Buscar

Resumo: Capítulo 08 Produtos, serviços e estratégia de Branding.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marketing II
Resumo: Capítulo 08
Produtos, serviços e estratégia de Branding.
Nome: Antonio Willian Rodrigues Pimenta
Para identificarmos o conceito de produtos, serviços e estratégia de branding, precisamos entender o que é esse mundo, o que é um produto, pois tudo tem o seu início a partir dele.
Produto: é um conjunto de características tangíveis. No mercado, nota-se uma combinação de bens tangíveis e serviços que vão de bens puramente tangíveis, a serviços puros. Eles estão divididos em três níveis.
Produto núcleo: bens fundamentais que solucionam o problema e é o que os clientes buscam em primeiro plano, ao buscar e comprarem o produto.
Produto básico: existe ao redor do núcleo e inclui o nível de qualidade, as características, o design, o nome de marca e a embalagem.
Produto Ampliado: é o produto básico somado aos diversos serviços e benefícios oferecidos com ele, como garantia, entrega grátis, instalação e manutenção.
A definição de produto é de forma ampla, como qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo que possa satisfazer um desejo ou necessidade. Entre os produtos estão objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, idéias ou combinações dessas entidades. 
A definição de serviços é como algo que proporcionam atividades, benefícios ou satisfações oferecidos para a venda e que são essencialmente intangíveis, como serviços bancários, de hotelaria, de consultoria tributária, ou de reformas residenciais.
Produtos e Serviços são divididos em duas grandes classes.
Produtos de Consumo: comprados pelos usuários finais, geralmente sao classificados conforme os hábitos de compra do cliente (produtos de conveniência, produtos de compra comparada, produtos de especialidade e produtos não procurados).
Produtos Organizacionais: comprados para processamento ou utilização posterior na condução de um negócio, como materiais e peças, bens de capital e suprimentos e serviços. Outras entidades comerciáveis - como organizações, pessoas, lugares, e idéias também podem ser qualificados como produto.
As empresas desenvolvem produtos e serviços industriais, além de diversas linhas de produtos assim como os seus mixes de produtos, para isso algumas decisões são vitais para o sucesso desse segmento.
As decisões de produtos individuais envolvem atributos do produto, branding, rotulagem e serviços de apoio, assistência para os produtos. 
Decisões de atributos para o produto envolvem qualidade, características, estilo e design do produto, entre essas decisões de branding, está à escolha de um nome de marca, e o desenvolvimento de uma estratégia de marca. A embalagem oferece muitos benefícios importantes, como proteção, economia, praticidade, e promoção. As decisões de embalagem quase sempre incluem os desenhos, os rótulos, que irão identificar personificar, e que traz a informação do produto, descrevendo-o e por fim como resultado final proporciona a promoção do produto. Para isso, as empresas desenvolvem serviços de apoio e assistência, que aprimoram o serviço ao consumidor e a satisfação dele. Isto o torna de forma natural uma defesa contra a concorrência.
A maioria das empresas produz uma linha de produtos, e não somente um produto, Uma linha de produtos é um grupo de produtos intimamente relacionados com relação as suas funções que executam ás necessidades de compra do cliente ou aos canais de distribuição. A ampliação da linha envolve a ampliação da linha para baixo, para cima ou em ambos os sentidos, para preencher a lacuna que poderia ser ocupada para um concorrente. A complementação da linha, por outro lado, envolve o acréscimo de itens dentro da faixa da linha atual. O conjunto de itens e linhas de produtos oferecidos aos clientes por um vendedor em particular constitui um mix de produtos. O mix pode ser descritos em quatro dimensões: Abrangência, Extensão, Profundidade e Consistência. Essas dimensões são as ferramentas para o desenvolvimento da estatégia de produtos da empresa.
A estratégia de branding – estratégia que as empresas tomam para desenvolver e gerenciar suas marcas.
Alguns especialistas consideram as marcas como o ativo mais duradouro de uma empresa, As marcas são mais do que meros nomes e símbolos que incorporam tudo o que o produto ou o serviço significa para os consuidores.
O brand equity é o efeito diferenciador positivo que o conhecimento do nome da marca tem sobre a reação do cliente ao produto ou serviço. Uma marca com um forte brand equity é um ativo muito valioso.
Ao criar as marcas, as empresas precisam tomar decisões sobre o posicionamento e o nome da marca, patrocínio para a marca e o desenvolvimento dela.
O posicionamento de marca mais poderoso é construído ao redor de sólidas crenças e valores do consumidor. A seleção do nome da marca envolve encontrar o melhor nome de marca com base em uma cuidadosa avaliação dos benefícios do produto, do mercado – alvo, e das estratégias de marketing propostas.
Um fabricante tem quatro opções quanto ao patrocínio de marca:
Lançar uma marca do fabricante ou marca nacional.
Vender para revendedores que utilizam uma marca própria.
Comercializar marcas licenciadas ou unir forças com outra empresa para criar um cobranding para um produto.
Criar extensões de linha, extensões de marca, multimarcas ou novas marcas.
O gerenciamento de suas marcas deverá ser realizado com cautela, o posicionamento comunicado aos consumidores, através de uma ampla rede de pontos de contato e interações.
As empresas precisam avaliar periodicamente os seus pontos fortes e fracos de sua marca, dependendo do caso e urgência poderá haver a necessidade de reposicionar em função de mudanças nas preferências dos clienes ou da entrada de novos concorrentes.
Algumas características podem afetar o marketing de um serviço e vale a pena ressaltar.
Os serviços são caracterizados por quatro características: Intangíveis, Inseparáveis, Variáveis e Pericíveis. Cada uma dessas características podem causar problemas, e requisitos de marketing. As empresas tentam descobrir maneiras de tornar os serviços mais tangíveis para aumentar a produtividade de quem os executa e que seja inseparável de seus produtos, padronizar a qualidade diante da variabilidade e aprimorar os momentos da demanda e as capacidades de oferta em relação a pericibilidade dos serviços.
As empresas prestadoras de serviços concentram as suas atenções tanto nos clientes quanto nos funcionários, elas entendem como funcionam as cadeias de valores dos serviços, que liga o lucro da prestadora de serviço á satisfação do funcionário e do cliente. A estratégia de marketing de serviços requer não somente ao marketing externo, mas também para o marketing interno, motivando os funcionários, e o marketing interativo, para criar as habilidades necessárias nos prestadores de serviços. Para obter o sucesso, as empresas prestadoras de serviços devem criar a diferenciação competitiva, que nada mais é que, oferecer alta qualidade do serviço e encontrar maneiras de aumentar a produtividade do serviço.

Outros materiais