Buscar

Conteúdo Metodologia e Prática do Ensino nas Creches e Educação Infantil - Aula 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
O perfil do educador e da educadora de educação infantil
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL  
 ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Rio de Janeiro, de agosto de 2011
 
Não traçar um perfil
 limitado e rígido
 A questão de gênero
não é um dado resolvido pelas características biológicas de cada um, mas construído por meio de práticas sociais masculinizantes ou feminilizantes, de acordo com as diferentes concepções presentes em cada sociedade
*
*
Os Referencias para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente (2009) inserem como tema geral alguns itens necessários para um professor de educação infantil: 
Conhecer as diferentes concepções relativas à educação infantil;
Reconhecer as funções do “cuidar” e do “brincar” para o desenvolvimento das crianças e da educação infantil;
Reconhecer o papel do lúdico no desenvolvimento infantil;
Identificar estratégias, abordagens e atividades adequadas para o estágio de desenvolvimento dos alunos da educação infantil;
*
*
	
Identificar estratégias, abordagens e atividades
adequadas para alcançar determinados objetivos de aprendizagem na educação infantil;
Identificar rotinas pedagógicas adequadas ao estágio de desenvolvimento dos alunos da educação infantil;
Identificar formas adequadas de organização do espaço pedagógico de acordo com os objetivos de aprendizagem de alunos da educação infantil;
Identificar formas adequadas de utilização de recursos didáticos diversos, de acordo com os objetivos de aprendizagem de alunos da educação infantil.
Características Pessoais
O bom humor e a boa disposição - pois as crianças são ativas e rápidas, necessitam de educadores/as com essas características.
 Paciência e afetividade - atuar como mediador/a entre a criança, as suas emoções e o seu ambiente, isso significa ser capaz de interpretar e compreender o que uma criança está sentindo, envolve o conhecimento de muitas emoções. E de suas próprias emoções.
 Organização e planejamento - é saber organizar o espaço e o tempo de modo a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. 
*
*
Ser autoridade sem ser autoritário - é a respeito da construção dos limites considerando as diferentes faixas etárias e a construção de regras coletivas. É importante levar as crianças a participar do processo de tomada de decisão, significa leva-las a fazer uso frequente da palavra e articular ideias de maneira lógica e clara. 
Pesquisador de seus alunos - Um aspecto facilitador é o fato de poder dialogar com a família procurando saber o que acontece em casa, fazendo relações com o que acontece nos espaços educativos.
Observador de crianças – acompanhar, fazendo registros dos comportamentos infantis, principalmente, nos momentos da brincadeira livre e da relação criança-criança. 
*
*
Formação Continuada - Um professor que está sempre em contato com novos conhecimentos de sua área, será capaz de fazer reflexões que possibilitarão o aprimoramento constante. Permitindo o aumento de sua motivação.
Valorizar a brincadeira – Perceber as atividades lúdicas como fonte de aprendizagem e desenvolvimento, articulando e integrando conhecimentos, de forma prazerosa.
Critérios Importantes:
Na organização das atividades dos meninos e meninas que frequentam a escola infantil deve-se considerar as condições especificas dos diversos ambientes.
A divisão da jornada de trabalho, ou seja, o tempo das atividades
Materiais e recursos que dispõem cada escola
A distribuição e o agrupamento das crianças
O Ministério da Educação recomenda:
Idade / Crianças por professor
4 meses a 1 ano e 2 meses – 5 a 6
1 ano e 3 meses a 1 ano e 8 meses – 6 a 8
1 ano e 9 meses a 2 anos e 6 meses - 8 a 11
2 anos e 7 meses a 3 anos e 6 meses – 12 a 15
3 anos e 7 meses a 6 anos e 11 meses – 16 a 25
FONTE: Ministério da Educação e desporto. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília, COEDI/MEC, 1995
12 PROPOSIÇÕES PARA UMA E.I. CIDADÃ
Observar as atividades das crianças com o intuito de melhor conhecer quem são elas, como fazem e por que fazem desta ou daquela maneira. È preciso que os professores aprendam com as crianças quem são elas e como elas são.
Deem vez e voz às crianças no dia-a-dia das creches e pré-escolas. “”cala boca ainda não morreu” . Os professores devem aprender a escutar o que as crianças têm a dizer e a fazer.
Admitir que as crianças são capazes. Os professores precisam partir do que suas crianças sabem, conhecem e fazem, acreditando nelas e possibilitando a ampliação dos seus conhecimentos.
Permitir que as crianças escolham suas atividades e brincadeiras. Para que haja escolha é preciso que o espaço e os materiais e sua arrumação na instituição sejam preparados dando opção de escolha. Escolha significa optar por uma e rejeitar outras. O planejamento deve prever situações de livre escolha.
*
*
Favorecer o relacionamento das crianças de idades variadas, sem a interferência dos adultos. Professor de educação infantil não é um interventor, mas um orientador. Usa mais a negociação – troca de ponto de vista – do que a imposição.
Reconhecer a brincadeira como direito. O brincar é o caminho da aprendizagem na infância.
Liberar os sentimentos, sem nunca proibi-los. É preciso que professores e crianças aprendam juntos a perceber e a respeitar os sentimentos dos outros.
Favorecer o contato das crianças com a natureza e outros espaços da comunidade. A sala de aula não é sempre o melhor, nem o espaço mais adequado para o desenvolvimento das atividades ou projetos de turma.
Respeitar o tempo das crianças em cada atividade. Considerar o interesse e a necessidade de planejar cada ação, ou sugestão dada pelas crianças, ou aquelas que surgem inesperadamente.
*
*
Valorizar as produções das crianças. Desenhos, pinturas, maquetes, esculturas, registros escritos, fotografias devem constituir os adereços e os adornos do espaço físico, expressando o trabalho que está sendo desenvolvido. 
Achar a medida certa. Esta é tarefa importante para os professores de educação infantil. Nem adultizar, nem infantilizar as crianças. Entende-las com características próprias diferentes entre si.
*
*
As propostas de educação infantil devem ser concebidas de maneira que deem às crianças acesso à cultura, nas suas diferentes manifestações, e que compreendam que as crianças também são produtoras de cultura. 
O educador para conseguir tal êxito deverá entrar em contato com sua criatividade artística e com o seu humor.
 O que permitirá que eleve-se a sentidos sem aparentes significados imediatos ou fins previamente estabelecidos.
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais