código Bustamante (Código de Direito Internacional Privado [Projeto de Antônio S. de Bustamante y Sirvén], Havana, 1928 – Vigente no Brasil pelo D 18871/29, Coleção das Leis do Brasil, v. 3 [1929], p. 588)
CodEl – Código Eleitoral (L 4737/65)
CodEtDecParlCâmDep – Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados
CodÉticaMN – Código de Ética da Magistratura Nacional (Res. CNJ 60, de 19.9.2008)
Codex – Código de Justiniano
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
col. – coluna
coment(s). – comentário, comentários
Coment. – Comentários (obra jurídica)
Conamp – Associação Nacional dos Membros do Ministério Público
CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
CONAR – Conselho de Autorregulamentação Publicitária
CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (SP)
CongressoNMP – Congresso Nacional do Ministério Público
Conmetro – Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
Contran – Conselho Nacional de Trânsito
Cons. – Conselheiro
const. – Constituição; constitucional
Const. amer. – Constituição dos Estados Unidos da América, de 17.7.1787
Const. esp. – Constituição da Espanha, de 27.12.1978
Const. franc. – Constituição Francesa, da V República, de 4.10.1958
Const. ital. – Constituição da República Italiana, de 27.12.1947
Const. port. – Constituição da República Portuguesa, de 2.4.1976
Const. suíça – Constituição da Confederação Suíça, de 18.4.1999
coord. – coordenador, coordenação, coordenadores
COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil
Corde – Coordenadoria Nacional para a Pessoa Portadora de Deficiência
CP – Código Penal (DL 2848/40); Código Penal
CP ital. – Código Penal italiano
CPC – Código de Processo Civil (L 5869/73)
CPC/1939 – Código de Processo Civil de 1939 (DL 1608/39)
CPC-BA – Código do Processo do Estado da Bahia (LE-BA 1121, de 21.8.1915)
CPC-CE – Código do Processo Civil e Commercial do Estado do Ceará (LE-CE 1952, de 30.12.1921)
CPC-DF/1910 – Código do Processo Civil e Commercial do Districto Federal (D 8332, de 3.11.1910)
CPC-DF/1924 – Código do Processo Civil e Commercial para o Districto Federal (D 16752, de 31.12.1924)
CPC-MG – Código do Processo Civil do Estado de Minas Gerais (LE-MG 830, de 7.9.1922)
CPC-PE – Código do Processo Civil e Commercial do Estado de Pernambuco (LE-PE 1156, de 5.12.1922)
CPC-PI – Código do Processo Civil e Commercial do Estado do Piauhy (LE-PI 964, de 17.6.1920)
CPC-PR – Código do Processo Civil e Commercial do Estado do Paraná (LE-PR 1915, de 23.2.1920)
CPC-RS – Código do Processo Civil e Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (LE-RS 65, de 16.1.1908)
CPC-SP – Código do Processo Civil e Commercial do Estado de São Paulo (LE-SP 2421, de 14.1.1930)
CPC esp. – Código de Processo Civil espanhol (Ley de Enjuiciamiento Civil – Ley 1/2000)
CPC fr. – Código de Processo Civil francês (Nouveau Code de Procédure Civile – D 75/1123, de 5.12.1975)
CPC ital. – Código de Processo Civil italiano (Codice di Procedura Civile – Real D 1443, de 28.10.1940)
CPC port. – Código de Processo Civil português (L 41, de 26.6.2013)
CPC port./1961 – Código de Processo Civil português revogado (DL 44129, de 28.12.1961)
CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito (federal ou municipal)
CPInd – Código da Propriedade Industrial (L 5772/71) – Revogado expressamente pela LPI (Lei da Propriedade Industrial – L 9279, de 14.5.1996, DOU 15.5.1996, p. 8353)
CPM – Código Penal Militar (DL 1001/69)
CPMF – Contribuição Permanente sobre Movimentações Financeiras
CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito
CPP – Código de Processo Penal (DL 3689/41)
CPPM – Código de Processo Penal Militar (DL 1002/69)
CPR – Cédula de Produto Rural (L 8929/94 4.º)
CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio
CRI – Cartório de Registro de Imóveis
CRog – carta rogatória
CRSFN/MP – Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional
CSCom port. – Código das Sociedades Comerciais (de Portugal) (DL 262, de 2.9.1986)
CSM – Conselho Superior da Magistratura
CSM-SP – Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo
CSMP – Conselho Superior do Ministério Público
CSMP-DFT – Conselho Superior do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios
CSMPF – Conselho Superior do Ministério Público Federal
CSMPM – Conselho Superior do Ministério Público Militar
CSMPT – Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho
CSSL – contribuição social sobre o lucro líquido
CTB – Código de Trânsito Brasileiro (L 9503/97)
CTN – Código Tributário Nacional (L 5172/66)
CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança
CVM – Comissão de Valores Mobiliários
D
d. – dia
D – decreto
d.C. – depois de Cristo
DC – Revista de Direito do Consumidor (periódico) (RT)
DCM – Decreto do Conselho de Ministros
DDR – Deutsche Demokratische Republik (República Democrática Alemã)
DE – Decreto Estadual (citação: abreviatura seguida da sigla da unidade da federação)
DecTrab – Decisório Trabalhista (periódico) (Ed. Decisório Trabalhista)
De Jure – Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (periódico)
Dep. – Deputado
Des. – Desembargador (juiz do TJ)
Des. Fed. – Desembargador federal (juiz do TRF)
Des. Trab. – Desembargador do trabalho (juiz do TRT)
Detran – Departamento Estadual de Trânsito
DI – dissísio individual
Dig. – Digesto de Justiniano (citação: abreviatura, livro [romano], título [romano] e fragmento [arábico]. Exemplo: Dig. V, I, 30)
Dig.Civ. – Digesto delle discipline privatistiche (UTET) (4.ª ed. do Digesto Italiano) (seção de Direito Civil e Direito Processual Civil) (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
Dig.Comm. – Digesto delle discipline privatistiche (UTET) (4.ª ed. do Digesto Italiano) (seção de Direito Comercial) (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
Dig.Ital. – Digesto Italiano, Torino: UTET (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
Dig.Pen. – Digesto delle discipline penalistiche (UTET) (4.ª ed. do Digesto Italiano) (seção de Direito Penal) (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
Dig.Proc. – Digesto de Processo, 5 vs., Forense, RJ, 1980/1988 (obra coletiva citada por autor, verbete, volume do Digesto e página)
Dig.Pubb. – Digesto delle discipline pubblicistiche (UTET) (4.ª ed. do Digesto Italiano) (seção de Direito Público) (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
DIPr – Direito Internacional Privado
DIPub – Direito Internacional Público
Dir. – Direito
Direito-PUC-SP – Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (periódico) (citação: número e página)
Dir.Priv. – Direito Privado
div. – divulgado
DJE – Diário Oficial da Justiça do Estado (citação: abreviatura seguida da sigla do Estado)
DJU – Diário Oficial da Justiça da União
DJUE – Diário Oficial da Justiça da União – Eletrônico
DJEE – Diário Oficial da Justiça do Estado – Eletrônico (citação: abreviatura seguida da sigla do Estado)
DL – decreto-lei
DLeg – decreto legislativo
DM – Decreto municipal (citação: abreviatura seguida do nome do município, sigla do Estado a que pertence, número, ano e artigo)
DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral
DNRC – Departamento Nacional de Registro do Comércio
DOE – Diário Oficial do Estado (citação: abreviatura seguida da sigla do Estado)
DOU – Diário Oficial da União
DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor
DRiG – Deutsches Richtergesetz (Lei Orgânica da Magistratura Alemã)
DT – Decisório Trabalhista
(periódico) (Ed. Decisório Trabalhista)
DUDH – Declaração Universal dos Direitos do Homem
E
EAC – embargos em apelação cível
EAR – embargos em ação rescisória
EC – emenda constitucional
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (L 8069/90)
ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição
ECid – Estatuto da Cidade (L 10257/01)
ECR – Emenda Constitucional de Revisão
ed. – edição
EDcl – embargos de declaração
edit. – editor, editores
EDiv – embargos de divergência
EE – Estatuto do Estrangeiro (L 6815/80)
e.g. – exempli gratia
EGBGB – Einführungsgesetz zum Bürgerlichen Gesetzbuch (Lei de Introdução ao Código Civil Alemão)
EGZPO – Einführungsgesetz zur Zivilprozessordnung (Lei de Introdução à Ordenança Processual Civil Alemã)
EI – embargos infringentes
EIA – Estudo de Impacto Ambiental
EId – Estatuto do Idoso (L 10741/03)
EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança
EJ – Estudos Jurídicos (periódico)
EJu – Estatuto da Juventude (L 12852/13)
EJSTJ – Ementário de Jurisprudência do STJ
em. – ementa; ementário
EmentSTJ – Ementário da Jurisprudência do STJ (periódico) (citação: volume, n. da ementa e página)
EmReg – emenda regimental
EMRK – Europäische Konvention zum Schutz der Menschenrechte und Grundfreiheiten – Europäische Menschenrechtskonvention (Convenção Européia para a Proteção dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais, de 4.11.1950) (V. CEDH)
EncDir. – Enciclopedia del diritto,Giuffrè, Milano (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
EncSaraiva – Enciclopédia Saraiva de Direito (Saraiva) (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
ENJE – Encontro Nacional de Coordenadores de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Brasil. Conclusões tomadas nos encontros (citação: abreviatura, precedida do número do encontro e seguida do número da conclusão). III ENJE, realizado em Curitiba, em 4 e 5.5.1998; V ENJE, realizado em Salvador-BA, de 18 a 21.5.1999 (BolAASP 2126/12-supl.). VII ENJE, realizado no Espírito Santo, 24 a 27.5.2000 (BolAASP 2166/1-supl.)
ENM – Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (LC 123/06)
ENTA – Encontro Nacional de Tribunais de Alçada (v. V ENTA e VI ENTA)
EOAB – Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (L 8906/94)
ER – Emenda Regimental
ERE – embargos em recurso extraordinário
EReO – embargos em remessa oficial (ex officio)
ERR – embargos em recurso de revista
esp. – especial
ESPCU – Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e Fundações Públicas Federais (L 8112/90)
est. – estadual
Est. – Estudos
Estadão – Jornal “O Estado de S. Paulo”, diário de circulação nacional
EstDesarm – Estatuto do Desarmamento (L 10826/03)
EstMilit – Estatuto dos Militares (L 6880/80)
EstMuseus – Estatuto de Museus (L 11904/09)
EstRefug – Estatuto do Refugiado (L 9474/97)
ET – Estatuto da Terra (L 4504/64)
et seq. – e seguintes
Exeg. – Exegese
ExImp – exceção de impedimento
ExInc – exceção de incompetência
ExSusp – exceção de suspeição
Ext – extradição
ExVerd – exceção da verdade
F
fed. – federal
FDD – Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos (D 1306/94) (v. L 9008/95 e LACP 13)
FG – Festgabe (escritos em honra de)
FGG – Gesetz über die Angelegenheiten der freiwilligen Gerichtsbarkeit (Lei sobre os assuntos de jurisdição voluntária da RFA)
FGV – Fundação Getúlio Vargas
FMU – FMU Direito – Revista da Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo
FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente
FNCA – Fundo Nacional para a Criança e para o Adolescente
FNSP – Força Nacional de Segurança Pública
FONAJE – Fórum Nacional dos Juizados Especiais
FUNAI – Fundação Nacional do Índio
FS – Festschrift (escritos em homenagem a)
G
Gaio – Institutas de Gaio
GCE – Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (MedProv 2198-5/01)
GenesisProc – Genesis Revista de Direito Processual Civil (periódico) (Ed. Genesis)
GenesisTrab – Genesis Revista de Direito do Trabalho (periódico) (Ed. Genesis)
GG – Grundgesetz (Lei Fundamental [Constituição Federal] da RFA, de 8.5.1949)
GmSOGB – Gemeisamer Senat der obersten Gerichtshöfe des Bundes (Câmara Comum dos mais altos Tribunais da Federação da RFA)
GS – Gedächtnisschrift (escritos em memória)
GVG – Gerichtsverfassungsgesetz (Lei de Organização Judiciária Alemã)
H
HC – habeas corpus
HD – habeas data
I
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
IC – inquérito civil
ICMS – imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços
IDC – incidente de deslocamento de competência
ID-Doutrina – Doutrina (periódico editado pelo Instituto de Direito, RJ-RJ)
IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
IF – intervenção federal
IINAMS – incidente de inconstitucionalidade em ação de mandado de segurança
Inform. – informativo
INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor
INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Inq. – inquérito
Inst. – Institutas de Justiniano
Instit. – Instituições
IOB – Informações Objetivas (boletim de jurisprudência)
IP – inquérito policial
IPEM – Instituto de Pesos e Medidas
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
IPI – imposto sobre produtos industrializados
IPTU – imposto predial e territorial urbano
IPub – Interesse Público (periódico) (Notadez)
IRB – Instituto de Resseguros do Brasil
IRPF – imposto sobre a renda de pessoa física
IRPJ – imposto sobre a renda de pessoa jurídica
ISS – imposto sobre serviços de qualquer natureza
ITBI – imposto sobre transmissão de bens imóveis
ITR – imposto sobre a propriedade territorial rural
J
j. – julgado em
JA – Juristische Arbeitsblätter (Folhas Jurídicas de Trabalho) (periódico) (Metzner)
JB – Jurisprudência Brasileira – Cível e Comercial (periódico) (Juruá)
JBCrim – Jurisprudência Brasileira – Criminal (periódico) (Juruá)
JBTrab – Jurisprudência Brasileira – Trabalhista (periódico) (Juruá)
JC – Jurisprudência Catarinense (periódico)
JCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo
JCJ – Junta de Conciliação e Julgamento (extintas – EC 24/99)
JD – Jurisprudência e Doutrina (periódico) (Jurídica)
JECC-BR – Enunciados do Fórum Permanente de Juízes Coordenadores dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Brasil (citação: abreviatura seguida do número do enunciado tudo em negrito; conteúdo do enunciado entre aspas e em itálico. Exemplo: JECC-BR 12: “A perícia informal é admissível na hipótese do art. 35 da Lei 9099/95”.)
JEC-SP – Juizados Especiais Cíveis de São Paulo (v. 1.º JEC-SP)
JE-RJ – Juizados Especiais: Um novo tempo na justiça (periódico) (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) (citação: número, ano e ementa)
JherJb1 – Jherings Jahrbücher für die Dogmatik des heutigen römischen und deutschen Privatrechts (periódico) – 1.ª parte (vs. 1 a 36 – 1856-1896)
JherJb2 – Jherings Jahrbücher für die Dogmatik des bürgerlichen Rechts (periódico) – 2.ª parte (vs. 37 a 90 – 1897-1943)
JM – Jurisprudência Mineira (periódico)
Jornada I DirCiv STJ – Enunciados aprovados na I Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça, no período de 11 a 13 de setembro de 2002, sob a coordenação científica do Ministro Ruy Rosado de Aguiar Junior (citação: abreviatura em negrito, número do enunciado em negrito e texto em itálico e entre aspas. Exemplo: Jornada I DirCiv STJ 110:“É inaplicável o CC 1621 § 2.º às adoções realizadas com base no Estatuto da Criança e do Adolescente”). Os enunciados foram publicados no site do Conselho da Justiça Federal na internet – <http://www.jf.jus.br/cjf/CEJ-Coedi/jornadas-cej/enunciados-aprovados-da-i-iii-iv-e-v-jornada-de-direito-civil/jornadas-de-direito-civil-enunciados-aprovados>, no link Publicações (Jornadas de Direito Civil – Enunciados Aprovados) –, consultado em 5.2.2013. Participaram
da Jornada como Presidentes e Relatores das Comissões: PARTE GERAL: Humberto Theodoro Junior (Presidente), João Baptista Villela (Presidente), Nelson Nery Junior (Relator), Renan Lotufo (Relator);DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: Paulo Távora (Presidente), Antônio Junqueira de Azevedo (Presidente e Relator), Cláudia Lima Marques (Relatora), Wanderlei de Paula Barreto (Relator); RESPONSABILIDADE CIVIL: Roberto Rosas (Presidente), Irineu Antonio Pedrotti (Presidente), Iran Velasco Nascimento (Relator), Adalberto Pasqualotto (Relator); DIREITO DA EMPRESA: Alfredo de Assis Gonçalves Neto (Presidente), Newton De Lucca (Relator), Jorge Luiz Lopes do Canto (Relator); DIREITO DAS COISAS: Munir Karam (Presidente), Joel Dias Figueira Junior (Relator); DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES: Gustavo Tepedino (Presidente), Regina Helena Afonso Portes (Presidente), Luiz Edson Fachin (Relator), Adriana da Silva Ribeiro (Relatora). Participaram também da Jornada, entre outros: Acáccio Cambi, Adriana da Silva Ribeiro, Adroaldo Furtado Fabrício, Alfredo Abinagem, Álvaro Manoel Rosindo Bourguignon, Ana Luíza Nevares, Ana Rita Vieira de Albuquerque, Anderson Schreiber, André Ricardo Cruz Fontes, Antonio Horácio da Silva Neto, Antonio José Silveira Paulilo, Antonio Marson, Bruno Lewicki, Carison Venicius Manfio, Carlos Alberto Ghersi (Argentina), Carlos Augusto Pires Brandão, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, Celso Jerônimo de Souza, César Pontes Clark, Cláudia Valéria Bastos Fernandes, Cláudio Antonio Soares Levada, Cláudio Fortunato Michelon Junior, Cláudio José Coelho Costa, Denise Henriques Sant’Anna, Eduardo Kraemer, Erik Gramstrup, Érika Moura Freire, Érika Schmitz, Eugênio Facchini Neto, Flávio Roberto de Souza, Francisco Auricélio Pontes, Francisco José Moesch, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Giovanna Teixeira de Souza, Guilherme Couto de Castro, Heriberto Roos Maciel, Ivori da Silva Scheffer, João Batista Lazzari, João Maria Lós, Jorge Américo Pereira de Lira, Jorge Cesa Ferreira da Silva, Jorge Luiz Lopes do Canto, Jorge Mosset Iturraspe (Argentina), José Carlos Moreira Alves, José Francisco da Silva Neto, José Osório de Azevedo Junior, Judith Hofmeister Martins-Costa, Juliana Pinheiro, Kennedy Josué Greca de Mattos, Leda de Oliveira Pinho, Lindoval Marques de Brito, Liyssandro Norton Siqueira, Luís Renato Ferreira da Silva, Luiz César Medeiros, Luiz Paulo Vieira de Carvalho, Mairan Gonçalves Maia Junior, Marcelo Andrade Féres, Marcelo De Nardi, Marcelo Roberto Ferro, Márcia Helena Abinagem, Márcia Maria Nunes de Barros, Márcio Souza Guimarães, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Marcos Mairton da Silva, Maria Alice Paim Lyard, Maria Cristina Barongeno Cukierkorn, Maria Lúcia Lencastre Ursaia, Maria Paula Gouvêa Galhardo, Miguel Reale, Nelson Nery Costa, Nilza Maria Costa dos Reis, Otávio de Souza Gomes, Paulo Cerqueira Campos, Paulo Cézar Alves Sodré, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Paulo Eduardo Razuk, Paulo Roberto Moglia Thompson Flores, Paulo Roberto Stöberl, Raymundo Amorim Cantuária, Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Régis Fichtner Pereira, Ricardo César Pereira Lira, Roberto Schaan Ferreira, Rogério de Meneses Fialho Moreira, Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery, Rosana Amara Girardi Fachin, Rose Venceslau, Sérgio José Porto, Silvio Rodrigues, Sílvio de Salvo Venosa, Teresa Negreiros, Tycho Brahe Fernandes, Vera Maria Jacob de Fradera
Jornada III DirCiv STJ – Enunciados aprovados na III Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça, no mês de dezembro de 2004, sob a coordenação científica do Ministro Ruy Rosado de Aguiar Junior (citação: abreviatura em negrito, número do enunciado em negrito e texto em itálico e entre aspas. Exemplo: Jornada III DirCiv STJ 243: “A presunção de que trata o CC 1276 § 2.º não pode ser interpretada de modo a contrariar a norma -princípio da CF 150 IV”). Os enunciados foram publicados no site do Conselho da Justiça Federal na internet – <http://www.jf.jus.br/cjf/CEJ-Coedi/jornadas-cej/enunciados-aprovados-da-i-iii-iv-e-v-jornada-de-direito-civil/jornadas-de-direito-civil-enunciados-aprovados> –, no link Publicações (Jornadas de Direito Civil – Enunciados aprovados), consultado em 5.2.2013. Participaram da Jornada como Coordenadores e Relatores das Comissões: PARTE GERAL E DIREITO DAS COISAS: Gustavo Tepedino (Coordenador), Erik Frederico Gramstrup (Relator); DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL: Antônio Junqueira de Azevedo (Coordenador), José Osório de Azevedo Jr. (Coordenador), Luis Renato Ferreira da Silva (Relator), Claudia Lima Marques (Relatora); DIREITO DE EMPRESA: Newton de Lucca (Coordenador), Márcio Souza Guimarães (Relator);DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES: Luiz Edson Fachin (Coordenador), Marilene Guimarães (Relatora). Participaram também da Jornada, entre outros: Alberto Junior Veloso, Alcir Luiz Lopes Coelho, Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Álvaro Villaça de Azevedo, Ana Rita Vieira Albuquerque, André Ricardo Cruz Fontes, Arion d’Almeida Monteiro Filho, Arnaldo Rizzardo, Artur César de Souza, Benedito Gonçalves, Bruno Lewicki, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, Carlos Rebelo Junior, Carlos Roberto Alves dos Santos, Cláudio Fortunato Michelon Jr., Clayton Reis, Edílson Pereira Nobre Jr., Eduardo Kraemer, Elena Gomes, Eliene Bastos, Érica Verícia de Oliveira Canuto, Eva Evangelista, Fabíola Albuquerque, Francisco José Cahali, Fabrício Fontoura Bezerra, Fernanda Mathias de Souza, Flávia Pereira Hill, Flávio Murilo Tartuce Silva, Francisco José de Oliveira, Francisco José Moesch, Frederico Henrique Viegas de Lima, Glauco Gumerato Ramos, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Guilherme Couto de Castro, Guilherme Magalhães Martins, Gustavo Mourão, Heloisa Carpena, João Baptista Villela, João Luis Fischer Dias, João Luis Nogueira Mathias, Jorge Américo Pereira de Lima, Josué de Oliveira, Judith Martins-Costa, Julier Sebastião da Silva, Jussara Maria Leal de Meirelles, Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, Luis Paulo Cotrim Guimarães, Luiz Felipe Brasil Santos, Manoel de Oliveira Erhardt, Marcelo Andrade Féres, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, Marcelo Roberto Ferro, Márcio Tadeu G. Nunes, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Marcos Mairton da Silva, Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues, Maria Isabel Pezzi Klein, Marlon Tomazette, Maurício Andrade de Salles Brasil, Mauricio Mendonça Menezes, Melhim Namem Chalhub, Miguel Kfouri Neto, Mônica Neves Aguiar da Silva, Noeval de Quadros, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Paulo Penalva Santos, Paulo Roque Khouri, Rafael Castegnaro Trevisan, Régis Bigolin, Renato Luís Benucci, Roberto Rosas, Rodolfo Pinheiro de Moraes, Rodrigo Barrego Cogo, Rogério de Meneses Fialho Moreira, Ronald Amaral Sharp Junior, Rosana Fachin, Ruy Eduardo Almeida Britto, Sérgio Mourão Corrêa Lima, Sidney Hartung Buarque, Silvio de Salvo Venosa, Simone Lahorgue, Suzana de Camargo Gomes, Valéria Medeiros de Albuquerque, Vera Andrighi, Wladimir Alcibíades Marinho Falcão Cunha, Yussef Said Cahali
Jornada IV DirCiv STJ – Enunciados aprovados na Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça, no mês de outubro de 2006 (citação: abreviatura em negrito, número do enunciado em negrito e texto em itálico e entre aspas. Exemplo:Jornada IV DirCiv STJ 272: “Não é admitida em nosso ordenamento jurídico a adoção por ato extrajudicial, sendo indispensável a atuação jurisdicional, inclusive para a adição de maiores de dezoito anos”). Os enunciados foram publicados no site do Conselho da Justiça Federal na internet – <http://www.jf.jus.br/cjf/CEJ-Coedi/jornadas-cej/enunciados-aprovados-da-i-iii-iv-e-v-jornada-de-direito-civil/jornadas-de-direito-civil-enuncia-dos-aprovados> – no link Publicações (Jornadas de Direito Civil – Enunciados aprovados), consultado em 5.2.2013. Participaram da Jornada, como Coordenadores
e Relatores das Comissões: PARTE GERAL: Gustavo Tepedino e Silvio Romero Beltrão (coordenadores), Ana Carolina Lobo Gluck Paul e Jorge Eustácio da Silva Frias (relatores); DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: Paulo de Tarso V. Sanseverino e Nelson Nery Junior (coordenadores), Cláudia Lima Marques, Flávio Tartuce, José Fernando Simão e Luis Renato Ferreira da Silva (relatores); RESPONSABILIDADE CIVIL:Eugênio Facchini Neto e Carlos Roberto Gonçalves (coordenadores); DIREITO DE EMPRESA: Newton De Lucca e Sérgio Mourão Correa Lima (coordenadores), Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (relator); DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES: Luis Edson Fachin e Luiz Felipe Brasil Santos (coordenadores), Marilene Silveira Guimarães e Carlos Eduardo Pianovsk (relatores); DIREITO DAS COISAS: Marcelo Roberto Ferro (relator). Participaram também da Jornada, entre outros: Carlos Vieira Von Adamek; Erik Frederico Gramstrup; Flávia Pereira Hill; Gustavo Tepedino; Jones Figueiredo Alves; Jorge Eustácio da Silva Frias; Maria Celina Bodin de Moraes; Sílvio de Salvo Venosa; Jorge Cesa Ferreira da Silva; Anderson Schreiber; Carlos Santos de Oliveira; Christiano Cassettari; Claudia Lima Marques; Flávio Tartuce; Jan Peter Schmidt; José Fernando Simão; Munir Karam; Rosilda Lacerda Rocha; Paulo de Tarso Vieira Sanseverino; Roberto Augusto Castellano Pfeiffer; Antônio Sérvulo dos Santos; Miguel Kfouri Neto; Roque Antonio Mesquita de Oliveira; Alfredo de Assis Gonçalves Neto; André Ricardo Cruz Fontes; Arnaldo Rizzardo; Marcelo Andrade Féres; Marlon Tomazette; Newton de Lucca; Eduardo de Oliveira Leite; Euclides Benedito de Oliveira; Francisco José Cahali; Guilherme Calmon Nogueira da Gama; Luiz Edson Fachin; Luiz Felipe Brasil Santos; Mairan Maia; Rosana Amara Girardi Fachin; Yussef Said Cahali; Zeno Augusto Basto Veloso; Antonio Herman Benjamin; Glauco Gumerato Ramos; José Osório de Azevedo Júnior; Melhim Namem Chalhub; Rodrigo Reis Mazzei; Wagner Pessoa Vieira
Jornada V DirCiv STJ – Enunciados aprovados na Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça, no mês de novembro de 2011 (citação: abreviatura em negrito, número do enunciado em negrito e texto em itálico e entre aspas. Exemplo: Jornada V DirCiv STJ 397: “A emancipação por concessão dos pais ou por sentença do juiz está sujeita à desconstituição por vício de vontade.”). Os enunciados foram publicados no site do Conselho da Justiça Federal na internet – <http://www.jf.jus.br/cjf/CEJ-Coedi/jornadas-cej/enunciados-aprovados-da-i-iii-iv-e-v-jornada-de-direito-civil/jornadas-de-direito-civil-enunciados-aprova-dos> – no link Publicações (Jornadas de Direito Civil – Enunciados aprovados), consultado em 5.2.2013. Particparam da Jornada, como Coordenadores e Relatores das Comissões: PARTE GERAL: Gustavo Tepedino (coordenador), Milena Donato Oliva (relatora); DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: Paulo Roque Khouri (coordenador), José Fernando Simão e Jorge Cesa Ferreira da Silva (relatores); RESPONSABILIDADE CIVIL: Paulo de Tarso Sanseverino (coordenador), Flávio Tartuce e Rafael Peteffi da Silva (relatores); DIREITO DE EMPRESA: Ana Frazão (coordenadora), Márcio Souza Guimarães (relator);DIREITO DAS COISAS: Otávio Luiz Rodrigues (coordenador), Pablo Renteria (relator); DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES: Ruy Rosado (coordenador), Rose Melo Vencelau Meireles e Marilene Guimarães (relatoras). Participaram também da Jornada, entre outros: Adriano Marteleto Godinho; Edilson Pereira Nobre Júnior; Gustavo Tepedino; Judith Hofmeister Martins Costa; Marcio Mello Casado; Paulo R. Thompson Flores; Rogério de Meneses Fialho Moreira; Araken de Assis; Christiano Cassettari; Cristiano de Sousa Zanetti; Daniel Ustarroz; Ernesto Tzirulnik; João Hora Neto; José Fernando Simão; José de Oliveira Ascensão; Lucas Abreu Barroso; Luciano Timm; Luciano de Camargo Penteado; Marcelo Cintra Zarif; Marcos Jorge Catalan; Mário Luiz Delgado Régis; Adalberto de Souza Pasqualotto; Bruno Nubens Barbosa Miragem; Claudio Luiz Bueno de Godoy; Patrícia Faga Iglecias Lemos; Rosana Amara Girardi Fachin; Rui Stoco; Sílvio de Salvo Venosa; Teresa Ancona Lopez; Alexandre Ferreira de Assumpção Alves; Alfredo de Assis Gonçalves Neto; Arnaldo Rizzardo; Carlos Klein Zanini; Fábio Ulhoa Coelho; Gladston Mamede; Newton de Lucca; Alcir Luiz Lopes Coelho; James Eduardo Oliveira; José Osório de Azevedo Júnior; Luiz Edson Fachin; Melhim Namem Chalhub; Otávio Luiz Rodrigues Junior; Rolf Stüner; Caetano Levi Lopes; Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz; Celso Souza Guerra Junior; Francisco Eduardo Loureiro; Francisco José Cahali; Guilherme Calmon Nogueira da Gama; Heloísa Helena Barboza; Jones Figueirêdo Alves; Regina Beatriz Tavares da Silva
Jornada VI DirCiv STJ – Enunciados aprovados na Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça, em 11 e 12 de março de 2013 (citação: abreviatura em negrito, número do enunciado em negrito e texto em itálico e entre aspas. Exemplo: Jornada VI DirCiv STJ 554: “Independe de indicação do local específico da informação a ordem judicial para que o provedor de hospedagem bloqueie determinado conteúdo ofensivo na internet”). Os enunciados foram publicados no site do Conselho da Justiça Federal na internet – <http://www.jf.jus.br/cjf/CEJ-Coedi/jornadas-cej/enunciados-aprovados-da-i-iii-iv-e-v-jornada-de-direito-civil/jornadas-de-direito-civil-enunciados-aprova-dos> – no link Publicações (Jornadas de Direito Civil – Enunciados aprovados), consultado em 11.4.2013. Participaram da Jornada, como Coordenadores e Relatores das Comissões: Ruy Rosado de Aguiar Junior; Paulo de Tarso Vieira Sanseverino; Rogério de Meneses Fialho Moreira; Ana de Oliveira Frazão; Gustavo Tepedino; Otavio Luiz Rodrigues Junior; Paulo Roque Khouri. Participaram também da Jornada, entre outros: Alexandre Ferreira de Assumpção Alves; Adalberto de Souza Pasqualotto; Adriano Marteleto Godinho; Ana Carolina Victalino de Oliveira: Ana Maria Blanco Montiel Alvarez; Ana Rita Vieira Albuquerque; André Borges de Carvalho Barros; André Fernandes Estevez; André Luis Alves de Melo; André Ricardo Cruz Fontes; André Vasconcelos Roque; Andréa Ronzoni; Angela Cristina Viero; Anna Luiza Bandeira Guimarães da Silva; Antonio José Almeida de Moraes; Arthur Cunha Da Costa Lima; Augusto Passamani Bufulin; Bruna Barbieri Waquim; Bruno Ricardo Bioni; Carlos Eduardo Elias de Oliveira; Carlos Santos de Oliveira; Célia Barbosa Abreu; Cesar Calo Peghini; Christiano Cassettari; Claúdio Antonio Soares Levada; Clayton Brito Correia dos Santos; Daniel Ustárroz; Diego Rodrigues Mendonça Galvão; Dimitre Braga Soares De Carvalho; Edilson Pereira Nobre Júnior; Eduardo José de Oliveira Costa; Eduardo Tomasevicius Filho; Eliane Leve; Érica Verícia Canuto De Oliveira Veras; Erik Frederico Gramstrup; Euler Da Cunha Peixoto; Fabiana Rodrigues Barletta; Fabio de Oliveira Azevedo; Fabrício Irun Silveira Martins; Felipe Teixeira Neto; Fernanda Paes Leme Peyneau Rito; Flávio Garcia Cabral; Flávio Tartuce; Frederico Guilherme Dornellas Piclum; George Antonio De Oliveira Veras; Guilherme Calmon Nogueira da Gama; Guilherme Couto De Castro; Guilherme Magalhães Martins; Gustavo Brum; Gustavo Luís da Cruz Haical; Helena Elias Pinto; Heloisa Helena Gomes Barboza; Ivana Fernandes Vieira; João Gabriel Britto Borges; João Victor Rozatti Longhi; Joel Dias Figueira Júnior; José Fernando Simão; José Osório de Azevedo Júnior; Juliano Rebelo Marques; Julio Garcia Morais; Lazaro Adelmo Mendonça; Léia Comar Riva; Leonardo de Medeiros Fernandes; Leonardo Estevam De Assis Zanini; Leonardo Gomes de Aquino; Leonardo Netto Parentoni; Lívia Ferreira Maioli Soares; Luiz Carlos Nemetz; Luiz Edson Fachin; Marcelo Cama Proença Fernandes; Marcelo Dickstein; Márcia Santana Fernandes; Márcio Tadeu Guimarães Nunes; Marco Aurélio Bezerra de Melo; Marcos Catalan; Marcos Paulo Félix da Silva; Marcos Pitanga Caeté Ferreira;
Marcus Vinícius Lisbôa Vignoli; Maria Bernadete Miranda; Maria Isabel Pezzi Klein; Maurício Andere von Bruck Lacerda; Mauricio de Freitas Silveira; Melhim Namem Chalhub; Moacyr Petrocelli de Ávila Ribeiro; Mônica de Cavalcanti Gusmão; Nadime Meinberg Geraige; Nildo Masini; Pablo Malheiros da Cunha Frota; Patrícia Faga Iglecias Lemos; Pedro Gomes de Queiroz; Pedro Mansur Gonçalves; Plínio Saraiva Melgaré; Priscilla Menezes da Silva; Rafael Gomes Bastos; Rafael Pettefi da Silva; Rayssa Gutterres Costa; Regina Beatriz Tavares da Silva; Renata Malta Vilas-Bôas; Ricardo Barros Coelho da Silva; Ricardo Cesar Pereira Lira; Robson Guimarães José Filho; Rodrigo da Cunha Pereira; Rodrigo de Oliveira Caldas; Rodrigo Pessoa Pereira da Silva; Rodrigo Toscano de Brito; Rogério Roberto Gonçalves de Abreu; Rosana Amara Girardi Fachin; Rose Melo Vencelau Meireles; Silvano José Gomes Flumignan; Tereza Ancona Lopes; Thiago Cordero Pivotto; Thiago Drummond de Paula Lins; Tiago Cardoso Vaitekunas Zapater; Vinicius Dinis Monteiro de Barros; Vinicius Martins Pereira; Vitor de Azevedo Almeida Junior; Wendel de Brito Lemos Teixeira; William Bossaneli Araujo; Wladimir Alcibíades Marinho Falcão Cunha
Jornada I DirCom STJ – Enunciados aprovados na Jornada de Direito Comercial, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, sob os auspícios do Superior Tribunal de Justiça, de 22 a 24 de outubro de 2012 (citação: abreviatura em negrito, número do enunciado em negrito e texto em itálico e entre aspas. Exemplo: Jornada I DirCom STJ 56: “A Fazenda Pública não possui legitimidade ou interesse de agir para requerer a falência do devedor empresário”). Os enunciados foram publicados no site do Conselho da Justiça Federal na internet – <http://www.jf.jus.br/cjf/cej-coedi> – no link Publicações – Outras Publicações (Enunciados aprovados na 1.ª Jornada de Direito Comercial), consultado em 5.2.2013. Participaram da Jornada, como Coordenador científico geral: Ministro Ruy Rosado de Aguiar Junior; como coordenadores científicos das Comissões: EMPRESA E ESTABELECIMENTO: Professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto; DIREITO SOCIETÁRIO: Professora Ana Frazão; OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS, CONTRATOS E TÍTULOS DE CRÉDITO:Professor Fábio Ulhoa Coelho; CRISE DA EMPRESA: FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO: Professor Paulo Penalva Santos.
JR – Juristische Rundschau (periódico) (De Gruyter)
JSTF – Lex-Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (periódico) (Lex)
JSTJ – Lex-Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais (periódico) (Lex) (citação: quando citada só abreviatura e página, refere-se a julgado do STJ; decisões dos TRFs: sigla do TRF, região, abreviatura, página. Exemplo: TRF-3.ª-JSTJ 41/235)
JTACivSP – Julgados dos Tribunais de Alçada Civil de São Paulo (periódico) (Lex do v. 1 ao 70; Saraiva do v. 71 ao 82; RT do v. 83 em diante)
JTACrimSP – Julgados do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo (periódico) (Lex)
JTAMG – Revista de Julgados do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais (periódico)
JTARS – Julgados do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul (periódico)
JTFR – Lex-Jurisprudência do Tribunal Federal de Recursos (periódico) (Lex Editora)
JTJ – Jurisprudência do Tribunal de Justiça (periódico) (Lex) (do v. 140 em diante) (V. RJTJSP, do v. 1 ao 139)
JTS – Julgados dos Tribunais Superiores (periódico) (Vellenich)
Juis – Jurisprudência Informatizada Saraiva (Saraiva)
Jur.It. – Juris Itinera – Revista do Ministério Público do Estado do Maranhão (periódico)
JurSTJ – Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (periódico) (Brasília Jurídica)
JuS – Juristische Schulung (Formação Jurídica) (periódico) (Beck)
Just. – Revista Justitia, órgão oficial do Ministério Público de São Paulo (periódico)
JZ – Juristenzeitung (Jornal dos Juristas) (periódico) (J.C.B.Mohr) (a partir de 6.1951)
K
KO – Konkursordnung (Lei de Falências e Insolvência Civil Alemã)
L
L – Lei (federal)
LA – Lei de Alimentos (L 5478/68)
LACP – Lei da Ação Civil Pública (L 7347/85)
LAD – Lei das Ações Discriminatórias (L 6383/76)
LAdo – Lei de Adoção (L 12010/09)
LADIn – Lei que regula o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade (L 9868/99)
LADInt – Lei que regulamenta o processo e o julgamento da ação direta interventiva (representação interventiva) perante o STF (L 12562/11)
LADPF – Lei sobre o processo e julgamento da arguição de descumprimento de preceito fundamental (L 9882/99)
LAF – Lei das Alienações Fiduciárias (DL 911/69)
LAFIm – Lei do Sistema de Financiamento Imobiliário (L 9514/97)
LAGrav – Disciplina a concessão de alimentos ao nascituro – Lei dos alimentos “gravídicos” (L 11804/08)
LAI – Lei de Acesso a Informações (L 12527/11)
LAJ – Lei de Assistência Judiciária (L 1060/50)
LAM – Letra de Arrendamento Mercantil
LAP – Lei da Ação Popular (L 4717/65)
LArb – Lei da Arbitragem (L 9307/96)
LArq – Lei da Arqueologia (L 3924/61)
LAT – Lei Antitruste (Lei do Abuso do Poder Econômico) (L 8884/94) – revogada pela LDC
LBF – Lei da impenhorabilidade do bem de família (L 8009/90)
LBio – Lei de Biossegurança (L 11105/05)
LC – Lei Complementar Federal
LCA – Letra de Crédito do Agronegócio
LCE – Lei Complementar Estadual (citação: abreviatura seguida da sigla do Estado correspondente)
LCh – Lei do Cheque (L 7357/85)
LCI – Lei do Condomínio e Incorporações (L 4591/64)
LCM – Lei da Correção Monetária (L 6899/81)
LCons – Lei do Consórcio (L 11795/08)
LCP – Lei das Contravenções Penais (DL 3688/41)
LCrimAmb – Lei dos Crimes Ambientais (L 9605/98)
LCrimHed – Lei dos Crimes Hediondos (L 8072/90)
LCrimResp – Lei dos Crimes de Responsabilidade (L 1079/50)
LCTST – Lei que estabelece Competências do TST (L 7701/88)
LD – Lei das Desapropriações (DL 3365/41)
LDA – Lei de Direitos Autorais (L 9610/98)
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (L 9394/96)
LDC – Lei de Defesa da Concorrência (L 12529/11)
LDel – Lei Delegada
LDepInf – Lei do Depositário Infiel (L 8866/94)
LDi – Lei do Divórcio (L 6515/77)
LDP – Lei da Defensoria Pública (LC 80/94)
LDrog – Lei de Drogas (L 11343/06)
LDRA – Lei de Desapropriação de Imóvel Rural para fins de Reforma Agrária (LC 76/93)
LDup – Lei das Duplicatas (L 5474/68)
LE – Lei Estadual (citação: abreviatura seguida da sigla do Estado-membro e do número e ano da lei)
LECCI – Lei de Execução de Cédula de Crédito Industrial (DL 413/69)
LECCR – Lei de Execução de Cédula de Crédito Rural (DL 167/67)
LECH – Lei de Execução de Cédula Hipotecária (DL 70/66)
LEF – Lei de Execução Fiscal (L 6830/80)
LEG – Lei de Engenharia Genética (L 8974/95) (revogada pela LBio – L 11105/05)
LEH – Lei de Execução Hipotecária (L 5741/71)
LEJ – Livro de Estudos Jurídicos (periódico) (Instituto de Estudos Jurídicos – RJ)
LEP – Lei de Economia Popular (L 1521/51)
LER – lesão por esforço repetitivo
LEUD – Livraria e Editora Universitária de Direito
LExP – Lei de Execução Penal (L 7210/84)
Lex-JTA – Lex-Jurisprudência dos Tribunais de Alçada Civil de São Paulo (Lex) (a partir do v. 71)
LF – Lei de Falências (L 11101/2005)
LF/1945 – Lei de Falências (DL 7661/45) (revogada pela LF)
LG – Landgericht (Tribunal regional)
LGr – Lei de Greve (L 7783/89)
LGT – Lei Geral de Telecomunicações (L 9472/97) (revogou o Código Brasileiro de Telecomunicação — L 4117/62)
LHD – Lei do Habeas Data (L 9507/97)
LI – Lei do Inquilinato (L 8245/91)
LIA – Lei de Improbidade Administrativa (L 8429/92)
LICC – Lei de Introdução ao Código Civil (DL 4657/42) – denominação alterada para LINDB (v. abaixo)
LImp – Lei de Imprensa (L 5250/67)
LINDB – Lei de Introdução ao Código Civil (DL 4657/42) – nova denominação da LICC
LIP – Lei da Investigação de Paternidade (L 8560/92)
LIPSD – Lei do Inventário, Partilha, Separação e Divórcio Extrajudiciais (L 11441/07)
LIT – Lei das Interceptações Telefônicas (L 9296/96)
Litis – Revista Trimestral de Direito Processual (periódico) (vs. 1 a 4, 1974 a 1976)
LJE
– Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (L 9099/95) (v. LPC – L 7244/84)
LJEFed – Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais Federais (L 10259/01)
LJEFP – Lei dos Juizados Especiais da Fazenda Pública (L 12153/09)
LL – Lei de Luvas (D 24150/34)
LLC – Lei da Letra de Câmbio e da Nota Promissória (D 2044/1908)
LLE – Lei da Intervenção e Liquidações Extrajudiciais de Instituições Financeiras (L 6024/74)
LLic – Lei de Licitações (L 8666/93)
LM – Lei Municipal (citação: abreviatura seguida do nome do município, sigla do Estado a que pertence, número e ano)
LMC – Lei de Medidas Cautelares (L 8437/92)
LMCF – Lei da Medida Cautelar Fiscal (L 8397/92)
LMP – Lei que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha) (L 11340/06)
LMS – Lei do Mandado de Segurança (L 12016/09)
LMS/1951 – Lei do Mandado de Segurança (L 1533/51) (revogada pela LMS)
LMU – Lei Modelo UNCITRAL (Lei modelo da UNCITRAL para arbitragem)
LNB – Lei da Nacionalidade Brasileira (L 818/49)
LNR – Lei dos Notários e Registradores (L 8935/94)
LOAGU – Lei Orgânica da Advocacia Geral da União (LC 73/93)
LOAS – Lei de Organização da Assistência Social (L 8742/93)
loc. – local
LOEMP – Lei Orgânica Estadual do Ministério Público (citação: abreviatura seguida da sigla do Estado correspondente)
LOEMP-SP – Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo (LCE-SP 734/93)
LOJDF – Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal (L 8185/91 – revogada pela L 11697/08)
LOJF – Lei de Organização da Justiça Federal (L 5010/66)
LOM – Lei Orgânica do Município (citação: abreviatura seguida do nome do município respectivo)
LOMN – Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LC 35/79)
LOMP – Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (L 8625/93)
LOMPU – Lei Orgânica do Ministério Público da União (LC 75/93)
LOPP – Lei Orgânica dos Partidos Políticos (L 9096/95)
LOPR – Lei de Organização da Presidência da República (L 9649/98)
LOPS – Lei Orgânica da Previdência Social (L 3807/60)
LP – Lei das Locações Prediais Urbanas (L 6649/79)
LPA – Lei do Processo Administrativo Federal (L 9784/99)
LPAII – Lei do Patrimônio de Afetação em Incorporações Imobiliárias (L 10931/04)
LPBPS – Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social (L 8213/91)
LPC – Lei do Juizado Especial de Pequenas Causas (L 7244/84) (revogada pela LJE – L 9099/95)
LPE – Lei do Processo Eletrônico (L 11419/06)
LPF – Lei do Planejamento Familiar (L 9263/96)
LPI – Lei da Propriedade Industrial (L 9279/96) (Revogou expressamente o Código da Propriedade Industrial – L 5772/71)
LPL – Lei do Processo Legislativo (LC 95/98)
LPN – Lei do Protesto Notarial (L 9492/97)
LPNId – Lei de Política Nacional do Idoso (L 8842/94)
LPNMA – Lei de Política Nacional do Meio Ambiente (L 6938/81)
LPPP – Lei da Parceria Público-Privada (L 11079/04)
LPS – Lei do Parcelamento do Solo (L 6766/79)
LR – Lei dos Recursos (que regula o procedimento dos recursos extraordinário e especial em matéria criminal) (L 8038/90)
LRP – Lei dos Registros Públicos (L 6015/73)
LSA – Lei das Sociedades por Ações (Lei das SA) (L 6404/76)
LSF – Lei do Sistema Financeiro (L 4595/64)
LSN – Lei de Segurança Nacional (L 7170/83)
LSV – Lei da Súmula Vinculante (L 11417/06)
LT – Lei do Tombamento (DL 25/37)
LTr – Revista Legislação Trabalhista (periódico) (LTr)
LTRF – Lei sobre os Tribunais Regionais Federais (L 7727/89)
LTur – Lei de Política Nacional de Turismo (L 11771/08)
LU – Lei da Usura (D 22626/33)
LUE – Lei do Usucapião Especial (L 6969/81)
LUnEst – Lei da União Estável (L 9278/96)
LUnif – Leis Uniformes sobre o Cheque e a Nota Promissória (Convenções de Genebra)
M
m. – mês
Man. – Manual
MC – Medida cautelar
MCI – Marco Civil da Internet (L 12965/14)
MDR – Monatsschrift für Deutsches Recht (Escrito mensal de Direito Alemão) (periódico) (O.Schmidt)
MedProv – medida provisória
MI – mandado de injunção
MIC – mandado de injunção coletivo
Min. – Ministro
MJ – Ministério de Justiça
MP – Ministério Público
MPDFT – Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
MPE – Ministério Público dos Estados
MPEleit – Ministério Público Eleitoral
MPF – Ministério Público Federal
MPM – Ministério Público Militar
MPPR – MP (Órgão oficial do Ministério Público do Estado do Paraná) (periódico)
MPT – Ministério Público do Trabalho
MPU – Ministério Público da União
MS – mandado de segurança
MSC – mandado de segurança coletivo
MünchKommBGB6 – Münchener Kommentar zum Bürgerlichen Gesetzbuch (“Comentário de Munique sobre o Código Civil Alemão (BGB)”), 6.ª ed., 11 vs., München: Beck, a partir de 2012; 5.ª ed., 11 vs., a partir de 2006; 3.ª ed., 10 vs., a partir de 1992. Obra coletiva (citado: v., autor, § do BGB, número e página)
MünchKommZPO3 – Münchener Kommentar zur Zivilprozeβordnung (“Comentário de Munique sobre a Ordenança Processual Civil Alemã (ZPO)”), 3 vs., 3.ª ed., München: Beck, vs. I e III: 2008, v. II: 2007; 2.ª ed., 2000. Obra coletiva editada por Thomas Rauscher, Peter Wax e Joachim Wenzel (citado: v., autor, § da ZPO, número e página)
m.v. – maioria de votos
N
n. – número
NDI – Nuovo Digesto Italiano, Torino: UTET (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
NNDI – Novissimo Digesto Italiano, Torino: UTET (obra coletiva) (citação: autor, verbete, volume, página)
NJW – Neue Juristische Wochenschrift (Novo Escrito Jurídico Semanal) (periódico) (Beck) (citação: ano da revista e página. Ex.: NJW 1989, 234)
NRDF – Nova Realidade do Direito de Família (periódico)
ns. – números
NSC – Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo (Prov. 50/89)
Núcleo – Boletim informativo do Núcleo Fé e Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (periódico)
O
OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
OAB-CF – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
OAB-CF-CP – Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB
OAB-CF-OE – Órgão Especial do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB
ob. – obra
obs. – observação
OE – órgão especial
OGM – organismo geneticamente modificado
OIT – Organização Internacional do Trabalho
OJ – Orientação jurisprudencial (v. TST-OJ)
OLG – Oberlandesgericht (Tribunal Estadual Superior)
OMC – Organização Mundial do Comércio
OMS – Organização Mundial da Saúde
ONU – Organização das Nações Unidas
OR – Obligationenrecht (Código das Obrigações suíço, de 30.3.1911) (v. CObr. suíço)
Ord. Afons. – Ordenações Afonsinas
Ord. Fil. – Ordenações Filipinas
Ord. Man. – Ordenações Manuelinas
org. – organizador, organizadores
org.jud. – organização judiciária
OSCIP – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público
P
p. – página
p/ – para
PA – processo administrativo
PAJ – Procuradoria de Assistência Judiciária
par. ou § – parágrafo
par.ún. – parágrafo único
PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
Pet – petição
PF – Polícia Federal
PGE – Procurador Geral do Estado; Procuradoria Geral do Estado
PGJ – Procurador Geral de Justiça; Procuradoria Geral de Justiça
PGM – Procurador Geral do Município; Procuradoria Geral do Município
PGR – Procurador Geral da República; Procuradoria Geral da República
PIS – Programa de Integração Social
PJ – Paraná Judiciário (periódico) (Juruá)
PLC – Projeto de Lei da Câmara dos Deputados
PLS – Projeto de Lei do Senado Federal
PNCPC – Parecer do Relator, na Câmara dos Deputados, do PL 6025/05, do PL 8046/10 e outros apensos, que tratam do Código de Processo Civil, revogando a L 5869/73. Apresentado à Comissão Especial da Câmara em 2.7.2013 pelo relator, Dep. Paulo Teixeira. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1086929&filename=Tramitacao-PL+6025/2005>. Acesso em 6.9.2013.
PNE – Plano Nacional de Educação (aprovado pela L 10172/01)
Port. – Portaria
pp. – páginas
PPP – parceria público privadas
Prec. – precatório
prelim(s). – preliminar (es)
PROCON – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor
I ENJE – 1.º Encontro Nacional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais