Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

(
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
)
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL 
Conhecendo um Microscópio
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Jackson Douglas da Silva Faria
	2. Matrícula: : 5590579
	3. Curso: Farmácia
	4. Turma: FLC90078BFR
	5. Disciplina: Microbiologia
	6. Tutor(a) Externo(a): Darc Helen Martins Sousa
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Conhecendo um Microscópio 
	2. Semestre: 2º semestre de 2024 
	3. Data: 20 de agosto de 2024
	INTRODUÇÃO
	O termo microscopia refere-se a um conjunto de técnicas que permitem a obtenção/visualização de imagens de objetos, captando detalhes não visíveis a olho nu. Essas técnicas têm um vasto campo de aplicação, sendo utilizadas em investigações científicas nas áreas de biologia, química, ciência dos materiais, entre outras que requerem o estudo de estruturas com ordens de grandeza muito pequenas. O principal equipamento utilizado na microscopia é, como o próprio nome já diz, o microscópio. Portanto, aprender a utilizá-lo é fundamental a todos os que ingressam e/ou exercem uma profissão onde o conhecimento do “mundo microscópico” é um requisito.
	
	OBJETIVOS
	Neste experimento, você irá utilizar um microscópio óptico monocular para analisar uma célula vegetal. Como parte das atividades, você deverá explorar o microscópio, buscando identificar suas partes e funcionalidades.
Desta forma, tendo a capacidade de:
· identificar as principais partes de um microscópio ótico monocular,
· utilizar um microscópio para analisar lâminas de estudo.
· Visualizar os objetivos através de tópicos.
	MATERIAIS
	Nessa pratica devera comparecer ao laboratório vestindo calça comprida e tênis. Será necessário o uso dos seguintes EPIs: Jaleco e luvas.
Materiais Necessários:
·       Algodão;
·      C2H6O (álcool etílico);
·      Cotonete;
·      Laminário;
·      Lâminas;
·      Microscópio óptico;
·      Óleo de imersão;
·      Papel macio;
·      Solução de limpeza (50% éter sulfúrico e 50% clorofórmio).
	METODOLOGIA
	
Através do laboratório Virtual apresentado pelo “AVA”, seguimos um roteiro para experiência.
1.     SEGURANÇA DO EXPERIMENTO: Higienize as mãos na pia. Coloque os equipamentos de proteção individual localizados no “Armário de EPIs”. Nesse experimento, é obrigatório o uso de jaleco e luvas. 
2.     CONHECENDO O MICROSCÓPIO: Para auxiliar no manuseio do microscópio, observe o nome de cada componente e relacione com o seu funcionamento. 
3.       VISUALIZANDO A LÂMINA: Ligue o microscópio e posicione a lâmina sobre a platina. Atente-se à instrução que, para movimentação do revólver ou para efetuar as configurações de posicionamento dos parafusos, condensador ou diafragma, deve-se clicar e pressionar o botão esquerdo do mouse sobre a área desejada e movimentar o cursor do mouse para direita ou esquerda. Visualize a lâmina clicando com o botão esquerdo do mouse em “Ver lâmina”, na objetiva de 4X, 10X e 40X. 
4.       UTILIZANDO A OBJETIVA DE 100X: Goteje o óleo de imersão sobre a lâmina. Mova o revólver para a objetiva de 100X. Realize os ajustes no diafragma, no charriot e nos botões macro e micrométrico conforme a necessidade. Esta etapa é indispensável para melhor observação e preservação do equipamento. Observe a visualização da oculara. 
5.       REPETINDO O EXPERIMENTO: Repita a visualização das lâminas seguintes realizando os ajustes no diafragma no charriot e nos botões macro e micrométrico conforme a necessidade. Lembre-se de que para conseguir visualizar a imagem com a lente objetiva de maior ampliação, deve-se gotejar o óleo de imersão sobre a lâmina.
 6.       FINALIZANDO O EXPERIMENTO: Mova o revólver para a objetiva de menor aumento e desligue o microscópio. Retire a lâmina da platina. Feito isso, com o algodão embebecido com álcool etílico, limpe a lâmina e a platina. Depois, usando o cotonete umedecido com a solução de limpeza, limpe a ocular e a lente objetiva de 100x.
 
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	
Resultados do Laboratório:
Conhecendo o Laboratorio Virtual
Ao acessar o laboratório virtual me deparei com uma página de apresentação, onde orienta que no experimento será utilizado um microscópio óptico monocular para analisar uma célula vegetal. Durante a atividade será explorado o microscópio, 
buscando identificar suas partes e suas funcionalidades. 
O objetivo da microscopia é a obtenção de imagens ampliadas de um objeto, que permite distinguir detalhes não revelados a olho nu. A forma mais comum é a lupa ou microscópio estereoscópico, seguida do microscópio óptico, que ilumina o objeto com luz visível ou ainda luz ultravioleta. 
Conforme está no material de apoio, o principal equipamento utilizado na microscopia é, como o próprio nome já diz, o microscópio. Os microscópios têm a finalidade de ampliar a imagem do objeto que se deseja estudar, com níveis de ampliação que podem variar de 2 vezes até centenas de milhares de vezes o tamanho do objeto original. Estes níveis de ampliação dependem intrinsicamente do princípio de funcionamento de cada microscópio. Neste sentido, os microscópios podem ser classificados em dois grandes grupos: os microscópios ópticos e os microscópios eletrônicos. Enquanto os microscópios ópticos utilizam a luz como princípio de funcionamento, os microscópios 
Perguntas:
1. Tendo em vista o experimento realizado, qual a função do condensador? 
Um componente do microscópio chamado condensador concentra a luz emitida pela fonte luminosa e a direciona para o objeto a ser examinado. O condensador é feito de duas ou mais lentes localizadas logo abaixo da platina do microscópio. 
O experimento utilizou um condensador para concentrar a luz de uma fonte luminosa e direcioná-la para a lâmina contendo a amostra. Como resultado, a amostra foi iluminada uniformemente, o que resultou em uma imagem mais clara e nítida.
2. Porque é importante o emprego do óleo de imersão quando é utilizada a objetiva de 100? A luz emitida pela lente frontal da objetiva pode se espalhar pelo ar quando a distância focal da objetiva é muito curta. Isso pode diminuir a qualidade da imagem, reduzindo sua clareza e nitidez. 
O óleo de imersão, um líquido incolor e transparente, tem o mesmo índice de refração que uma lente frontal de 100X. A imagem fica mais clara e nítida quando o óleo de imersão é colocado entre a lâmina que contém a amostra e a lente frontal da objetiva.
	
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	 
	REFERÊNCIAS
	ALGETEC. LABORATORIO VIRTUAL Conhecendo um Microscópio https://uniasselvi.grupoa.education/sagah/object/default/84782661
image1.jpeg
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina