Buscar

Conteúdo Metodologia e Prática do Ensino nas Creches e Educação Infantil - Aula - Revisão AV 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
REVISÃO AV-2
CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL  
 ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Revisão para AV-2
Os caminhos para a elaboração de uma proposta pedagógica e as múltiplas linguagens
A organização do Tempo e o Espaço na Educação Infantil
Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil?
Os Instrumentos de Trabalho do Educador/ora de Educação Infantil
Projeto Político Pedagógico Aproximação com a Família e a Comunidade
*
*
Um projeto de qualidade deverá oferecer uma gama de propostas e possibilidades, em conexão com a sociedade e com as formas próprias de expressão infantil.
 È importante compreender que as crianças constroem e reinventam continuamente e que estão aptas a explorar, fazer descobertas, mudar seus pontos de vista.
 Geralmente, as crianças ficam pouco tempo concentradas em uma mesma atividade paradas, sem sair do lugar. Elas necessitam correr, pular subir e expressar sua emoções pelo movimento.
Projetos Pedagógicos
*
*
As diferentes linguagens:
motricidade
linguagem oral
linguagem escrita
linguagem plástica
linguagem musical
*
*
Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequencia básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades.
É importante que o educador observe que as crianças brincam, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem ficar, o que lhes chama mais atenção, em que momentos do dia estão mais tranquilos ou mais agitados.
Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço-tempo tenha significado.
A organização do Tempo e o Espaço na Educação Infantil 
*
*
O cotidiano de uma escola de educação infantil não deve parecer monótono e desinteressante para as crianças. Na verdade esse cotidiano deve se transformar em uma aspecto necessário para elas. 
 As crianças devem sentir falta de estar na escola e se sentirem dispostas a criar e inventar participando das atividades propostas durante o dia. 
 As crianças menores não serão as mesmas oferecidas as maiores. Os desafios se modificam e exigem novos elementos. Inclusive a organização das salas não podem ser as mesmas.
 Cores da parede, altura dos murais, tamanho dos móveis e a disposição são apenas alguns dos aspectos fundamentais que envolvem tal tarefa. 
PONTOS IMPORTANTES:
*
*
Rotinas conferem à criança um ponto de referência indispensável para seu desenvolvimento. 
Essa maneira de sentir e entender a sucessão temporal é reforçada associando-se cada um dos espaços ou cenários da escola a um determinado momento do dia.
A criança entende que é o momento da refeição, porque nos dirigimos ao refeitório ou que é o momento dos jogos porque vamos para o pátio.
ROTINA
*
*
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Magda Soares (1998)
Diferença entre alfabetizar e letrar
*
*
Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” (Lei 9394/96, artigo 31).
Como avaliar as crianças na Educação Infantil? 
*
*
O período de entrada na creche: adaptação, acolhimento
A anamnese, a entrevista inicial
A observação
O diário
O planejamento 
A roda de conversa 
Os Instrumentos de Trabalho do Educador/ora de Educação Infantil
*
*
O projeto politico pedagógico é um documento que deve conter todos os aspectos que envolvam a organização de uma instituição de educação infantil de qualidade e deve favorecer a integração da família e de toda a comunidade que esteja envolvida na condução do processo de educar as crianças que frequentam a instituição.
Projeto Político Pedagógico Aproximação com a Família e a Comunidade
*
*
Deve ser proposto dentro de uma gestão democrática e participativa que inclua as famílias e toda a equipe durante sua elaboração. Portanto, sua construção deve ser realizada contando com todos os membros da equipe, a participação das famílias e de toda a comunidade escolar.
*
*
www.mensagenscomamor.com/homenagem_a_crianca_dia_da_crianca.htm
Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade, há uma deliciosa criatura chamada criança. Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama. Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para...
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais