Buscar

D. EMPRESARIAL I - caso concreto semana 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL CCJ0026 
Título SEMANA 1 
Descrição APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA CASO CONCRETO
Caso Concreto: O novo código civil trouxe várias inovações no que diz respeito ao Direito Empresarial e seus princípios. Uma das principais alterações se refere à substituição de conceitos adotados anteriormente pela teoria dos ?atos de comércio? que passam a ser regulados agora pela teoria ?da empresa? instituída na Itália. Nesse sentido, com fulcro no novo Código Civil, defina e diferencie ?empresa? de ?empresário?, trazendo as características de cada um. 
RESPOSTA: 
A luz da teoria da empresa o código civil de 2002 traz em seu artigo 966 o conceito de empresário como a pessoa quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços. Sujeito de direito que explora a atividade-econômica e tem como característica: a impessoalidade na atividade direita do empreendimento (economicamente organizada), a produção, a circulação de bens e serviços sendo importantíssimo observar as exceções do parágrafo único quanto às profissões de caráter intelectual, artístico, literário ou científico salvo se constituir elementos de empresa. 
Quanto ao conceito jurídico de empresa, sob a ótica da teoria subjetiva moderna ou teoria da empresa, temos o exercício das atividades do empresário com finalidade lucrativa. Para Fábio Ulhoa Coelho, empresa é a atividade econômica organizada de produção ou circulação de bens ou serviços e, sendo uma atividade, a empresa não tem natureza jurídica de sujeito de direito nem de coisa, segundo esse mesmo autor, os requisitos elementares a qualquer empresa são: capital, matéria-prima, trabalho e tecnologia.
Questão Objetiva:
Cláudio e Roberto, artistas plásticos, INSCRITOS no CNPJ, prestam serviços de restauração de obras de arte nas praças localizadas nas proximidades de seu bairro, cobrando quantias irrisórias pelos serviços prestados aos moradores da região. Esta sociedade não possui elemento de empresa, embora estes serviços sejam cobrados e os sócios, apesar de lucrarem muito pouco, vivem dos valores cobrados por suas restaurações.  A atividade desenvolvida por eles, constitui, de acordo com o Código Civil:
a)    Uma atividade empresária.
b)    Uma sociedade simples. RESPOSTA LETRA B – Observado o § único do art. 966 do CC (profissão artística) e o caráter de pessoalidade dos sócios.
c)    Uma sociedade personificada simples.
d)    Uma sociedade civil.
e)    Uma associação.

Outros materiais