Buscar

Conteúdo Metodologia e Prática do Ensino nas Creches e Educação Infantil - Aula 07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A organização do Tempo e o Espaço na Educação Infantil 
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL  
 ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequencia básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades.
É importante que o educador observe que as crianças brincam, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem ficar, o que lhes chama mais atenção, em que momentos do dia estão mais tranquilos ou mais agitados.
Pontos Importantes:
O cotidiano de uma escola de educação infantil não deve parecer monótono e desinteressante para as crianças. Na verdade esse cotidiano deve se transformar em uma aspecto necessário para elas. 
 As crianças devem sentir falta de estar na escola e se sentirem dispostas a criar e inventar participando das atividades propostas durante o dia. 
 As crianças menores não serão as mesmas oferecidas as maiores. Os desafios se modificam e exigem novos elementos. Inclusive a organização das salas não podem ser as mesmas.
 Cores da parede, altura dos murais, tamanho dos móveis e a disposição são apenas alguns dos aspectos fundamentais que envolvem tal tarefa. 
*
*
a sala deve ser uma ambiente especialmente criado para proporcionar experiências variadas.
o mobiliário deve ser adequado as necessidades das crianças criando possibilidades de independência e autonomia, responsabilidade e uso do bem comum.
 fatores como: número de crianças, faixa-etária e características do grupo são pontos fundamentais de atenção na organização do espaço.
 os ambientes infantis devem promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidade para movimentos corporais, estimulação dos sentidos, sensação de segurança, confiança, oportunidade para contato social e privacidade;
 valorizar o uso do espaço interno e externo das creches e dos centros de educação infantil
*
*
a importância de estabelecer normas que regem a estrutura e funcionamento das creches e centro de educação infantil para garantir a rotina e a organização;
 a importância de oferecer um planejamento com os horário de todas as atividades, inclusive entrada e saída das crianças;
 a importância de organizar uma rotina que garanta estabilidade e segurança para as crianças, a equipe e seus familiares;
 a valorização de oferecer durante o dia atividades mais agitadas e mais calmas, sempre com flexibilidade para dar a criança o direito de escolha;
 a garantia de um planejamento com atividades livres e dirigidas.
*
*
MURAIS: 
*
*
*
*
*
*
Paredes:
*
*
Altura dos Móveis:
*
*
Sexismo: brincadeira de menino e de menina?
*
*
Altura das Prateleiras:
*
*
Projetos Pedagógicos – material reciclado
*
*
Canto da Cozinha:
*
*
Canto do Camarim e da Leitura
*
*
Direito a fazer bagunça:
*
*
Hora de lembrar dos combinados:
*
*
A rotina:
Rotinas conferem à criança um ponto de referência indispensável para seu desenvolvimento. 
Essa maneira de sentir e entender a sucessão temporal é reforçada associando-se cada um dos espaços ou cenários da escola a um determinado momento do dia.
A criança entende que é o momento da refeição, porque nos dirigimos ao refeitório ou que é o momento dos jogos porque vamos para o pátio.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais