Buscar

Respostas do HDB_CC1

Prévia do material em texto

ESTÁCIO DE SÁ
Aluna: Mônica de Oliveira Marques		1º período de Direito	
Turno: Manhã			Campus: Nova América
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105 - Respostas ao Caso Concreto 1
 Título Introdução à disciplina História do Direito No Brasil
 Descrição
Flávio defende a tese Civil Law por que pra ele um sistema de direito se basea na vontade de quem faz a lei(legislador), podendo até prever situações futuras mas caberia somente o juiz aplicar as regras. O que significa que as principais fontes adotadas para a resolução de conflitos é basicamente a Lei. Interpretações são secundárias.
Já Aline entende que só diante do caso concreto é possível construir regras e estabelecendo que cada caso tem suas particularidades, favorecendo a tese Common Law. Adotando assim que cada caso é um caso. A Jurisprudência vem em primeiro lugar. 
Trata-se de um sistema que tem como fonte a produção jurídica desenvolvida na Roma antiga e da sistematização científica oriunda do pensamento alemão do século IX. Esse sistema tem como principal fonte de direito a norma geral, ou seja, leis escritas e impostas por um poder estatal competente(legislativo).
Aqui no Brasil, a estrutura jurídica oficial é a Civil Law, seguindo a vontade de quem a escreveu. Mas este texto também pode ser interpretado, alem disso, quando a lei ainda não aborda um assunto, a jurisprudência (Common Law) é muito recorrida. Havendo uma crescente atividade de poder judiciário no sentido de interpretação e complementação do trabalho desenvolvido pelo poder legislativo.
Resolva a questão objetiva 1 do capítulo 1 de seu Livro Didático.
Resposta : c)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes