Buscar

estatistica para psicolog.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estatística para Psicologia 
Esta atividade tem como objetivo possibilitar ao aluno desenvolver aplicações práticas do conteúdo de Estatística no escopo de sua profissão ou curso. Para isso, poderá criar, simular, ou adaptar conteúdos específicos para sua área de atuação.
A estatística na área de psicologia pode ser usada de forma bem ampla. No entanto uma das aplicações mais relevantes é no contexto de testes psicométricos (criação, elaboração e aplicação). A estatística para as pesquisas em psicologia representa basicamente uma forma de economia e melhor aproveitamento do tempo, proporcionando assim resultados mais concretos, confiáveis e também mais rápidos. Nesse sentido para validar um teste psicométrico é necessário fazer uma grande coleta de dados com diversos indivíduos e depois avaliar os resultados para descobrir o que é mais comum na população. 
Na área de pesquisa em psicologia a média e a mediana são fundamentais para melhor leitura de dados no contexto de uma pesquisa. Nas pesquisas entre as ferramentas mais simples é usada a analise de gráficos, que é utilizada para calcular os viéses e testar a validade dos resultados. O entendimento da estatística é essencial para a melhor compreensão de pesquisas quantitativas (maior volume de dados) e muitas vezes também em pesquisas qualitativas. 
Concluindo a estatística é objeto de valor substancial para a psicologia para a validação, aplicação e avaliação de resultados em teste psicológicos.

Outros materiais