Buscar

DIREITO PENAL IV - caso concreto semana 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL IV - CCJ0034
Título
SEMANA 7
Descrição
CASO CONCRETO
Leia o caso concreto apresentado abaixo e responda às questões formuladas:
Acusado de matar a pauladas por causa de uma tábua de carne vai a júri na terça-feira
28/7 por BEA — publicado em 27/07/2015 17:35, disponível em:
http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2015.
O Tribunal do Júri do Gama vai julgar na próxima terça-feira, 28/7, Cícero Rodrigues dos Santos, acusado de matar Ismael Rodrigues da Silva. A sessão de julgamento está prevista para começar às 8h30. Segundo a sentença de pronúncia, o motivo do crime teria sido a insatisfação do acusado com a atitude da vítima de cobrar-lhe a devolução de uma tábua de cortar carne.
1. Qual a correta tipificação da conduta de Cícero? Incidem sobre a conduta os institutos repressores da lei de crimes hediondos?
RESPOSTA – O delito cometido por Cícero é o de homicídio qualificado por motivo fútil, art. 121, §2° inciso II do CP, visto que a causa do homicídio foi pela insatisfação do agente ao ser cobrado pela vítima a devolver uma tábua de cortar carne.
O crime de homicídio doloso qualificado pelo motivo fútil, praticado por Cicero, é considerado crime hediondo pelo art. 1 inciso I, parte final, da Lei 8072/90, sendo assim incidira sobre a conduta os institutos repressores da lei de crimes hediondos.
2. Caso o motivo do crime tivesse sido o domínio da violenta emoção logo em seguida à injusta provocação da vítima, ainda que praticado mediante pauladas, a resposta seria a mesma?
RESPOSTA – Nesse caso, não teríamos a mesma resposta. Estaríamos diante do delido de homicídio privilegiado-qualificado, sendo privilegiado por ser em resposta a injusta provocação da vítima e qualificado pelo ataque do agente pelas costas impossibilitando a defesa da vítima. É possível essa conciliação devido à condição privilegiada ser de caráter subjetivo e a condição qualificadora ser de caráter objetivo, tornando compatível, segundo a doutrina, a ocorrência do delito de homicídio privilegiado-qualificado o qual tem sua hediondez afastada.
3. Uma vez condenado, qual o prazo mínimo de cumprimento de pena para fins de progressão de regimes?
RESPOSTA – Visto que o crime tem sua correta tipificação como homicídio qualificado, e por isso é um delito hediondo, o art. 2 §2° da Lei 8072/90 traz a progressão de regime com o período de 2/5 da pena, se o apenado for primário, e de 3/5, se reincidente.
Questão objetiva.
Sobre crimes hediondos analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
1. Os delitos de extorsão qualificado pela restrição de liberdade da vítima com resultado morte (art.158, §3º, CP) e extorsão mediante sequestro (art.159, CP) são tipificados como delitos hediondos. (Errado – o delito do art. 158, §3° não é hediondo, mais sim, o do art. 158 §2°)
2. Com o advento da Lei n.12015/2009, a figura típica prevista no art.214, CP (atentado violento ao pudor) foi revogada, sem, contudo, ter ocorrido abolitio criminis, mas, apenas, a denominada continuidade normativa. (Correto – a conduta do art. 214 foi absorvida pelo art. 213 do CP)
3. O delito de latrocínio, configura-se como delito hediondo, entretanto, não admite tentativa. (Errado – permite tentativa)
4. O delito de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável somente é considerado delito hediondo se a vítima for menor de 14 anos. (Errado - nenhum dos delitos mencionados no rol dos crimes hediondos no art. 1 da Lei 8072/90 ou mencionados como equiparados pela Constituição)
1. As assertivas I, II e III estão incorretas.
2. As assertivas I, II e IV estão incorretas. RESPOSTA NÚMERO 2
3. As assertivas I e IV estão incorretas.
4. As assertivas II e IV estão incorretas.
5. As assertivas I, III e IV estão incorretas.

Outros materiais