Buscar

Desafio Profissional - Industria de bebidas pira

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO - ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: 	TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 
ECONOMIA
Aluno: 						RA		
TÍTULO: “A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Tutor Presencial: 	
CIDADE
Setembro – 2015
INTRODUÇÃO
Em um país como o nosso, o crescimento de uma empresa é um dos grandes desafios dos empreendedores; com base nisso apresentaremos nesse projeto o plano de sucessão do gestor/presidente da Indústria de Bebidas Pira, produtora de cachaça e conhaque que passa por uma grande mudança em que seu presidente e fundador Dr. João, irá se aposentar, com isso torna necessária a escolha de um novo gestor.
Dr. João tem dois filhos que o auxiliam na administração da empresa.
Para saber quem está apto ou capaz de assumir esse cargo, entre seus filhos Paulo e Iran, será um dos desafios indicar o perfil daquele que mais se adequa as necessidades da empresa dentro de um cenário proativo ou reativo.
Iremos procurar a melhor solução para que essa empresa continue em crescimento e tenha estabilidade no mercado.
DESENVOLVIMENTO
A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta.
Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.
A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.
COMPETÊNCIAS, HABILIDADES
Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional.
O processo de sucessão de uma empresa familiar pode ser muito complexo na vida daquele que está sendo sucedido e tem influencia na parte financeira dos negócios e no lado emocional. Nossa empresa de consultoria foi contratada para sugerir as ações que precisam ser reavaliadas para as mudanças na estrutura gerencial. Durante a consultoria, procurou-se traçar o perfil dos sucessores do Dr. João, fazendo uma análise de suas habilidades e competências. Os dados expostos abaixo revela o perfil dos sucessores e são de extrema relevância para o sucesso da nova gestão.
Análise das competências e habilidades dos sucessores Paulo e Iran.	
	COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
	PAULO
	IRAN
	Qualificação profissional
	—
	—
	Liderança
	—
	—
	Visão Global e Sistêmica
	—
	—
	Aplicar conhecimento 
	X
	X
	Transmitir conhecimento 
	X
	X
	Assumir Responsabilidades
	X
	X
	Capacidade de Gerenciamento
	—
	—
	Capacidade de Trabalhar em equipe
	X 
	X
	Ética
	X
	X
	Negociar
	—
	—
	Orientação para Resultado
	—
	—
	Ser Empreendedor
	—
	—
Legenda: (X) competência e habilidade identificada (—) deficiência de competência e habilidade. 
A partir das informações constatamos que Paulo e Iran precisam trabalhar o lado teórico da Administração.
Ambos possuem dificuldades de interagir com os demais e também de transmitir informações.
PROCESSO DE SUCESSÃO - ANÁLISE DO PERFIL DOS SUCESSORES.
	COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
	PAULO x IRAN
	
	Qualificação profissional
	Acomodaram-se com a gestão do pai e não se qualificaram
	
	Liderança 
	Demonstram interesses em ampliarem seus conhecimentos
	
	Visão Global e Sistêmica 
	Possuem ampla visão
	
	Capacidade de Gerenciamento
	Precisam adquirir mais conhecimento especifico nessa área
	
	Negociar
	Possuem visão ampla dos negócios e atividades da organização
	
	Orientação para Resultados
	Precisam adquirir mais conhecimentos, para dar orientações.
	
	Ser Empreendedor
	Não possuem medo do “novo”.
	
A Indústria de Bebidas Pira passará por uma mudança reativa, a empresa avançará para a 2º geração, Paulo e Iran assumiram a diretoria da empresa; Como os filhos sempre caminharam juntos, acompanhando o pai, não se pode ter uma separação de poderes por isso ambos possuem os mesmos conhecimentos e trabalham juntos em torno do pai para o crescimento e estabilidade da empresa de bebidas no mercado.
Paulo e Iran irão fazer cursos profissionalizantes e também farão visitas em outras empresas, enquanto os filhos estudam o pai continua na diretoria geral da empresa até que a formação dos filhos seja concluída; enquanto isso Dr. João tratará de assuntos importantes como o planejamento da sucessão para a geração seguinte.
Devido à escolha da nova diretoria, foi necessária a promoção de operadores capacitados/qualificados de cada área para assumirem a gerência de seus respectivos setores. Com a promoção de novos gestores, Paulo e Iran ganharam credibilidade com os funcionários.
Gestor 01
Gestor Comercial
Na área de Gerência Industrial, o antigo operador com amplo conhecimento passará a assumir o cargo de gerente. Ele será responsável pela área comercial. O gerente comercial terá que seguir as metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos e prazo estabelecidos pela empresa.
Gestor 02
Gestor Administrativo
Planejar a venda de produtos buscando dar maior rentabilidade e produtividade à empresa. Foi escolhido o operador com qualificação para assumir a gestão da área comercial.
Gestor 03
Gestor Produção
Comandar setores como contas a pagar e receber, financeiro, departamento de pessoal, e jurídico se responsabilizando por todas as áreas que envolvem a administração da empresa para que em seu departamento tudo funcione perfeitamente, pois os outros setores dependem muito do setor da administração.
NOVO ORGANOGRAMA DA EMPRESA
	
Bibliografias:
Sebrae.com
Exame.abril.com.br
Novonegocio.com
Administradores.com

Outros materiais