Buscar

Integração Metabólica cap 23

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Integração Metabolica cap 23
Hormonios são moléculas ou proteínas produzidas por tecidos, liberados na circulação e transportados a outros tecidos nas quais agem por receptores para produzir mudanças nas atividades celulares. Servem para sinalizar as atividades metabólicas de vários tecidos ou órgãos.
- A mesma molécula pode agir como neurotransmissor ou hormônio
- Os hormônios peptídicos e amenicos que são hidrossolúveis(insulina e adrenalina por exemplo) atuam extracelularmente por se ligarem a receptores de superfície celular que atravessam a membrana plasmática. Ao se ligarem ao receptor, os hormônios sofrem mudança de conformação que desencadeia efeitos a jusante do hormônio
- O complexo hormônio-receptor ativa um catalisador que produz muitas moléculas do segundo mensageiro, de forma que o receptor serve como transdutor e amplificador de sinal. Produz cascata de amplificação, a qual um catalisador ativa o outro , resultando em amplificaçoes muito grandes do sinal original. 
Ocorre por exemplo na síntese e degradação de glicogênio
Hormonios paracrinos -> liberados no espaço extracelular e difundem-se para as células alvo vizinhas. Ex: hormônios icosanoides
 
Secreção da Insulina
A pré pró insulina perde a sequencia sinalizadora e ganha 3 ligaçoes dissulfeto, então se forma a pró insulina que é armazenada em grânulos secretores de RCR. Quando a demanda de glicose no sangue estiver alta,a pró insulina perde o peptídeo C e assim forma a insulina madura, que é liberada juntamente com o peptídeo C no sangue por exocitose.
Todos os hormônios peptídicos agem pela ligação a receptores na membrana plasmática. Eles levam a geração de um segundo mensageiro no citosol , que muda a atividade de uma enzima intracelular, saturando o metabolismo celular.
- A pró insulina perde o peptídeo C por hidrolise
- O calcitrol é produzido nos rins e no fígado a partir da vitamina D por hidroxilação enzimática.
Hormonios Retinoides
-Vitamina A em excesso ( o percursor dos hormônios retinoides) pode causar defeitos de nascença e mulheres gravidas são orientadas a não usar os cremes com retinoides
- Uma proteína cinase dependente de cGMP controla os efeitos do NO pela fosforilação de proteínas chave e pela consequente alteração de suas atividades. A fosforilação das proteínas contrateis da musculatura lisa que envolve os vasos sanguíneos, por exemplo, relaxa o musculo, reduzindo a pressão sanguínea. 
Oxido nítrico é obtido através de arginina + O2. Modo de ação : receptor citosolico(guanilato ciclase) e segundo mensageiro(Cgmp)
- Sensores externos ou internos coordenam a produção de sinais hormonais adequados pelos tecidos endócrinos
- Cascata hormonal é controlada por feedback
- As macromoléculas digeridas no intestino vao pro fígado através da corrente sanguínea e entram no órgão pela veia porta.
- Os ácidos graxos não podem ser utilizados como fonte de energia pelo cérebro pois não ultrapassam a barreira hematoencefalica. Já os corpos cetonicos( acetoacetato e beta-hidroxibutirato) e a glicose ultrapassam.
- A albumina se liga ao acido graxo para transporta-lo ao coração e músculos esqueléticos.
- Hidroxilaçao torna compostos insolúveis em solúveis
- A maior parte da síntese de ácidos graxos ocorre nos hepatocitos
- Triaglicerol é hidroxilado e vira acido graxo livre que vai da corrente sanguínea para músculo cardíaco e esquelético
- Animais hibernantes possuem tecido adiposo marrom( armazena triaglicerol porem com gotículas menores de lipídeos) que é termogenico. Sua característica marrom é dada pelos citocromos das mitocôndrias e pelas hemoglobinas dos capilares.
- No tecido adiposo marrom, a termogenina ignora a ATP sintase, assim a energia do gradiente de prótons é dissipada na forma de calor, que mantem o corpo em temperatura ótima quando ela estiver baixa
- O músculo de contração lenta possui muitas mitocôndrias e é resistente à fadiga. Já o músculo de contração rápida, tem menos mitocôndrias, pode desenvolver maior tensão e entra em fadiga mais rápido pois gasta mais ATP do que produz.
- Musculo em repouso -> ácidos graxos livres do tecido adiposo e corpos cetonicos do fígado.
- Musculo em atividade -> glicose, ácidos graxos livres e corpos cetonicos. 
- A fosfocreatina produz ATP rapidamente. Regenera ATP rapidamente a partir de ADP pela reação de creatina cinase.
- Em exercícios físicos intensos, o glicogênio é degradado a lactato por fermentação.
Fosfocreatina + ADP -> ATP + creatina ( envia ATP para onde ele deve ser usado)
- Cooperação metabólica entre músculo e fígado = glicose-lactato-glicose
- O músculo esquelético produz a termogenese com calafrio onde a contração repetida rapidamente gera calor.
- Assim como o músculo esquelético, o cardíaco não armazena ↑[Acido graxo e glicogênio]. A força de contração é pela fosfocreatina, por pouco tempo.
- Astrocitos podem oxidar ácidos graxos. 
- Musculo esquelético realiza trabalho mecânico e produz ATP. Em repouso, é utilizado acido graxo e glicose como fonte de energia. Já em atividade física extenuante, é utilizado glicogênio e fermentação como fonte de energia. Depois, o lactato vai para gliconeogenese e é regenerado a glicose e glicogênio, e é armazenado no músculo. 
- Tecido adiposo marrom faz termogenese, resultado da oxidação dos ácidos graxos em mitocôndrias desacopladas
- Musculo cardíaco usa a fosfocreatina como fonte de energia ( fosforilaçao oxidativa)
- Tecido adiposo armazena triglicerois e os envia à corrente sanguínea em resposta a insulina e ao glucagon
- Excesso de AA é convertido em piruvato e acetilCoA e vai para síntese de lipídeos
- A função da insulina é sinalizar que a glicose sanguinea esta alta e assim induzir a produção de glicogênio ( no músculo e no fígado ) e de triaglicerol (no tecido adiposo).
- Adrenalina inibe a secreçao de insulina. A insulina é regulada por retroalimentação(através da hexocinase), o que mantem a concentração da glicose sanguínea praticamente constante apesar da grande variação na captação dietética. 
- Quando ATP aumenta(indicando aumento de glicose no sangue) os canais de K+ se fecham , despolarizando a membrana plasmática e desencadeando a liberação de insulina.
- O efeito final do glucagon, é estimular a síntese e a liberação da glicose pelo fígado e mobilizar os ácidos graxos do tecido adiposo para serem usados no lugar da glicose por outros tecidos exceto o cérebro. Todos os efeitos do glucagon são mediados por fosforilaçao proteica dependente de cAMP
- A falta de oxaloacetato impede a entrada da acetilCoA no ciclo do acido cítrico; acetil CoA se acumula. O acumulo do acetilCoA favorece a síntese de corpos cetonicos 
- Acetil CoA inibe alostericamente a piruvato desidrogenase a estimular a piruvato carboxilase. Assim, previne sua formação a partir do piruvato e estimula a conversão do piruvato em oxalacetato ( gliconeogenese)
- Jejum muito prolongado induz a degradação de proteínas essenciais, o que leva a perda da função cardíaca e hepática. Por isso dietas para emagrecer são ricas em vitaminas ou proteínas 
- A adrenalina estimula a glicolise
- Cortisol tem efeito antagônico ao da insulina (Estimula a gliconeogenese a partir de AA e glicerol no fígado)
- Periodos prolongados de estresse faz o cortisol ter efeitos negativos, com prejuízos a funções endócrinas e imunes
- A insulina provoca o deslocamento dos transportadores de glicose GLUT4 para a membrana plasmática no musculo e no tecido adiposo
- O jejum prolongado e diabetes produz beta oxidaçao incompleta pois a alta relação [NADH]/[NAD+] inibe o ciclo do acido cítrico, assim o acetilCoA se acumula e vai para a citogenese.
- Cetose é o acumulo de corpos cetonicos no sangue e na urina.
- Corpos cetonicos são ácidos carboxílicos que se ionizam, produzindo prótons 
- Leptida é um hormônio peptídico produzido pelo tecido adiposo que ao alcançar o cérebro age nos receptores hipotalâmicos e reduz o apetite
- Tecido adiposo marrom permite a reentrada de prótons na matriz mitocondrialsem passar pela ATP sintase, o que produz calor constante e não produz ATP
- Hormonios ecogênicos estimulam o apetite. Anorexigenicos inibem o apetite
- Termogenina aumenta o catabolismo e termogenese feito pela leptina
- A obesidade humana envolve um ou mais fatores alem da insuficiência de leptina. 
- Por privar o gasto de energia e priorizar a reserva de energia, as respostas mediadas pela leptina podem permitir a um animal sobreviver em períodos de grave privação nutricional
- No fígado e no músculo a leptina inibe a síntese de ácidos graxos e ativa sua oxidação, favorecendo a produção de energia.
- Insulina inibe ingestão de alimento e ativa termogenese.
- A adiponectina sensibiliza outros órgãos para síntese de insulina, ativa a AMPK que inibe processos de biossintese, que consomem ATP
- Remedios para diabetes tipo 2 aumentam a expressão do mRNA da adiponectina e aumentam os níveis sanguíneos desse hormônio. 
- Produção excessiva de pode causar acumulo incorreto de lipídeos no músculo e no fígado , o que causa diabetes tipo 2
- Grelina é estimulador de apetite e é produzido no estomago
- Leptina induz termogenese
- AMPK é ativada por baixa [AMP] e por exercício. Por isso é recomendado exercício físico para diabéticos
- A combinação entre perda de peso e exercício físico é a forma de prevenir desenvolvimento da síndrome metabólica e o aparecimento da diabetes tipo 2
- os PPAR são fatores de transcrição que determinam a taxa de síntese de muitas enzimas envolvidas no metabolismo lipídico e na diferenciação de adipocitos 
- Tratamento para diabetes tipo 2 incluem exercícios, dieta adequada e remédios que aumentam a produção de insulina ou a sensibilidade ao hormônio.

Outros materiais