Buscar

Trabalho Sobre o PIB

Prévia do material em texto

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PIB
	
ANA PAULA PONCIANO
GEISLA COSTA
FÁBIO JOSÉ MORAES FILHO
GIOVANNA LYSSA
MAIKE LUCAS BRUNO
GOIANÉSIA
2015�FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANA PAULA PONCIANO
GEISLA COSTA
FÁBIO JOSÉ MORAES FILHO
GIOVANNA LYSSA
MAIKE LUCAS BRUNO
PIB
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Evangélica de Goianésia, como exigência parcial para a obtenção de nota na disciplina de Introdução à Economia, sob a orientação do Professor Wesley de Freitas.
GOIANÉSIA
2015
�
�
Sumário
2INTRODUÇÃO	�
3DESENVOLVIMENTO	�
31.	Produto Interno Bruto	�
41.1	PIB Nominal	�
41.2	PIB Real	�
42.	PIB	�
53.	PIB Alto	�
54.	PIB Alto Prejudica o Crescimento	�
54.1	Infraestrutura Ruim	�
54.2	Instabilidade	�
54.3	Inflação	�
64.4	Carga Tributária	�
64.5	Burocracia	�
64.6	Juros	�
64.7	Baixa Escolaridade	�
65.	Influência do PIB na Economia	�
76.	Conclusão	�
9REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
O PIB foi criado para medir o crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. O método PIB foi modificado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) diversas vezes, tais mudanças ocorreram para uma melhora no desenvolvimento do programa.
O PIB possui duas vertentes, conhecidas como nominal e real. O PIB Nominal é relacionado ao valor dos preços atuais, o Real é calculado sobre o valor constante, ou seja, de acordo com o ano-base escolhido para análise. 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento é responsável pelo PIB, de acordo com Cláudia Dionísio, economista da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, muitos dados utilizados para a apuração do PIB brasileiro são sigilosos. Isso porque algumas empresas privadas não divulgam seus resultados e manda seus dados para o IBGE para a garantia de sigilo.
DESENVOLVIMENTO
PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção, da renda, consumo e da acumulação. É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Representa todas as riquezas produzidas, independentemente do destino desta renda. O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração é simplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país.
Produto Interno Bruto
O produto interno bruto (PIB) é um indicador econômico que é amplamente utilizado medir a riqueza criada num país e num determinado ano. É definido como o valor total da produção nacional de bens e serviços em um determinado país durante um ano dado pelo agente que residem no país. É também a medida do rendimento da produção de um determinado país. É chamada às vezes a produção econômica anual ou apenas de saída. O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
 PIB Nominal
PIB Nominal é o valor dos bens e serviços medidos a preços correntes. Seu valor é apurado a partir da variação da produção real de setores multiplicados pelo índice de preços apurados para esse setor.
PIB Real
PIB Real é o valor dos bens e serviços medidos a preços constantes. É uma medida mais perfeita do bem-estar econômico, pois leva em conta a produção total de bens e serviços sem a influência da variação nos preços.
PIB
PIB é uma medida do valor dos bens e serviços que o país produz num período, na agropecuária, indústria e serviços.
	O PIB tem o objetivo de medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Quanto mais se produz, mais esta consumindo, investindo e vendendo.
	O aumento do índice de desenvolvimento humano esta ligado ao aumento do PIB per Capita, sendo que o crescimento é conjunto.
	O PIB é calculado da seguinte forma: Riqueza que é a soma de tudo que é produzido no país; Demanda que é a soma de tudo que é comprado; e por ultimo a renda que é a soma de todas as remunerações.
	Neste calculo entram os bens e produtos finais, os serviços, investimentos e gastos do governo. Mas não entram bens intermediários, serviços não remunerados, bens já existentes e as atividades informais e ilegais.
PIB Alto
Com o crescimento do PIB, alguns fatores tende a seguir o mesmo crescimento. A economia cresce mais dinheiro fica disponível, maior é renda per capita, aumenta o consumo. Empresas crescem e passam a contratar mais funcionários e com isso o número de empregados, aumenta a competitividade e ajuda a controlar a inflação. 
PIB Alto Prejudica o Crescimento
 Infraestrutura Ruim
O Brasil produz, mas paga caro para vender e perde competitividade por conta de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos despreparados ou insuficientes.
 Instabilidade
Mudanças freqüentes na política e na economia geram instabilidade e desconfiança por parte das empresas, que passam a investir menos.
Inflação
A alta constante de preços atrapalha o planejamento das empresas e do governo, além de reduzir o poder de compra.
Carga Tributária
Impostos altos e complexos prejudicam o crescimento das empresas.
Burocracia
As muitas etapas burocráticas a cumprir para produzir, contratar e vender são entraves ao crescimento das empresas.
Juros
Juros elevados torna-se mais caro investir e, assim, reduzem o potencial de produção do país.
Baixa Escolaridade
O Brasil ainda sofre com falta de mão de obra qualificada, o que diminui a produtividade do trabalho no país.
Influência do PIB na Economia
O PIB está inteiramente ligado à economia, sendo que um depende do outro para chegar aos seus resultados finais, uma vez que ele é a soma dos bens e serviços finais produzidos em uma determinada região, sejam países, estados e cidades, ele sofrerá influencia de como foi a economia naquela região, por outro lado ele também influenciará a economia da região no próximo período com suas altas e baixas.
O PIB afeta todo o sistema econômico como uma cascata, do mais alto escalão até o simples trabalhador, com a baixa do PIB é nítido os problemas advindos com ela, assim também com a alta podemos sentir os benefícios que ela traz; é fato que o PIB influencia diretamente na economia, e podemos destacar alguns pontos a começar pela renda per capita que está diretamente ligada ao consumo, quanto maior for o PIB maior será a renda, que vai gerar um maior consumo e giro de mercadorias.
De acordo com alta e baixa do PIB a indústria em geral é afetada, seja de forma negativa ou positiva, mas o impacto maior vem com a baixa começando pela falta de investimento, pois obviamente é ilógico investir em algo não lucrativo; sem dúvida a indústria é um dos setores mais afetados com a queda do PIB, mas como todo grande órgão tem seu escape para tentar evitar a crise, a indústria não fica para trás investindo na diminuição de custos e gastos, como consequência afetando outro setor, o operacional formado por trabalhadores.
Tudo está interligado, quando falamos de diminuição de custos e gastos o principal meio é a demissão, gerando desemprego; os problemas que acompanham o desempregosão graves, não só para o trabalhador, mas para todo sistema econômico que conta com a contribuição do mesmo. Com o desemprego ocorre um aumento significativo em relação aos gastos, gerando assim dívidas, o crédito diminui e com isso vem a redução do consumo, a diminuição da qualidade de vida, dentre muitos outros fatores que afetam diretamente a economia.
Enfim, é fato que o PIB influencia de forma direta na economia, tanto negativa quanto positivamente. Desta forma pode-se dizer que a expansão de economia é produto basicamente das variáveis que compõe o valor final do PIB. 
Conclusão
 Portanto, através de estudos e dados fornecido pelo trabalho, é de suma importância enfatizar um conceito geral do tema trabalhado, facilitando o entendimento a respeito do assunto. PIB nada mais é do que a soma do fluxo de capital gerado em uma determinada região, fornecendo assim uma base de quanto cresceu economicamente um país, além disso, esse fator propõe os riscos de crise, caso não se tenha atingido uma média de crescimento. Destaque como um dos índices mais fundamentais, desde quando seu principal papel é a análise da economia de certa área, podendo variar de localidade.
REFERÊNCIAS
MAMBRINI, Veronica. Emprego, salário, dívidas: entenda como o PIB afeta sua vida. In: Uol.com. 29 de Agosto de 2014. Disponível em <http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/08/29/emprego-salario-dividas-entenda-como-o-pib-afeta-sua-vida.htm> Acesso em 25 de Setembro de 2015.
PENA, Rodolfo F. Alves. “PIB”; Brasil Escola. Junho de 2015. Disponível em <http://www.brasilescola.com/economia/pib.htm> Acesso em 27 de Setembro de 2015.
DE, São Paulo. Entenda o que é o PIB e como é feito o cálculo. In: Folha.uol.com. 28 de Agosto de 2015. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/08/1674315-entenda-o-que-e-o-pib-e-como-e-feito-o-calculo.shtml> Acesso em 29 de Setembro de 2015.
�
�PAGE �
�PAGE \* MERGEFORMAT�2�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes