Buscar

av de pscologia institucional

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Avaliação: CEL0378_AV_201305058321 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201305058321 - KATIA GOMES ARAUJO 
	Professor:
	SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 25/08/2015 17:00:17 
	
�
 1a Questão (Ref.: 201305303786)
sem. N/A: Análise Institucional
Pontos: 1,0  / 1,5 
Análise Institucional é vista como uma maneira singular de entender o que são as relações instituídas, bem como uma forma de "trabalhá-las" ou agir sobre elas, na busca de compreender as ligações que os indivíduos e grupos mantêm com as instituições. De acordo com essa afirmativa, como a A I pode contribuir para o funcionamento de uma escola ?
Resposta: A analise institucional contribuir para verificar se o pael da escola esta sendo bem feito, além de apontar onde precisamos melhora na aquela instituição e como fazer isto, ou seja o proprio nome já disse uma analise institucional server para trazer melhorias para as escolas.Por isso é fundamental a analise institucional.
Gabarito: A escola é uma instituição social regida por normas e regras que dizem respeito a organização escolar, aos horários, emprego de tempo, etc., portanto, a intervenção pedagógica de um professor sobre seus alunos baseia-se num quadro institucional a turma, a escola, a faculdade, o estágio, etc. (LAPASSADE, 1977). Na pedagogia tradicional, essas instituições impõem-se como um sistema a não ser discutido, mas a proposta da Análise Institucional é justamente propor mudanças nessas estruturas, constituindo assim o fazer do psicólogo institucional em prol do autogerenciamento.
�
 2a Questão (Ref.: 201305228496)
5a sem.: O Processo de Socialização na Escola
Pontos: 1,5  / 1,5 
A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Cite 3(três) aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças.
Resposta: ideologico, organizacional , cultural. As escolas são meios para o entrosamento da criança na sociedade,contribui para o desenvolvimento da criança e do adolescente para uma formação de identidade do individuo.
Gabarito: 
O aluno deverá descrever 3(três) entre os seguintes aspectos:
 
