Buscar

giardia power

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Giárdia
Grupo:
Aira Kaliane Silva Pires RA: 9930025879
Ana Cristina Dias da Silva RA: 1598867853
Antonio Garcia Mariano Souza RA: 1575171030 
Bruna de Jesus Silva RA: 1581984598
Daniel Domingues
Elissandra Leal Brito
Jucelia de Oliveira RA: 1570211731
Micaele Silva dos Reis RA: 1589790429
Sheilla Carla Duarte Santos RA: 1570197926
Ciclo: 
 O ciclo da vida da giárdia é simples:
Ocorre a ingestão do cisto ( Forma infectante), onde no duodeno ele deixa de ser cisto e passa para sua forma atual, o trofozoíto.
O Trofozoíto não são arrastados com as fezes. A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados no intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam a luz do intestino.
A formação do cisto ocorre quando um parasita transita o colón e neste estágio os cistos são encontrados nas fezes (formas infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através da sua espessa camada.
 No exterior, os cistos resistem por algumas semanas até aproximadamente 2 meses, se for ingeridos por algum animal, são ativados durante a passagem pelo seu estômago e transforma-se em trofozoítos, completando seu ciclo de vida biológico.
Tratamento:
TRATAMENTO:
O tratamento da infecção pela Giardia tem dois objetivos: eliminar os sintomas nos pacientes sintomáticos e interromper a eliminação dos cistos pelas fezes, quebrando a cadeia de transmissão.
Em casos de diarreia, é importante comer pequenas quantidades de comidas leves até que o paciente se sinta – isso dá um descanso ao intestino. Também é importante se hidratar, principalmente no caso das crianças, que sofrem desidratação com mais facilidade. 
O tratamento pode ser feito com as seguintes drogas (doses para adultos):
Tinidazol (Pletil) 2000 mg em dose única.
Secnidazol (Secnidal) 2000 mg em única.
Metronidazol (Flagyl) 500 mg – 2 vezes por dia por 5 dias.
Nitazoxanida (Annita) 500 mg – 2 vezes por dia por 3 dias.
Albendazol (Zolben, Zentel) 400 mg – 1 vez por dia por 5 dias
Mebendazol (Pantelmin) 300 mg – 3 vezes por dia por 5 dias
Diagnóstico de Giardíase 
Durante o exame físico, o médico pode pedir para o paciente se deitar e pressionar suavemente várias partes do abdômen. Ele ou ela também pode verificar a boca e pele para detectar sinais de desidratação. Por fim, pode ser pedida uma amostra de fezes para que sejam feitos testes. 
Convivendo/ Prognóstico 
O melhor a fazer em casos de giardíase é descansar e evitar a desidratação. O paciente deve beber muito líquido e ingerir alimentos leves, para não irritar ainda mais o intestino. Seguir essas orientações, juntamente com o tratamento indicado pelo médico, é suficiente para superar uma infecção por giárdia sem problemas. 
Complicações possíveis 
A giardíase quase nunca é fatal nos países industrializados, mas pode causar sintomas persistentes e graves complicações, especialmente em lactentes e crianças. As complicações mais comuns incluem: 
Desidratação: muitas vezes surge como um resultado de diarreia, a desidratação ocorre quando o corpo não tem água suficiente para realizar suas funções normais
Falha de crescimento: diarreia crônica causada por giardíase pode levar à desnutrição e deficiência no desenvolvimento físico e mental das crianças
Intolerância à lactose
Muitas pessoas com infecção por giárdia desenvolver a incapacidade de digerir o açúcar do leite. O problema pode persistir por muito tempo após a infecção ser eliminada.
Profilaxia:
Prevenção 
Lave as mãos
Purifique a água
Use água engarrafada
Pratique sexo seguro
       A fim de evitar a disseminação dessa parasitose, recomendam-se medidas profiláticas, como: o acesso universal à educação, instruções de educação sanitária e higiene pessoal, saneamento básico adequado, tratamento da água para consumo, combate aos artrópodes no ambiente doméstico e destino adequado para as fezes. Medidas simples, como a lavagem das mãos antes das refeições e após as evacuações, bem como a lavagem dos alimentos ingeridos crus, são de grande importância na prevenção da giardíase. 
Dicas:
A higiene adequada elimina bactérias prejudiciais ao organismo. O hábito é tão simples, que muita gente nem dá atenção. Mas quem erra ou sequer lembra de lavar as mãos acaba suscetível a uma série de doenças, como diarreia e furúnculos. "Lavar as mãos é tão importante quanto se alimentar", afirma a infectologista Thaís Guimarães, coordenadora de divulgação da Sociedade Brasileira de Infectologia. O cuidado protege seu corpo contra uma série de bactérias, desde aquelas que buscam abrigo na camada de gordura que se forma sobre a pele até as outras que vêm parar em você por acidente como no contato com alguém doente. 
Sabonete líquido por precaução
Dispense a toalha de pano
O melhor sabonete é aquele que faz espuma
Raspe embaixo das unhas
Gel de limpeza na emergência
Enxágue bem
Referências:
http://www.mdsaude.com/2010/09/giardia-lamblia-sintomas.html
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/giardiase
Revisado por: Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica – CMR RJ 477743 
Sociedade Brasileira de Infectologia 
Organização Mundial da Saúde

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais