Buscar

Ludicidade e Desenvolvimento Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ludicidade: ato de brincar, jogar e ao movimento espontâneo.(faz parte do maior tempo vivido pela criança). Pq brincar? É uma competência social e cultural.
FASES DE PIAGET: Jogo do exercício(aparecem no primeiro período do desenvolvimento da criança, isto é, no período da atividade sensório-motoraEx: encaixe de peças,colocar obj.dentro do outro)/Jogo simbólico (é a fase em que a criança começa a representar, a simbolizar alguma atividade da vida real)EX: brincar de faz de conta,a criança finge que é a mãe,fazendo compras./Jogo de regra(o símbolo substitui o simples exercício, a regra substituíra o símbolo e enquadrará o exercício no momento em que se constituem,de forma incipiente, certas relações sociais. EX: jogo da memória, corridas,bolinhas de gude,xadrez).
Autor que faz analogia entre o jogo e a música: Huizinga
plasticidade: capacidade em que o individuo tem de se adaptaras necessidades e relações impostas no seu cotidiano. Plasticidade cognitiva: analisar, compreender, identificar.
SURGE A BRINCADEIRA: qdo a humanidade entende q existe fases no desenv. Do ser humano que é a infância, vida adulta.
QDO SURGE O JOGO E A BRINCADEIRA NA HIST DA HUMANIDADE? Desde q o homem é homem pq ele é mamífero,o homem é reconhecido qdo a sociedade compreende q a infância é uma fase do desenv. Do ser humano q tem caract. Peculiares diferentes do adulto. A brincadeira p/criança e o trabalho p/o adulto.
FRIEDRICH FROEBEL: A brincadeira é a ativ espiritual mais pura do homem neste estágio,típica da vida humana enquanto um todo.MARIA MONTESSORI: Tem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança.JOHAN HUIZINGA: ativ ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e de espaço.

Outros materiais