1. Desenvolvimento das relações afetivas.
2. Habilidade de participar de situações sociais.
3. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
4. Desenvolvimento da identidade sexual, das condutas pró-sociais e da própria identidade pessoal.
�
 3a Questão (Ref.: 201305228462)
1a sem.: A Psicologia Institucional como Psico-Higiene
Pontos: 0,0  / 0,5 
"O estudo dos fatores psicológicos que se acham em jogo na instituição, pelo mero fato de que nela participam seres humanos e pelo fato da mediação imprescindível do ser humano para que ditas instituições existam". Define, segundo Bleger, o conceito de:
Psicologia das Instituições
Psico-Higiene 
Psicologia Clínica 
Psicologia Aplicada
Psicoterapia 
�
 4a Questão (Ref.: 201305676359)
sem. N/A: Análise Institucional
Pontos: 0,0  / 0,5 
Na concepção de organização da vida social, criada pelo Estado, Lapassade atribui um lugar fundamental à burocracia, situando-a como uma questão política. Das afirmativas que se seguem, apenas uma não explicita a concepção de Burocracia de acordo com Lapassade: 
apresenta um tipo de relação de poder que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer; 
promove a igualdade de poder entre grupos de decisão e grupos de execução do fazer institucional. 
produz relações autoritárias, exclui determinados grupos quanto aos processos decisórios, explicitando a instituição da divisão do trabalho. 
apresenta uma organização do poder constituindo-se numa relação de desiguais, quanto ao poder para definir o que deve ser feito. 
apresenta uma forma de organização do poder em que há uma alienação da condição de decisão sobre o fazer cotidiano em favor de grupos ou dirigentes. 
�
 5a Questão (Ref.: 201305225080)
3a sem.: PROCESSO DE iNSTITUCIONALIZAÇÃO
Pontos: 0,5  / 0,5 
Segundo o livro "Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia",  uma regra social se institucionaliza a partir do processo de descoberta de forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. Com base na afirmativa, marque a alternativa INCORRETA: 
Uma regra social foi institucionalizada quando a regra social estabelecida após gerações, perde sua referencia de origem. 
O homem primitivo, no momento em que começou a ter consciência da realidade do seu entorno, passou a estabelecer regularidades comportamentais. 
Um hábito se estabelece quando uma forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar uma tarefa, repete-se várias vezes. 
Um habito estabelecido por razões concretas, não transforma-se, com o passar do tempo, em tradição.
Um hábito estabelecido por razões concretas, transforma-se, com o passar do tempo, em tradição 
�
 6a Questão (Ref.: 201305683385)
sem. N/A: Desvio Escolar
Pontos: 0,5  / 0,5 
A Análise Institucional concebe o desvio escolar a partir de duas visões de análise: a institucional e a interacionista. Das afirmativas a seguir, qual ou quais estão corretas? 
I-O desvio serve para revelar que a ordem estabelecida é coercitiva e arbitrária, o desvio seria a consequência da desorganização social e do caráter patológico da sociedade. 
II-O desvio deve ser visto como um sintoma social, como um sinal de que algo está errado naquele contexto social. 
III-O desvio e a rotulação de indivíduos ou grupos sociais dependem da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social. 
Somente a afirmativa I e II. 
As afirmativas I, II e III. 
Somente as afirmativas II e III. 
Somente a afirmativa I. 
Somente as afirmativas I e III.
�
 7a Questão (Ref.: 201305304215)
sem. N/A: Considerações sobre a Escola
Pontos: 0,5  / 0,5 
Segundo Coimbra pode-se considerar algumas afirmações sobre a Escola: I- ela surge para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social, ou seja, ela nem sempre existiu, é criada para servir a determinados objetivos. II- a hierarquia que existe em nossa sociedade ali se reproduz e nisso a disciplina desempenha um papel fundamental, através das punições e castigos. III- se coloca aberta a todos, é vista como democrática, e trata a todos da mesma forma, assumindo sua responsabilidade pelos fracassos escolares. IV- ela, em seu interior, reproduz e fortalece a divisão de classes que existe em nossa sociedade. 
(c) As afirmativas I, II e IV estão corretas; 
(b) As afirmativas I, II e III estão corretas;
(e) A afirmativas I e II estão corretas. 
(a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas;
(d) As afirmativas II e IV estão corretas; 
�
 8a Questão (Ref.: 201305635068)
sem. N/A: Aula 6 Família e Escola
Pontos: 0,5  / 0,5 
A sociedade tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas, mudanças estas que tem afetado de forma fundamental a estrutura e equilíbrio das famílias. A escola também, ainda que de forma mais lenta e compassada, tem procurado se adaptar a essas mudanças, mas o que urge nos nossos dias é a interação entre ambas, promovendo uma maior eficiência na educação e ensino das crianças. De acordo com essa afirmativa podemos concluir que:
é possível ter uma relação estreita entre escola e família, mas ambas precisam cumprir seus papéis, a escola deve ensinar e a família educar, sem umainterferir na outra;
a família, sendo à base de uma formação completa do indivíduo é a responsável única pela formação da identidade do indivíduo, sem qualquer interferência da escola.
atualmente a escola é o agente exclusivo de formação para a cidadania;
a relação entre escola e família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
muito tem sido transferido da família para a escola, funções que eram das famílias: educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outros. Com isso a escola perdeu seu foco e a família sua função.
�
 9a Questão (Ref.: 201305692210)
sem. N/A: Processos grupais
Pontos: 1,0  / 1,0 
As chamadas tarefas unitárias (indivisíveis como, por exemplo, estacionar um carro) que podem existir num grupo são classificadas como:
Aditivas, unitárias e similares; 
Aditivas, conjuntivas e complexas; 
Aditivas, solitárias e disjuntivas. 
Aditivas, conjuntivas e disjuntivas; 
Aditivas, simples e complexas; 
�
 10a Questão (Ref.: 201305756863)
sem. N/A: Aula 10
Pontos: 0,0  / 1,0 
Mudanças organizacionais não são fáceis de serem realizadas, pois as pessoas apresentam muitas resistências, por várias razões, dentre elas, a falta de perspectiva sobre o resultado das mudanças. Para contrabalancear essas resistências é preciso: I- Instrução e comunicação: explicar os métodos e razões das mudanças constantemente. II- Facilitação e suporte: responder às questões e ansiedades dos interessados. III- Negociação: negociar as mudanças, mas sem fazer qualquer tipo de concessão. De acordo com essas afirmativas, pode se considerar correta(s): 
somente a I e II. 
somente a I. 
todas, I, II e III. 
somente a II. 
somente a I e III. 
	
	
Período de não visualização da prova: desde 25/08/2015 até 09/09/2015.
Parte inferior do formulário
 
 
_1504024245.unknown

Outros materiais