Buscar

APOL 3 - Org Municipal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 3 – ORG MUNICIPAL – GEST SERV PUB MUNICIPAIS
Questão 1/5
“Ao destruir o meio ambiente, o ser humano está, automaticamente, se destruindo. Para Vieira e Bredariol (1998), a solução para esses desequilíbrios está em um planejamento democrático dentro de uma gestão patrimonial que trate da relação entre sociedade e natureza, em que esta última é o reflexo personificado da primeira, permitindo ao ser humano a contínua caminhada em seu processo evolutivo.” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 4)
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), um planejamento democrático deve antever com simulações os impactos ambientais possíveis aos recursos naturais (renováveis ou não), e ao mesmo tempo, deve incentivar a participação dos cidadãos nos projetos que são do seu interesse.  Para tal, a solução está no entendimento individual e na implementação das dimensões que compõem a questão da sustentabilidade. Assinale a alternativa abaixo que apresenta algumas dessas dimensões, indicadas na bibliografia básica da disciplina:
	
	A
	Ambiental, social, estrutural, econômica
	
	B
	Ambiental e ecológica, social, estrutural e política
	
	C
	Ambiental e ecológica, social, política e econômica;
Você acertou!
Na opinião de Bezerra e Ribeiro (1999), a solução está no entendimento individual e na implementação das dimensões que compõem a questão da sustentabilidade. Essas dimensões estão assim resumidas:
AMBIENTAL E ECOLÓGICA: exigem que as atividades antrópicas respeitem a capacidade de suporte do meio físico, mediante uso racional das potencialidades locais (naturais, cênicas e paisagísticas).
SOCIAL: enfatiza a necessidade permanente de facilitar e incentivar a inclusão social e a superação da pobreza, reconhecendo-se a universalidade dos direitos sociais e humanos, com base na equidade.
POLÍTICA: busca a universalização dos direitos de cidadania.
ECONÔMICA: a premissa é uma eficiência que facilite a competitividade sistêmica e a acumulação de capital, tão necessárias ao processo de desenvolvimento local.
Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 154
	
	D
	Social, estrutural, política, econômica 
	
	E
	Política, social, estrutural, ecológica e econômica
�
Questão 2/5
Em meados do século passado, pensava-se que o saneamento básico abrangia apenas os serviços de água e esgoto. Hoje, porém, temos a consciência de que o leque é bem maior. Segundo Aisse (1999), o saneamento básico é definido como um conjunto de ações que visam controlar doenças, transmissíveis ou não, além de propiciar conforto e bem-estar. (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 4)
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina sobre a definição de saneamento básico, analise as proposições abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I - Saneamento básico é o conjunto de ações que visa disponibilizar e ampliar toda a infraestrutura relacionada com o controle do abastecimento de água;
II - O Saneamento básico visa a manutenção do sistema do esgotamento sanitário, assim como, da destinação de resíduos sólidos e da drenagem urbana;
III - Enquanto que o controle de animais e vetores, a educação sanitária e ambiental ficam a cargo dos demais programas de saúde e educação;
	
	A
	Somente as proposições I e III estão corretas;
	
	B
	Somente a proposição I está correta;
	
	C
	Somente a proposição II está correta;
	
	D
	Somente as proposições I e II estão corretas;
Você acertou!
Segundo Aisse (1999), o saneamento básico é definido como um conjunto de ações que visam controlar doenças, transmissíveis ou não, além de propiciar conforto e bem-estar. O conjunto de ações mencionado diz respeito a todo esforço realizado por órgãos, estatais ou não, no sentido de disponibilizar e ampliar toda a infraestrutura relacionada com o controle do abastecimento de água, do esgotamento sanitário, da destinação de resíduos sólidos, da drenagem urbana, do controle de animais e vetores, da educação sanitária e ambiental.
Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 144
	
	E
	Somente a proposição III está correta;
�
Questão 3/5
“Quando analisamos inicialmente a questão da repartição de competências para a instituição, regulamentação, controle, delegação, execução direta ou retomada de um serviço público, não nos deparamos com grandes dificuldades, tendo em vista que ela respeita as mesmas regras gerais de repartição de competências positivadas na Constituição Federal. Contudo, num momento posterior, percebe-se que nem sempre constituição irá expressamente, ou seja, por meio de regra clara e precisa, prever a qual ente federado compete a titularidade de um serviço público específico. Em muitos casos, a resposta para essa pergunta não pode ser encontrada pela simples leitura de alguns artigos da constituição, sendo necessário se recorrer, de forma subsidiária, ao princípio da predominância do interesse. Normalmente, essa dúvida surgirá nos casos de conflito de competências e, por meio do critério da extensão territorial do interesse, será possível determinar qual solução para o caso por meio da aplicação desse princípio.” (Costa e Silva, Alessandra. Joppert, Anna Carolina. Almeida, Julia. Afonso, Marjorie. As competências e formas de execução dos serviços públicos. Disponível em <http://academico.direito-rio.fgv.br/ >acesso em setembro de 2015.)
Os entes federativos detêm em bloco a responsabilidade de providenciar as utilidades públicas necessárias aos administrados. De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as sentenças abaixo, indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(   ) a repartição das competências para a prestação do serviço público deve ser realizada diante de critérios técnicos e jurídicos;
(   ) a repartição das competências para a prestação do serviço público deve levar em consideração os interesses próprios de cada esfera administrativa;
(   ) segundo Ferrari citado por Bernardi e Brudeki (2013), a repartição das competências para a prestação de serviço requer o entendimento do termo autonomia;
(    ) a competência municipal, considera o critério determinador  do interesse local, porém, o mesmo critério não é adotado nos poderes estaduais e da própria União.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, V, V, F
Você acertou!
Os entes federativos (União, estado, Distrito Federal e município) detêm em bloco a responsabilidade de providenciar as utilidades públicas necessárias aos administrados. Somente a partir de então podemos falar em repartição das competências para a prestação do serviço público, que deve ser realizada mediante critérios técnicos e jurídicos, levando-se em consideração os interesses próprios de cada esfera administrativa, a natureza dos serviços, além da capacidade para executá-los da forma mais vantajosa para a administração. [...] A repartição das competências, na opinião de Ferrari (1994), requer o entendimento do termo autonomia, que significa a capacidade ou o poder de gerir os próprios negócios dentro de um círculo prefixado pelo ordenamento jurídico que a embasa. Nessa situação, A COMPETÊNCIA MUNICIPAL CONSIDERA O CRITÉRIO DETERMINADOR DO INTERESSE LOCAL. Esse critério acaba por se impor aos poderes estaduais e aos da própria União.
Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, pp. 97 e 98
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	F, F, V, V
�
Questão 4/5
O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política
de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos. (Plano Diretor Participativo- A cidade que queremos. Disponível em <http://www.pmsg.rj.gov.br/urbanismo/plano_diretor.php> acesso em setembro de 2015)
A lei brasileira considera obrigatório o Plano Diretor em municípios com mais de 20 mil habitantes e, por meio do Estatuto da Cidade prevê o Plano Diretor para os municípios em algumas situações específicas. De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados por Bernardi e Brudeki (2013), analise as sentenças abaixo e indique (V) para verdadeiro e (F) para falso no que refere ao Plano Diretor:
(    ) o Plano Diretor deve ser adotado em municípios que estejam em regiões metropolitanas e de aglomerações urbanas;
(    ) municípios situados em áreas de interesse turístico não precisam seguir o Plano Diretor, pois terão seu planejamento pautado por esses interesses;
(    ) o Plano Diretor é obrigatório para municípios situados em áreas de atividade que apresentam impacto ambiental regional ou nacional;
 Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, F
	
	B
	V, F, V
Você acertou!
A lei brasileira considera obrigatório o Plano Diretor em municípios com mais de 20 mil habitantes e, por meio do Estatuto da Cidade prevê o Plano Diretor para os municípios em algumas situações específicas, tais como: municípios que se situem em locais em regiões metropolitanas e aglomeração urbana; municípios que estejam em área de interesse turístico e ainda, municípios que estejam em áreas que apresentam atividades de impacto ambiental regional e nacional.
Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 104.
	
	C
	F, F, V
	
	D
	F, V, F
	
	E
	V, F, F
�
Questão 5/5
“Ao destruir o meio ambiente, o ser humano está, automaticamente, se destruindo. Para Vieira e Bredariol (1998), a solução para esses desequilíbrios está em um planejamento democrático dentro de uma gestão patrimonial que trate da relação entre sociedade e natureza, em que esta última é o reflexo personificado da primeira, permitindo ao ser humano a contínua caminhada em seu processo evolutivo.” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 4)
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), um planejamento democrático deve antever com simulações os impactos ambientais possíveis aos recursos naturais (renováveis ou não), e ao mesmo tempo, deve incentivar a participação dos cidadãos nos projetos que são do seu interesse.  Para tal, a solução está no entendimento individual e na implementação das dimensões que compõem a questão da sustentabilidade. Assinale a alternativa abaixo que apresenta todas essas dimensões, indicadas na bibliografia básica da disciplina:
	
	A
	Ambiental, social, estrutural, econômica e ecológica;
	
	B
	Ambiental, ecológica, política e econômica e estrutural;
	
	C
	Ambiental, ecológica, social, política e econômica;
Você acertou!
Na opinião de Bezerra e Ribeiro (1999), a solução está no entendimento individual e na implementação das dimensões que compõem a questão da sustentabilidade. Essas dimensões estão assim resumidas:
AMBIENTAL E ECOLÓGICA: exigem que as atividades antrópicas respeitem a capacidade de suporte do meio físico, mediante uso racional das potencialidades locais (naturais, cênicas e paisagísticas).
SOCIAL: enfatiza a necessidade permanente de facilitar e incentivar a inclusão social e a superação da pobreza, reconhecendo-se a universalidade dos direitos sociais e humanos, com base na equidade.
POLÍTICA: busca a universalização dos direitos de cidadania.
ECONÔMICA: a premissa é uma eficiência que facilite a competitividade sistêmica e a acumulação de capital, tão necessárias ao processo de desenvolvimento local.
Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 154
	
	D
	Ambiental, ecológica, social, econômica e estrutural;
	
	E
	Ambiental, social, econômica, ecológica e política;
_1505049797.unknown
_1505049801.unknown
_1505049803.unknown
_1505049804.unknown
_1505049802.unknown
_1505049799.unknown
_1505049800.unknown
_1505049798.unknown
_1505049789.unknown
_1505049793.unknown
_1505049795.unknown
_1505049796.unknown
_1505049794.unknown
_1505049791.unknown
_1505049792.unknown
_1505049790.unknown
_1505049785.unknown
_1505049787.unknown
_1505049788.unknown
_1505049786.unknown
_1505049783.unknown
_1505049784.unknown
_1505049781.unknown
_1505049782.unknown
_1505049780.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais