Buscar

HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ-COLONIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1        Data: 05/06/2014 11:10:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201308334273)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Discuta o papel da Expansão Banta para o continente africano.
		
	
Resposta: Eram grupos coletores e caçadores, e devido a força do desenvolvimento da armas e do desenvolvimento agrícola iniciaram um processo de expansão pelo continente africano.
	
Gabarito: O aluno deve discutir língua, cultura, tecnologia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308331845)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O rio São Francisco, no Brasil, e o Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam
		
	
	trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos.
	
	trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas.
	
	cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz.
	 
	longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contratantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.
	
	médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308334299)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Desde o tempo das Cruzadas, no século XII, circulavam histórias na Europa sobre um reino fabuloso, para além do Egito, cujo monarca era cristão. Por meio de uma carta dirigida ao imperador de Bizâncio, Manuel I, e depois ao imperador Frederco, o Barba Ruiva, Preste João descrevia seu maravilhoso reino. Mel e leite fluíam por paragens lindíssimas, o rei concedia proteção aos cristãos; a comunidade era rica, aberta e generosa, as refeições palacianas eram servidas por reis, duques, condes e marqueses, que reuniam e divertiam diariamente 30 mil comensais. A descrição começa enumerando a diversidade de pedras preciosas e medicinais que cativavam a imaginação do europeu: esmeraldas, carbúnculo, safiras, topázios, crisólitos, ônix ¿ riquezas a disposição de um rei dadivoso. Não existiria império mais justo sob o céu, mais perfeito e organizado, com mais ouro, prata e ametistas. Até os utensílios onde se consumiam as iguarias eram de ouro. A autoridade do ei expressava-se por toda parte: na beleza beatifica da natureza; na capacidade de o soberano proteger ou castigar; na posse de riquezas sem igual; na harmonia da comunidade; na estabilidade da hierarquia. Prestes João era como a vitoria do cristianismo sobre o paganismo. Ainda segundo a lenda, Preste João dominava 72 reis, vestia-se com a pele de um réptil que vivia no fogo e guerreava precedido por treze cruzes de ouro. É que o seu intuito era atacar Jerusalém e eliminar os infiéis. Para os portugueses, a procura do rei cristão tornou-se, juntamente com a idéia missionária e o ideal das Cruzadas, a justificativa religiosa para as viagens dos descobrimentos. Ainda que não haja prova sobre Preste João, existiram reis importantes na África, que inclusive resistiram ao domínio islâmico como:
		
	 
	Etiópia
	
	Kongo
	
	Magreb
	 
	Zimbábue
	
	Gana
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308331830)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo África Branca pode ser considerado:
		
	
	equivocada pois apesar de islâmicas os grupos eram morenos, não brancos.
	
	como uma boa forma de diferenciar a áfrica negra e islâmica
	 
	equivocado, pois dá uma noção de unidades que não existem
	
	equivocada pois o norte da África é negro e o sul é branco
	
	um dado aceito pela historiografia pois isola a África em duas partes
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308271672)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A dificuldade do entendimento da expansão banta está relacionado em primeiro lugar aos motivos que geraram seu movimentos. Entre as principais linhas são:
		
	
	É difícil definir quem são os grupos bantos, mas são claramente ceramistas e tem a origem na África do sul.
	
	Grupos que saem do saara durante o período de seca e partem para as savanas para ocupar a região.
	
	Não pode se afirmar que exista uma expansão banta, é um termo inventado pela historiografia para grupos que a linguística identifica como próximos, em especial pela linha religiosa hebraica.
	
	Os grupos bantos partiram do norte em direção ao sul em uma violênta expansão militar.
	 
	É complexo definir o grupo formador e sua origem, no entanto, eram grupos de caçadores e coletores que conseguem uma expansão graças ao desenvolvimentos tecnológicos do grupo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308330752)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Napata foi uma cidade, na margem oeste do rio Nilo, cerca de 400 km ao norte de Cartum, capital do atual Sudão. Sobre a civilização Núbia, marque a resposta INCORRETA:
		
	
	Napata começou atingindo seu auge após Tantamani ter voltado da guerra contra os assí-rios. Sua economia era essencialmente baseada no ouro. O Egito era um aliado econômico importante. Em 660 aC, os Nubios começaram a explorar ouro, inaugurando o a Idade do Ferro Africana;
	
	Em 1075 a.C, o Sumo Sacerdote de Amon em Tebas, capital do antigo Egito, tornou-se pode-roso o suficiente para limitar o poder do faraó somente sobre o Alto Egito. Este foi o início do Terceiro Período Intermediário (1075 a.C-664 a.C). A fragmentação do poder no Egito permitiu que os núbios recuperassem a autonomia. Eles fundaramum novo reino, Kush, centrado em Napata;
	 
	Os núbios nunca se relacionaram com a civilização egípcia, preferindo negociar com os he-breus e assírios.
	
	Em 750 a.C, Napata foi uma cidade desenvolvida, enquanto o Egito ainda estava sofrendo de instabilidade política. O Rei Kashta atacou o Alto Egito. Sua política foi seguida por seus suces-sores Piye e Shabaka (721-707 aC), que finalmente trouxe todo o Vale do Nilo para o controle cushita no segundo ano do seu reinado. Shabaka também lançou uma política de construção de monumentos, no Egito e Núbia. Em geral, os reis de Kush governaram o Alto Egito durante cerca de um século e todo o Egito por cerca de 57 anos;
	
	Desde época das dinastias, os egípcios tinham sido interessados na Núbia, uma região muito rica em ouro. Os egípcios logo controlaram o comércio, de modo que o Egito se tornou uma potência imperialista na Núbia;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308331818)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando tratamos de rota saariana precisamos entender que é:
		
	
	É o domínio europeu criando uma importante rota de escravos mais rápida e eficiente no norte na África.
	
	é necessário entender que é uma rota comercial poderosa e que estão inseridos Europa, África, Oriente e Américas.
	 
	é necessário entender que é conjugação das práticas sociais africanas, seu comércio e trocas, com as trocas de mercadores nômades e a inserção dos centros islâmicos.
	
	é o domínio do islão levando bens para todo o mundo, apesar que naquele momento o saara era na verdade uma grande floresta, passando pela desertificação só muito posteriormente.
	
	o domínio pleno do Islão não África
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308422251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	I - A base econômica do Império Mali era a agricultura de subsistência. II- A base econômica do Império do Mali era a extração de ouro. III - A grandeza econômica do Mali era a extração de ouro e a inserção no comércio Transaariano. IV - A base econômica do Império do Mali era decorrente da sua inseração no comércio Transaariano. Sobre as dinãmicas econômicas do Império do Mali, aponte quais alternativas estão corretas:
		
	
	Apenas a I
	 
	I e IIII e II
	
	Apenas a III
	
	Apenas a IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308271669)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	"Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês." 
REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras. 
O espaço africano foi muito transformado por conta da escravidão moderna. No entanto, no retorno foram buscadas antigas raízes para afirmar sua estrutura anterior. Sobre este elemento construa um texto explicando a representatividade da cultura do Império Mali.
		
	
Resposta: A escravidão africana sofreu transformações com a chegada do europeu, passou a ter um carater comercial, e não mais apenas por conquistas de guerras e sequestros. Imperios como o de Mali, onde os senhores praticavam a venda de escravos para mercadores europeus, desestruturaram, e acabaram com grupos e reinos devido a perda de muitos de seus membros como escravos. Alguns grupos conseguiram uma resitencia criando os quilombos.
	
Gabarito: Devemos destacar a força e a cultura do Império Mali que é marco da organização africana medieval.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308480621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a chegada dos portugueses ao continente africano, é correto afirmar:
		
	
	Foi marcada pela imediata submissão dos povos africanos que viviam na costa do continente.
	 
	Acabou por intensificar e ampliar o comércio de escravos já existente no continente africano.
	
	Não teve nenhum impedimento, por parte dos africanos, para o acesso às minas de ouro e outras riquezas cobiçadas.
	
	Foi pacífica, com o estabelecimento de relações comerciais e através da conversão religiosa de líderes africanos.
	
	Foi motivada, principalmente, pelo interesse no comércio de cativos para as Américas.

Outros materiais