Buscar

Atividade pedagógica Online 1 GESTÃO DE PROJETOS E GESTÃO DA PRODUÇÃO

Prévia do material em texto

APOL
	Atividade pedagógica Online 1 
NOTA 100
Taylor, citado por Paranhos (2012) concluiu que a administração deveria ser tratada de forma científica, com experimentos estudados, repetidos, cronometrados, comprovados por sua eficiência em relação a outros, pois assim finalmente se tornariam métodos de trabalho a serem seguidos pelos executores. Além disso, defendia que os gerentes deveriam seguir seus princípios para administrar o trabalho produtivo. Taylor estabeleceu alguns princípios que nortearam seu trabalho. 
Analise as sentenças a seguir e identifique esses princípios. 
I. Eliminar a improvisação e aplicar métodos baseados em procedimentos científicos, tais como estudo do tempo e dos movimentos. 
II. Selecionar os executores do trabalho de acordo com as características exigidas e depois treiná-los para produzirem de acordo com o método planejado, desse modo, especializavam o trabalhador em determinada tarefa. 
III.  Controlar a execução da tarefa para verificar se está sendo executada de acordo com o padrão estudado e no tempo calculado. 
IV. Manter a atenção à exceção, pois, uma vez padronizado o trabalho, o administrador deve concentrar-se nas exceções em relação aos parâmetros, como desvios de processo ou tempo de execução acima do determinado para verificar se o estudo da tarefa necessita ser revisado. 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
A função de planejar está relacionada aos mecanismos de controle de planejamento, cuja função consiste em verificar se o que foi planejado está sendo executado de fato. Assim, o planejamento, a monitoração e o controle adequado podem gerar uma série de benefícios para a organização. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta alguns desses benefícios.
	
	A
	Permitem controle de comportamentos dos funcionários e evitam desperdício de recursos.
	
	B
	Aumentam a qualidade dos produtos e serviços.
	
	C
	Geram crescimento da lucratividade e evitam desperdícios de recursos.
	
	D
	Geram de economia de tempo em longo prazo e evitam erros ou acontecimentos não planejados.
A Administração por Projetos é considerada um instrumento de gestão empresarial para o século XXI, constituindo-se como uma nova área do conhecimento com o potencial de ampliar a capacidade das organizações de enfrentar os desafios da globalização e as intensas mudanças no cenário empresarial. Dentre os benefícios gerados pelo planejamento, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Permite uma coordenação mais racional e eficaz das atividades gerais de uma organização e possibilita a introdução de mudanças e inovações.
	
	B
	Permite prever o futuro.
	
	C
	Ajuda a empresa a aprender com os erros do passado.
	
	D
	Permite determinar as regras de funcionamento da organização.
Os projetos surgem para atender as mais diversas demandas empresariais. Heldman (2005, p.51) afirma que há seis necessidades ou demandas que impulsionam quase todos os projetos: necessidade da empresa, demanda de mercado, solicitações de clientes, exigência jurídica, avanço tecnológico e necessidade social.
Pode ser que um projeto seja elaborado a fim de atender uma ou mais dessas necessidades. Porém, independente de qual será o tipo do projeto, é possível fazer uma classificação de acordo com o seu objetivo principal. Ele poderá ser classificado como projetos de pesquisa, de financiamento ou de investimento.
Com base no contexto apresentado e no estudo do livro-base, leia as afirmativas a seguir, classificando como V as verdadeiras e F as falsas. A seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(  ) O projeto de pesquisa busca a solução de problemas através de utilização de métodos científicos. É embasado teoricamente com revisão da literatura.
(   ) O projeto de financiamento é realizado para atender as necessidades financeiras da empresa e tem por objetivo redução de custos e aumento de lucro para acionistas.
(   ) Para que um projeto seja classificado como projeto de financiamento, os recursos financeiros devem vir exclusivamente de bancos e entidades financeiras públicas.
(   ) Os projetos de investimento são elaborados para gerar benefícios futuros para a empresa, desde ampliação da infraestrutura até atingimento de novos mercados.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam as lacunas deixadas a seguir. 
De acordo com o embasamento teórico para o nosso estudo de evolução histórica dos modelos produtivos, apresentamos alguns conceitos visando demonstrar a relação entre a Administração Clássica e a Produção. Dentre eles destacamos alguns: “Uma organização é ______________________ de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo”. (HAMPTON) “A tarefa da administração é interpretar os __________ propostos pela empresa e transformá-los em ______________ por meio de planejamento, organização, direção e controle”. (CHIAVENATO).
	
	A
	uma combinação intencional – desafios – centros de custo.
	
	B
	uma combinação aleatória – objetivos – centros de custo.
	
	C
	um arranjo aleatório – desafios – ação empresarial.
	
	D
	uma combinação intencional – objetivos – ação empresarial.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes