Buscar

AV_FILOSOFIA DA EDUCACAO - ESTACIO - SEGUNDO SEMESTRE DE 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0468_AV_201506833691 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	ANGELO RICARDO GRISOLI
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 1,2        Nota de Partic.: 1        Data: 05/09/2015 10:01:07 
	
	 1a Questão (Ref.: 201506961148)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Quando podemos afirmar que uma pessoa está começando a adotar uma atitude filosófica?
		
	
Resposta: quando essa pessoa começa a ler muito texto poema falar sobre o que acontece na vida das pessoas falar sobre as religioes a Fe .
	
Gabarito: Quando começa a fazer indagações ao mundo que a rodeia e as relações que mantém com ele. Pergunta o que é, como é e por que é uma coisa, um valor uma ideia, um comportamento. Não aceita tudo como óbvio, como evidente.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Quando começa a fazer indagações ao mundo que a rodeia e as relações que mantém com ele. Pergunta o que é, como é e por que é uma coisa, um valor uma ideia, um comportamento. Não aceita tudo como óbvio, como evidente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507157666)
	Pontos: 0,2  / 1,5 
	A proposta de educação de Paulo Freire está voltada para a transformação da realidade não só educacional, como a social em um sentido amplo. Ele introduziu uma nova visão e apresentou uma proposta muito mais profunda do que Dewey, pois via na educação a possibilidade da transformação da sociedade. Cite pelo menos dois argumentos que apontem o pensamento de Paulo Freire acerca da Educação como prática de Liberdade, de autonomia e de transformação social: 
		
	
Resposta: Paulo Freire se preocupava muito com a educaçao chegou a ensinar ate na rua para as pessoas para ele todo lugar era bom para se aprender gostava do que fazia dava aulas com alegria.
	
Gabarito: a) Parte da análise da realidade vivida pelo povo brasileiro, aposta em um processo educativo que reconheça os direitos das massas populares a uma educação popular; reconhece a urgência da democratização da cultura nacional. b) Para Freire, o sucesso do processo educativo depende essencialmente da liberdade do educando. É tendo liberdade que este será motivado para uma participação crítica no processo educativo e, consequentemente, social. c) Sua visão e de que deve substituir a escola tradicional, monoliticamente estruturada, por outro veículo educativo mais maleável, mais participativo e baseado no diálogo: o círculo de cultura. d) No círculo de cultura, o próprio educando se coloca em primeiro plano, desde a primeira etapa da programação do processo. Desde o início, ele é orientado pelo educador, que procura esclarecer e despertar sua consciência para perceber e compreender a realidade em que vive. e) É fundamental que o educandotome consciência dos seus interesses e lute para defendê-los, em prol de um bem maior: a sociedade. Seguindo esse caminho, ele terá uma visão mais ampla de suas possibilidades de se afirmar como sujeito e não mais como objeto na história. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a)Parte da análise da realidade vivida pelo povo brasileiro, aposta em um processo educativo que reconheça os direitos das massas populares a uma educação popular; reconhece a urgência da democratização da cultura nacional. b)Para Freire, o sucesso do processo educativo depende essencialmente da liberdade do educando. É tendo liberdade que este será motivado para uma participação crítica no processo educativo e, consequentemente, social. c)Sua visão e de que deve substituir a escola tradicional, monoliticamente estruturada, por outro veículo educativo mais maleável, mais participativo e baseado no diálogo: o círculo de cultura. d)No círculo de cultura, o próprio educando se coloca em primeiro plano, desde a primeira etapa da programação do processo. Desde o início, ele é orientado pelo educador, que procura esclarecer e despertar sua consciência para perceber e compreender a realidade em que vive. e)É fundamental que o educandotome consciência dos seus interesses e lute para defendê-los, em prol de um bem maior: a sociedade. Seguindo esse caminho, ele terá uma visão mais ampla de suas possibilidades de se afirmar como sujeito e não mais como objeto na história.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507151915)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Qual o motivo relevante para o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga?
		
	
	Os gregos foram os primeiros a desenvolver as tecnologias de produção agrícola e militar, e assim, conseguindo dominar outros povos.
	
	A presença da cultura de uma valorização das mulheres e das crianças de modo que os indivíduos masculinos tinham um papel secundário.
	
	A presença da mitologia grega de caracteres universalizantes e com pretensões de explicação da realidade, a partir de princípios abstratos.
	
	O fato de os gregos terem em seu território uma das sete maravilhas do mundo antigo: o colosso de Rodes.
	
	Foram eles os primeiros a fazerem a revolução neolítica e, por isso, foram os que mais desenvolveram a sua cultura no sentido de uma maior abstração.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506939485)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sócrates realizou diversas criticas em relação aos ensinamentos Sofistas. A partir da afirmativa, marque a ÚNICA alternativa CORRETA: 
		
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas tendo em vista o benefício de Atenas.
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, tendo em vista o benefício da Grécia.
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, independente dos valores éticos e morais 
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, respeitando os valores éticos e morais.
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, tendo em vista o benefício do povo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507489892)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre o Cristianismo e a Filosofia, podemos afirmar o seguinte:
		
	
	As especulações filosóficas anteriores ao Cristianismo não tem qualquer valor como busca do conhecimento racional.
	
	O conhecimento filosófico inicial não se preocupa em estabelecer as relações entre o saber revelado do cristianismo e o saber racional da especulação filosófica. 
	
	O Cristianismo não era o pressuposto da fé e não se fundamentava no que era oferecido pela revelação. 
	
	Para a Filosofia a fé não deve ser levada em conta.
	
	A Filosofia grega procura explicar o mundo de forma racional.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507161184)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola, instruído]) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. São Características da Escolástica: I. o grande desenvolvimento da filosofia escolástica, a partir do século XIII, foi devido à influência do pensamento árabe. II. os cristãos da escolástica tiveram o primeiro contato com o pensamento de Aristóteles através dos núcleos de cultura. III. São Tomás foi um dos grandes pensadores desse método e mostrou que a filosofia de Aristóteles era compatível com o cristianismo. IV. Guilherme de Ockham foi o maior dos lógicos escolásticos. Ele combinou o racionalismo do pensamento aristotélico com a fé revelada do cristianismo. 
		
	
	Somente I, V estão corretas
	
	Somente II, III etão corretas 
	
	Somente I e II estão corretas
	
	Todas estão corretas
	
	Somente IV está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507096537)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Mediante a Reforma Protestante do século XVI, liderada por Lutero e por Calvino, a Igreja Católica responde com a Contrarreforma. Sobre a Contrarreformaé correto afirmar que: 
I. Estabelece as bases doutrinárias e litúrgicas do catolicismo, reforça a autoridade do papa e dá a Igreja o perfil que prevalecerá até o Concilio do Vaticano (1962-65). 
II. A inquisição ganha nova força. 
III. Surgem ordens religiosas de caráter militante como a Companhia de Jesus de Santo Inácio de Loyola (1534). 
IV. A obra de São Tomás de Aquino é definitivamente condenada pela Igreja. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	4. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	1. Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	2. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	5. Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	3. Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507482883)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Com Descartes, considerando que ele foi um dos iniciadores da modernidade, o que entra em cena na Filosofia Moderna?
		
	
	A importância da descontextualização do pensamento do sujeito pensante. 
	
	A necessidade de desconstrução do pensamento do sujeito pensante. 
	
	A necessidade de contextualização do pensamento do sujeito pensante. 
	
	A fragilidade da contextualização do pensamento do sujeito pensante.
	
	A necessidade de reconstrução do pensamento do sujeito pensante. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506927991)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Qual dos filósofos abaixo definiu a filosofia como ¿a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana¿ caracterizada por quatro questões fundamentais: o que posso saber, o que devo fazer, o que posso esperar e o que é o homem?
		
	
	Aristóteles 
	
	David Hume
	
	Francis Bacon 
	
	Immanuel Kant
	
	Rene Descartes
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506959741)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	(MEC - ENADE 2008). O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem: 
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. 
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo. 
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa. 
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. 
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido. 
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações 
		
	
	I - IV - V
	
	I - II - III - IV
	
	I - III - IV
	
	II - V
	
	I - II

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes