Buscar

GEOPROCESSAMENTO NO MONITORAMENTO AMBIENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

USO DE GEOPROCESSAMENTO NO MONITORAMENTO AMBIENTAL.
Elaurie Favalessa 
Jefferson Oliveira
Heliton Roberto Vilella
Luidi Augusto L. da Silva
Rafael Montarini Galisteu
Sônia Mara de Sá
SEMINÁRIO
Bacharelado em Engenharia Civil
1
INTRODUÇÃO
Atualmente, as tecnologias espaciais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, abrindo um leque de possibilidades, tendo permitido ganhos de produtividade e uma melhoria do custo-benefício. O uso dessas tecnologias e ferramentas para estudos voltados à área ambiental vem ganhando espaço desde os anos 90. Sua utilização minimiza o tempo necessário para os estudos e permite o melhor monitoramento, estudo e detalhamento ambiental.
2
O QUE É MONITORAMENTO AMBIENTAL?
O monitoramento ambiental é um procedimento de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo.
3
O monitoramento ambiental fornece informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região estudada. 
4
GEOPROCESSAMENTO
O geoprocessamento consiste em um conjunto de técnicas que visam selecionar e compilar informações referentes às alterações geográficas de qualquer
natureza, bem como a sua inter-relação com demais eventos concomitantes ou provenientes dessas alterações.
5
Ferramentas para o Monitoramento Ambiental
6
7
Sistema de Informações Geográficas.
Através do sensoriamento remoto nós podemos monitorar diversos fenômenos a distancia e agrupar todas estas informações em um banco de dados. A partir da ideia de formação de um banco de dados, podemos introduzir outro conceito bastante interessante, que é o conceito de SIG (Sistema de Informações Geográficas).
O SIG é um sistema computacional que permite gerenciar informações geográficas, facilitando a tomada de decisões em relação a diversos assuntos como planejamento urbano, agricultura, meio ambiente, etc.
8
9
O Geoprocessamento no Monitoramento Ambiental é importante para a sociedade sobre três óticas:
Ecológica
Social
Legislativa
10
Ecológica.
A preservação e utilização sustentável das áreas urbanas e rurais, mantendo a fauna e flora intactas.
11
Social.
A utilização sustentável permite que os recursos naturais não se esgotem rapidamente, mantendo a qualidade de vida para as gerações futuras.
12
Legislativa.
A legislação ambiental na grande maioria dos países está muito rigorosa com as políticas ambientais adotadas, as pesadas penas pelo descumprimento das leias ambientais é um fato mais do que suficiente para as empresas adotarem um planejamento consciente com foco na sustentabilidade das atividades.
13
A crescente expansão das atividades humanas sobre o meio ambiente tem gerado aumento expressivo da demanda por tecnologias de manejo ambiental. A necessidade de mapeamento, manejo e monitoramento dos recursos naturais renováveis e não renováveis tem resultado na evolução tecnológica dos sistemas de informações geográficas.
14
USO DOS SIGS: 
Mapeamento temático
Diagnóstico ambiental
Avaliação de impacto ambiental
Ordenamento territorial e 
Os prognósticos ambientais.
15
Os estudos de mapeamento temático visam entender e caracterizar a organização do espaço, por exemplo, em levantamentos temáticos (geologia, solos, cobertura vegetal).
Em se tratando de diagnóstico ambiental, temos o estabelecimento de estudos específicos sobre regiões de interesse, com vistas a projetos de ocupação ou preservação.
16
Os projetos de avaliação de impacto ambiental envolvem o monitoramento dos resultados da intervenção humana sobre o ambiente, e os trabalhos de ordenamento territorial buscam normalizar a ocupação do espaço, racionalizando a gestão do território visando um desenvolvimento sustentável.
17
Diante desse contexto, uma série de aplicações podem ser desempenhadas pelos SIGs:
Monitoramento de áreas de preservação ambiental;
Monitoramento de focos de incêndio; 
Delimitação de áreas com potencial turístico;
Controle de queimadas
(SpringWeb-Queimadas e
 TerraLib-Queimadas)
18
Criação de mapas temáticos com índices de desmatamento e reflorestamento;
SIG no Monitoramento Ambiental
19
SIG no Monitoramento Ambiental
Acompanhamento de potenciais fontes ambientais de problemas de saúde: poluentes químicos, insolação (Raios UV), vegetação, clima, etc;
Cluster: identificação de focos de doença ou avaliação de aumento de risco ao redor de fonte suspeita de risco ambiental; detecção de epidemia;
Avaliação e monitoramento ambiental: estimativa e monitoramento da distribuição espacial de fatores ambientais relevantes para a saúde;
É possível por meio do SIG, unificar e correlacionar dados ambientais de regiões em estudo para possibilitar constante atualização das condições ambientais regionais;
Recentemente tem-se recorrido aos SIG para modelar as consequências da mudança climática global.
20
SIG no Monitoramento Ambiental
Espacialização e visualização da contaminação da água subterrânea.
21
SIG no Monitoramento Ambiental
Poços monitorados e os índices de contaminação.
22
SIG no Monitoramento Ambiental
Distribuição das ocorrências ambientais atendidas
23
SIG no Monitoramento Ambiental
Correlação áreas de maior densidade e os tipos de crimes ambientais mais comuns na região.
24
CONCLUSÃO
O monitoramento ambiental é um instrumento básico necessário para o estudo, controle, analise e desenvolvimento do ambiente. Dessa mesma forma o SIG, é imprescindível para o apoio à decisão a ser tomada sobre as questões ambientais e sociais. Pois uma boa decisão relativa às questões socioambientais é importantíssima para contribuição de uma sociedade mais sustentável e de um ambiente mais equilibrado.
25
REFERÊNCIAS
http://www.devmedia.com.br/sistemas-de-informacoes-geograficas-aplicacoes-e-utilidades-parte-02/7792
http://coral.ufsm.br/cartografia/index.php?option=com_content&view=article&id=39:monitoramento-geografico-e-ambiental&catid=10:material-didatico&Itemid=22
http://www.semarh.goias.gov.br/site/conteudo/gerencia-de-monitoramento-ambiental
http://pt.slideshare.net/holler/introduo-ao-geoprocessamento
http://marisadiniznetworking.blogspot.com.br/2013/11/geoprocessamento-e-o-meio-ambiente.html
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/49813/o-geoprocessamento-no-meio-ambiente
http://www.webartigos.com/artigos/geoprocessamento-na-analise-ambiental/57432/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfd5cAD/sig-gps-na-gestao-ambiental
26

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais