Buscar

ENSINO DE MATEMÁTICA NA ED INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tendencia formalista clássica(escola tradicional): *uso excessivo de livros didáticos e da lousa; *a aprendizagem do aluno era passiva e consistia na memorização, o papel do aluno era de copiar,desenvolver, e repetir.
tendência empírico – ativista(escola nova): *o currículo é feito a partir dos interesses dos alunos, o professor deixa de ser o elemento fundamental de ensino e passa a ser orientador, o método de ensino é desenvolvido em aprendizagens coletivas.
tendência formalista moderna(matemática moderna): *ensino autoritário,professor que expõe rigorosamente tudo no quadro,continua sendo passivo tendo que reproduzir a linguagem e os raciocínios lógico ditados pelo professor.
tendência tecnicista: priorizam objetivos que se restringem a treino. Enfatiza a matemática pelas fórmulas, uso correto de símbolos, com precisão e rigor, não pretendem formar indivíduos críticos.
tendência construtivista: surgiu a partir dos estudos de Piaget (espitemologia genética), proporciona ao aluno a capacidade da construção do conhecimento lógico matemático, recorrendo ao uso de material. O papel do aluno consiste em ver,manipular o que vê,produzir o resultado da sua ação.
tendência socioetnocultural: valoriza o saber trazido pelo aluno e sua capacidade de construir conhecimento baseado em sua realidade. Movimento etnomatemática (matemática não sistematizada, matemática oral,informal,espontânea,oculta ou congelada),aplicada por grupos culturais. ETNOMATEMÁTICA: arte ou técnica de explicar de conhecer e entender diversos contextos naturais.
*a criança na edu.Infantil precisa alfabetizar –se matematicamente,sendo respeitada em sua forma de pensar,comunicar e registrar o pensamento,respeitar a sua fase de desenvolvimento cognitivo.
*a matemática é interpretar,criar significado,desenvolver raciocínio lógico e a construção de estratégicas próprias de cálculo.
desenvolver matem. Na ed. Infantil: privilegiar a exploração de variedade de noções de matemática que contribuam para q os alunos dessa faixa etária construam e desenvolvam o conhecimento matemático,sem perder o prazer e a curiosidade.
questões pscicológicas: Piaget (importância ativa dos alunos na resolução de problemas) aprimorada por Vergnaud (fundamental a análise dos conceitos matemáticos,das situações q dão significado ao conceito e formas utilizadas em sua representação. É possível a pessoa ter noção de matemática sem ter ido a escola.
questões sociológicas: relacionamento em termos de satisfação entre aluno e professor, controle de disciplina,relações em sala de aula. Necessidade de considerar o contrato didático.
ALIENANTE: todo projeto educacional que não considera o ambiente cultural em que vivem os alunos.
novo papel do professor:*consideração pscicológica: o prof não pode mais reproduzir os modelos educacionais q ele próprio vivenciou como aluno. Tem o papel de levar ao aluno reconstruir modelos matemáticos que ele compreenda em outra situações.* consideração sociológica: representação social,maneiras de interagir com os alunos. * consideração epistemológica: engajar o professor num processo de reavaliação do que importa incluir no currículo.
DESENV.COGNITIVO(PIAGET): *ESQUEMA: estruturas mentais pelas quais os sujeitos intelectualmente se adaptam e organizam ao meio, muda e se adapta continuamente.processo responsável pela mudança é acomodação e assimilação.
*ASSIMILAÇÃO: processo cognitivo de colocar novos eventos em esquemas q o sujeito já possuiu. Amplia os seus esquemas.responsável pelo crescimento (mudança quantitativa)
*ACOMODAÇÃO: criação de novos esquemas ou a modificação de esquemas já existentes, ocasionando uma mudança na estrutura cognitiva do sujeito. Responsável pelo desenvolvimento (mudança qualitativa).
*EQUILIBRAÇÃO: é um mecanismo auto regulador,necessário assegurar uma eficiente interação do sujeito com o meio.
conhecimento físico: a criança obtem informações dos objetos (cor, forma,som, tamanho).
conhecimento social: conhecimento obtido pelas convenções estabelecidas por grupos sociais ou culturais, regras, leis, valores, linguagem.
conhecimento lógico matemático: contruído a partir do pensar, sobre as experiências com objetos e eventos.
INTELIGENCIA SOCIO MOTORA DE 0 a 2 anos: comportamento da criança é motor, a criança vê o mundo como caótico, a medida q o objeto desaparece diante dos seus olhos, no final desse estagio consegue tem noção de tempo e espaço.
PENSAMENTO PRÉ OPERACIONAL 2 a 7 anos: apresenta desenvolvimento da linguagem e outra formas de representação. . da linguagem depende do desenv. Da sua inteligência.Mas o desenv Raciocínio é pré logico.
egocentrismo: a criança não consegue assumir o papel ou ponto de vista do outro, acha que todos pensam como ela.
raciocínio transformacional: não tem consciência das relações entre eventos.
centração: a criança centra em aspectos limitados de um evento.
reversibilidade: a criança consegue seguir a linha de raciocínio de volta ao ponto de partida.
conservação: quantidade de uma matéria continua a mesma independente de qualquer mudança em uma dimensão irrelevante.
Classificação: formação de agrupamentos cujos elementos possuem uma ou mais características comuns. Ex: arrumar faqueiro (faca com faca, colher com colher. Etc)
seriação: é a ordenação dos elementos de um conjunto. Ex: organizar os alunos de uma sala por tamanho (fila).
as atividades de classificação e seriação na ed. Infantil induzem as crianças a observação de características q individualizam os objetos e as pessoas. A criança na ed. Infantil é capaz de raciocinar sobre o concreto.
ativ classificação: formação de pares, tácteis (a criança forma pares de acordo com sua textura), auditivo (identificar sons diferentes), olfativo (sem olhar, contato com diferentes odores), jogos de memorias e blocos lógicos.
ativ. Seriação: material montessoriano , comprimento e altura, largura, volume, encaixe de peças.
ORDEM: colocar e organizar o objeto em uma inclusão hierárquica. (dentro de um conjunto existe os números menores).
* é somente perto dos 7 anos q a estrutura de numero está suficiente desenvolvida para q a criança compreenda que os números consecutivos são formados pelo acréscimo constante da unidade.
CENTRALIZAÇÃO: fixam se nas características visualmente mais notáveis das substancias e não considerar outras dimensões.
CONSERVAÇÃO: entendimento de que a quantidade ou medida de uma substancia permanece a mesma inclusive quando a mudanças externas em sua forma ou arranjo. Ex: coelho sai da toca, pique altinha
1ºCriação de todos os tipos de relações: encorajar as crianças estar atentas e colocar todos os tipos de objetos. Ex: a ordenação. 2º quantificação dos objetos: encorajar a pensar sobre números e quantidades, quantificar o objeto logicamente e comparar conjuntos, fazer conjuntos com objetos móveis. 3º interação social com colegas e prof: trocar ideias, imaginar como a criança esta pensando.
*situação: tudo aquilo que em envolve matemática na educação infantil. Ex: ativ. Brincandeiras e desenhos.
ativ.permanentes: situações propostas de maneira sistemática e regular. Ex: calendário, roda de conversa.
sequencias de ativ.: séries de ações planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem especifica. Ex: coleção de pequenos objetos.
projetos: ativ. Articuladas em torno da obtenção de um produto final, visível e compartilhado com as crianças. Ex: festa junina, maquete.
observação, registro e avaliação: é feita a partir do esforço do professor em observar e compreender os q as crianças fazem.
função do prof. Ao avaliar: mapear e controlar o q cada criança pensa sobre os conceitos matemáticos de maneira a orienta – las.
linguagem do ensino da matemática: comunicar ideias matemáticas, hipóteses e processor utilizados.
conteúdo: 0 a 3 anos: experimentando o mundo a sua volta (aqui precisa da importância ao concreto)
conteúdos: contagem oral, nocoes de quantidade,tempo.
característica e possibilidades: EMPILHAR, TRANSVASAR E ENCAIXAR.
conteúdo : 4 a 6 anos:blocos de conteúdos, devem ser trabalhadas de maneira interdisciplinar e integrada.
numero e sistema de numeração: voltado a memorização de quantidades, medições, contagem. 
grandezas e medidas: exploração de diferentes procedimentos.
espaço e forma: contemplar a explicitaçao e representação biodimensional e tridimenscional.
 que caracteriza o período pré-escolar? Trata-se de um período com características bem demarcadas no processo de desenvolvimento e que Piaget chamou de pré-operatório. Este período localiza-se entre o sensório-motor e o operatório concreto." 
=

Outros materiais